quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Bolo de banana com canela

Banana é uma fruta simples, acho até que muita gente a considera pouco saborosa. Porém, não se pode duvidar do seu valor nutricional, pela presença do potássio, das fibras e das vitamina A e C. Não é à toa que logo cedo, ainda bebê, é uma das primeiras frutas a ser incluída em nosso cardápio; quem não se lembra da da famosa papinha de banana!!.

A minha fase de bebê passou... sem comentários!!! Hoje não tem quem me faça comer uma papinha de banana e também não sou chegada a vitaminas, mas gosto de quase tudo que é feito com essa fruta, dos doces então... sejam em rodelas ou em pasta... huuuuummmm, já fiquei com água na boca!! Além disso me fez lembrar minha infância e adolescência, quando minha mãe fazia um desses doces... saudades...!!

Gosto também do sabor que a banana agrega aos pratos salgados...aos quiches e tortas...purê de banana...por vai. Assim, com os bolos não poderia ser diferente, gosto demais!!! Para completar, banana lembra canela, a quem eu me rendo pelo seu sabor e aroma e, para o meu paladar, é uma combinação perfeita!!

Essa receita é só uma adaptação das que eu já tenho. Acrescentei apenas as bananas com açúcar e canela no fundo da forma. Pode ser adaptado a qualquer receita de bolo.

A foto não ficou muito boa (problemas técnicos!!!), mas dá para ter uma ideia de como ficou.

está a receita para quem quiser fazer e saborear.


Ingredientes

4 ovos

250gr de manteiga

200ml de leite

3 xícaras de farinha de trigo

2 ½ xícaras de açúcar

6 bananas da prata

1 colher de sobremesa de canela em pó

1 colher de sobremesa de fermento

Quanto baste de canela e açúcar para envolver as bananas


Preparo

Corte a banana no sentido do comprimento, passe no açúcar com canela e reserve. Unte a forma com manteiga, polvilhe com farinha de trigo e espalhe a banana reservada, cobrindo todo o fundo da forma e inicie o preparo do bolo.

Bata o açúcar com a manteiga até formar um creme branco. Adicione os ovos, um a um, sem parar de bater. Desligue a batedeira e acrescente a canela, a farinha de trigo, alternando com o leite, e misture até ficar uma massa bem lisinha, porém consistente. Derrame a massa sobre as bananas e leve ao forno pré-aquecido a 180º até dourar.


Nenhum comentário: