terça-feira, 8 de outubro de 2013

Strudel




A palavra é Alemã, a sobremesa é tradicional da Austria, e a Turquia entra na disputa por sua origem. Assim é conhecido o strudel. Confusão nada incomum levando em consideração a semelhança dos fatos, quando se trata de disputar a origem de muitos pratos pelo mundo a fora. A discussão requer algumas horas de pesquisa.

No momento, tudo que sei é que o strudel é um pastelão enrolado como um rocambole, recheado com maçã, nozes e uva passas, cuja elaboração requer um cuidado super especial, devido à espessura da massa, que deve ser bem fininha e crocante (preparem os braços na hora de abrir) e o equilíbrio na mistura dos ingredientes do recheio, principalmente na adição da canela. Porém, todo trabalho vale o resultado, pelo sabor, beleza e requinte desse doce.

A receita é do livro Técnicas de Confeitaria Profissional, de Mariana Sebess, porém, apesar de constar a gramatura de itens como sal, canela, etc. eu coloquei ao meu gosto, sem muita preocupação com as quantidades constantes da receita.

Aqui em casa ele foi saboreado puro e também com sorvete, principalmente por meu marido, que aproveitou a combinação e tratou logo de comprar um pote para degustar o strudel com sua sobremesa preferida: sorvete.

Vamos à receita!!!

Ingredientes

Massa
250g de farinha de trigo
30g de manteiga sem sal derretida
1 ovo
02g de sal
Quanto baste de água morna

Recheio
1kg de maçã
120g de açúcar
100g de nozes picadas
50g de uva passas sem sementes
Quanto baste de suco de limão
100g de manteiga sem sal derretida
02g de canela em pó
30g de farinha de rosca ou biscoitos secos
Quanto baste de açúcar de confeiteiro

Preparo
Peneire a farinha, adicione o sal, o ovo levemente batido, a manteiga derretida e misture.  Acrescente a água aos poucos, até ficar uma massa grudenta. Transfira para uma bancada enfarinhada e sove bem a massa até ficar lisa e homogênea, sem grudar nas mãos. Envolvida em filme pvc, coloque para descansar por 1 a 2 horas em um lugar quentinho, que pode ser o micro-ondas (desligado). Enquanto isso, prepare o recheio. Descasque as maçãs, corte em fatias finas, coloque em uma tigela e polvilhe com açúcar. Acrescente a canela, o suco do limão, as passas e misture. Adicione as nozes e por último a manteiga derretida. Misture bem e reserve. Volte a massa para a bancada e abra-a com um rolo até ficar bem fininha (no livro diz que é para colocar sobre um pano e abrir com as mãos, esticando do centro para fora até obter a espessura desejada, porém eu abri com o rolo mesmo). Em seguida, polvilhe a farinha de rosca, espalhe o recheio e enrole como um rocambole, tendo o cuidado de dobrar as extremidades para que o recheio não vaze durante o cozimento. Espalhe açúcar de confeiteiro e leve ao forno sobre uma assadeira untada e forrada com papel manteiga, a 180º até dourar. Retire do forno e polvilhe novamente com açúcar de confeiteiro.







Nenhum comentário: