quarta-feira, 24 de junho de 2015

Bolo de tangerina



Para mim, tangerina tem que ser bem docinha. Algumas são tão azedas, que fica quase impossível consumi-las in natura. Por isso, as tangerinas que meu marido trouxe, no intuito de consumirmos gomo a gomo, como costumamos fazer, não poderiam ter outro destino, senão a transformação.

A gente sabe que normalmente toda fruta azeda vira suco é ou não é? mas eu queria ir além disso. Meu desejo era fazer algo diferente. Primeiro pensei em uma geleia, mas depois acabei elaborando esse bolo de sabor suave, super molhadinho e fofinho. O resultado não poderia ter sido melhor.

Experimentem!

Ingredientes
270g de manteiga
270g de açúcar
4 ovos
200ml de leite
330g de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de gomos de tangerina sem a película e sem os caroços (+ ou - 2 tangerinas)
Raspas da casca de 2 tangerinas
1 colher (sopa) de fermento

Preparo
Ligue o forno em temperatura a 180º. Unte e polvilhe uma forma tamanho médio e reserve. Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme claro. Acrescente os ovos e bata bem, mais ou menos 3 minutos. Desligue a batedeira e acrescente o leite, intercalando com a farinha de trigo e misture (reserve um pouco da farinha para misturar com o fermento no final). Adicione os gomos de tangerina, as raspas e por fim, misture o fermento com a farinha reservada, agregue à massa e envolva delicadamente. Transfira a massa para a forma reservada e asse até dourar.


Nenhum comentário: