Dos pratos regionais feitos com esse farinha, o cuscuz, é um dos, que evidencia bem essa versatilidade. Ele pode ser servido, tanto na forma tradicional; pela manhã, no lanche, à noite, sempre acompanhado de um bom café; ou como uma sobremesa super envolvente, coberto com leite condensado... Hummmm, capaz de conquistar o paladar apurado, de um nordestino, e as papilas gustativas, de uma paulista, que ama os sabores da nossa Bahia: são dois amores que eu tenho em casa.
A receita? mais simples, não poderia ser.
Ingredientes
3 xícaras (chá) de farinha de tapioca em flocos
300 ml de água
1 coco seco
2 xícaras (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (cafezinho) rasa de sal
Quanto baste de bagaço de coco
1 lata de leite condensado (opcional)
Preparo
Descasque o coco, corte em tiras finas e liquidifique, juntamente com a água. Depois de bem triturado, passe a mistura por uma peneira fina, ou por um pano limpo (eu gosto de usar duas toucas descartáveis, limpas, claro!!) espremendo bem o coco, para retirar o leite. Reserve. Coloque em um bowl a farinha de tapioca, o açúcar e o sal. Adicione o leite, o leite de coco, um pouco do bagaço de coco e misture com uma espátula, para deixar a massa bem homogênea. Passe essa mistura para uma vasilha e leva ao refrigerador, para descansar, por aproximadamente, duas horas. Sirva decorado com bagaço de coco.
Se preferir dar uma cara de sobremesa charmosa, ao doce, coloque a mistura em pequenas taças, ou potinhos individuais e, só então, leve ao refrigerador. Sirva regado com leite condensado.
2 comentários:
Esse até eu consigo fazer!
Deixe disso, q vc é uma garota prendada, Flavi!! Tava sentindo sua falta por aqui!! Bjo minha linda!!
Postar um comentário