sábado, 1 de março de 2014

Feijão simples




Fui criada comendo feijão todos os dias. Meu pai dizia que o feijão era o item principal do cardápio, por isso, na mesa da nossa casa, o feijãozinho nosso de cada dia tinha cadeira cativa e um público fiel. 

Aqui em casa nós temos o hábito de comer, com mais frequência, o feijão preto porém hoje, fiz questão de usar o mulatinho, o mesmo que eu comia na minha infância, e preparar do jeitinho que a minha mãe preparava. A diferença é que no lugar do machucador de madeira, esse eu já descartei  da minha vida desde que entrei na área de gastronomia, eu contei com um instrumento chamado estrela, que recebi de presente de Flaviana, uma amiga querida. Chique!!! 

Gosto dessa forma de preparar o feijão porque assim, eu cozinho uma quantidade maior, um quilo...dois quilos...nesse caso eu dobro a quantidade da carne de sertão, congelo porções em vasilhas plásticas e no dia que quero usar eu tempero, e tenho feijão fresquinho sempre. 

Vamos lá?

Ingredientes 
5 xícaras (chá) de feijão mulatinho
200g de carne de sertão
2 folhas de louro
2 dentes de alho grandes picados
1/2 cebola picada
1 colher (sopa) de pimentão picado 
Quanto baste de pimenta do reino 
Quanto baste de cheiro verde (coentro, hortelã, cebolinha)
Quanto baste de óleo
Sal, se necessário

Preparo
Corte a carne em cubos médios, coloque em uma vasilha com água e deixe repousando por meia hora, aproximadamente. Enquanto isso, cate o feijão, lave-o e junte-o à carne reservada, tendo o cuidado de escorrer a água. Coloque tudo em uma panela, preferencialmente de pressão, adicione as folhas de louro e acrescente água até três dedos acima do feijão. Cozinhe, em fogo médio,  por aproximadamente, 15min. Em seguida, em uma panela á parte, esquente o óleo e refogue o alho, juntamente com a cebola e o pimentão. Adicione o feijão nesse tempero, acrescente água, pimenta do reino e conclua o cozimento, se necessário. Engrosse o caldo triturando alguns caroços de feijão, ou usando uma estrela, que é um instrumento para esse fim. Retifique o sal e finalize com o cheiro verde. Sirva bem quentinho, acompanhado de carnes, frangos, peixes, etc. 

Dicas:
- só coloque o sal no final do cozimento e, se for necessário, pois a carne de sertão já é salgada.
- pode-se utilizar qualquer panela, porém a panela de pressão agiliza bastante o cozimento
 feijão de boa qualidade

e charque ponta de agulha da boa.

  estrela: o toque final para ficar ainda mais suculento 



6 comentários:

Flaviana disse...

Telminha, que bom que a estrela já entrou de vez na sua cozinha!
Beijos, querida!!!

Telma Moema D'El-Rey Almeida disse...

Oi Flavi

Amei essa estrela!! Menina, eu não fazia ideia de como a danada era boa.
Valeu!!!
Bjo

Flaviana disse...

Telminha, acho que funciona bem pra engrossar sopas, caldos etc, rs. Beijos!

Telma Moema D'El-Rey Almeida disse...

Gostei das dicas Flavi!!! Já vi que vou usar e abusar da estrela.

Um beijo!

Unknown disse...

Oi ...onde encontro essa estrela?

Telma Moema D'El-Rey Almeida disse...

Olá Unknown! Essa estrela eu ganhei de uma amiga que trouxe de Minas para mim. Não sei de onde vc é, mas aqui em Salvador eu nunca vi. Agora, eu credito que vc encontre em lojas de utilidades domésticas... Lojas que vendem panelas... Não acho que seja difícil encontrar. Espero ter ajudado e obrigada pela visita! um abraço!