domingo, 27 de outubro de 2013

Moqueca de bacalhau com banana da terra


  

Bacalhau nunca foi o meu peixe preferido porém, em se tratando de moqueca, já que eu sou louca por azeite de dendê, eu abri uma exceção: fiz a vontade do meu maridinho que, ao contrário de mim gosta muito do bacalhau, e preparei esse prato que aprendi no meu curso de cozinheiro no senac. 

O preparo desse peixe, tão apreciado no mundo inteiro, tem alguns passos bem peculiares que eu fiz questão de registrar, para não deixar dúvidas em quem for se aventurar na beira do fogão. No mais, é super simples e não foge à regra do preparo das nossas moquecas.

Vamos lá?

Ingredientes
1,500kg de bacalhau salgado
2 cebolas cortadas em rodelas
3 tomates cortados em rodelas
1 pimentão verde cortado em rodelas
200ml de leite de coco
1 limão
2 bananas da terra cozidas  
Quanto baste de coentro picado
Quanto baste de hortelã picada
Quanto baste de azeite de dendê

Preparo
Comece retirando a pele do bacalhau, antes mesmo de dessalgá-lo: com a ajuda de uma faca, faça uma ponta e puxe a pele com firmeza. Para retirar o sal, corte a carne em pedaços e leve ao fogo em panela com água até levantar fervura. Escorra a água e repita essa operação por cinco ou seis vezes. Reserve. Enquanto isso, corte as bananas ao maio, sem retirar as cascas,  e coloque para cozinhar em uma panela com água. Pegue o bacalhau reservado, separe a carne sem desfiar muito e retire todas as espinhas. Em uma frigideira espalhe parte dos temperos, formando uma cama e distribua o bacalhau desfiado sobre ela. Cubra com o restante dos temperos, regue azeite de dendê, leite de coco, sumo de limão e cozinhe em fogo baixo, até que fique um caldo encorpado. Se necessário, acrescente um pouco de caldo de peixe ou água (no meu foi água mesmo).Finalize com azeite de oliva, um pouco mais de coentro, hortelã e reserve. Descasque as banana, corte em diagonal´e envolva-as com a moqueca. 

retirando a pele
o segredo no dessalgue é não deixar ferver
 bananas maduras, porém firmes 

retirando as espinhas
carne desfiada


Nenhum comentário: