sábado, 13 de junho de 2015

Salada de grão de bico





Faz tempo que eu aprecio o sabor do grão de bico porem, sempre que eu tentei introduzí-lo em nossa alimentação, não obtive sucesso. Por isso eu conto nos dedos as vezes em que eu coloquei essa leguminosa na mesa aqui de casa. Ainda assim, meio sorrateiramente, continuo dando minhas investidas em algumas preparações com ela. Dessa vez eu apostei nessa saladinha que, apesar de simples, conseguiu arrancar alguns elogios do maridinho, o que pra mim, já é uma conquista né não?

Aqui eu lancei mão do chimichumi, um tempero bastante usado na Argentina e Uruguai, principalmente para o preparo de churrascos, elaborado com várias especiarias como tomilho, coentro, alho, orégano... que eu fiquei super fã, depois que comprei no mercado orgânico aqui em Salvador, mas não se apeguem a esse detalhe tá? usem as ervas que acharem conveniente, só não deixem de experimentar essa saladinha, que eu posso até ser suspeita para falar, mas a danadinha ficou gostosa ;)

É uma boa opção para acompanhar peixes e frangos.

Vamos lá?

Ingredientes
3 xícaras de grão de bico cozido em água e sal
1 cebola média cortada em fatias super finas
1 colher de (chá) de chimichurri desidratado 
1 colher (sopa) de coentro picado
1 colher (sopa) de cebolinha picada
1 colher de (chá)  de pimenta calabresa
1 colher de (sopa)  de vinagre
Quanto baste de azeite de oliva
Quanto baste de sal

Preparo
Coloque as fatias de cebola em um recipiente com água, um pouco de açúcar e deixe assim por 30 minutos, para diminuir a acidez, Passado esse tempo, escorra a água, esprema a cebola e reserve. Em seguida, misture os outros ingredientes da salada em um bowl, adicione a cebola reservada e envolva tudo, para agregar sabor. Feito isso, transfira a salada para uma travessa e sirva como entrada, ou acompanhamento de frangos e peixes.


Nenhum comentário: