segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Lombo de porco assado com molho de vinho tinto

 

rodinha de cenoura e talos de ervas decoram o prato
Estou atrasada, eu sei...estamos pra lá do carnaval...quase às vésperas das festas juninas!!! Mas vele um pedido de desculpas, por estar postando esta receita depois de passado tanto tempo, e dizer que, nunca é tarde para compartilhar coisas boas. Afinal, ainda temos muitos meses de 2013 pela frente. E que ele seja próspero!!! 

Para motivar o universo às boas energias, comecei fazendo a minha parte. Pois, segundo a tradição, comer carne de porco na virada do ano traz bons fluidos, prosperidade, saúde... só coisas boas para o ano que se inicia. Superstição ou não, o fato é que, a carne de porco é sempre bem vinda à mesa da nossa casa, pois gostamos bastante dela. Então, como diz o ditado “Junta a fome, com a vontade de comer”, não poupei amor e pensamentos positivos na hora do preparo e fiz questão de colocar em nossa mesa, um belo assado de porco, para recebermos 2013 com as esperanças renovadas!!!
Além do assado, fiz uma salada bem colorida com molho de mostarda, arroz e uma torta de ameixa com cobertura de chocolate, para a sobremesa. Todos gostaram e elogiaram, me deixando super feliz. Pois, ainda que eu tenha passado horas suadas à beira do fogão, para mim não existe nada mais compensador e gratificante, que agradar ao paladar das pessoas que degustam meus pratos.

Se jogue nessa preparação!!! 


Ingredientes
Carne
1,700kg de lombo de porco
1 ½ cebola
2 dentes de alho
60g de bacon
Quanto baste de cheiros verdes (coentro, hortelã,cebolinha,salsa)
¼ de xícara (chá) de molho inglês
500 ml de vinho tinto seco
Quanto baste de óleo para assar
Quanto baste de sal

Preparo
Limpe a carne e reserve. Triture a cebola, juntamente com o alho, o bacon (sem o couro) e o cheiros verdes. Transfira tudo para uma vasilha e acrescente o molho inglês, o vinho, o azeito e sal. Reserve. Pegue a carne e, com uma faca grande, faça um furo no meio (o sentido do comprimento), de uma extremidade a outra e introduza o máximo de recheio possível. Cubra a carne com o recheio e o liquido restante e deixe marinando na geladeira de um dia para o outro (preferivelmente). Passado esse tempo, refogue a carne apenas no óleo quente (sem o liquido) até dourar todos os lados. Em seguida coloque a marinada e deixe cozinhar em fogo baixo. À proporção que o liquido for reduzindo, acrescente água até cozinhar por completo. Após o cozimento, transfira a carne para uma assadeira, regue com óleo, um pouco do caldo, lembrando de deixar o suficiente para utilizar na elaboração do molho, e leve para assar em forno moderado. Quando estiver dourado dos dois lados, transfira o lombo para uma travessa retangular e sirva com o molho seguinte.


Molho
1 colher (sopa) de cebola bem picada
2 colheres (sopa) de manteiga
200ml de vinho tinto
Caldo do cozimento da carne
1 colher de sopa de farinha de trigo
Quanto baste de sal

Preparo
Refogue a cebola na manteiga até ficar transparente. Acrescente o vinho e deixe ferver para evaporar o álcool. Adicione o caldo que sobrou do cozimento da carne (com tempero e tudo), retifique o sal e desligue o fogo. Passe o caldo por uma peneira, acrescente a farinha de trigo e volte ao fogo, mexendo sempre até engrossar levemente. Derrame sobre a carne na hora de servir.

Dicas:
  • para evitar que a carne fique ressecada, quando estiver assando, de vez em quando regue com um pouco do caldo que se formou com o cozimento
  • o molho não deverá ficar grosso e sim levemente encorpado
  • para deixar o sabor do molho mais equilibrado, se necessário, coloque uma colher de chá de açúcar.
  • se preferir um molho mais leve, poderá fazê-lo apenas com a sobra do caldo do cozimento da carne (se a quantidade de líquido for suficiente). Coe, para separar os temperos, acrescente a farinha de trigo e leve ao fogo para encorpar.

2 comentários:

Flaviana disse...

Telma do céu, vc demorou pra aparecer heim moça? E a foto do porco, cadê? Hum, adoro porco!!!
Beijos e saudades.

Telma Moema D'El-Rey Almeida disse...

Oi Flave!!!

Que sintonia a nossa...Lembrei tanto de vc hoje, vendo uma entrevista de Nairzinha (pesquisadora do folclore). Além disso, olha só o que acabo de postar!!!

Saudades também.

Beijos