quinta-feira, 26 de maio de 2011

Arroz de forno com frango e vegetais

Sem qualquer idéia na cabeça para fazer de almoço, coloquei água na panela e liguei o fogo. Parei em pé no meio da cozinha e pensei: - o que vou fazer hoje para almoçar? E o pior: o meu tempo era curto. Tinha alguns filés de frango descongelados na geladeira, em ponto de fazer bife grelhado, mas não estava a fim. Queria alguma coisa de forno....

Nesse ponto a água que estava no fogo começou a ferver e, como o tempo estava passando, e rápido, não dava para ficar só no pensamento não é? rs. rs. Coloquei o arroz para cozinhar. Foi nessa hora que me deu um estalo e....=) Conclusão: o resultado foi esse arroz de forno que, de acordo com os meus admiradores particulares e degustadores oficiais – marido e filho - ficou uma delícia!.

Espero que gostem também.

Anotem ai!

Ingredientes da base
2 xícaras (chá) de arroz cru (ou 4 xícaras se for cozido)
200gr de frango cortado em tiras
1 cenoura cozida, cortada em palito
1 lata de ervilha
1 xícara (chá), caprichada, de escarola em tiras
½ cebola picada
1 cebola grande cortada em rodelas
2 ovos cozidos e cortados ao cumprido
1 xícara (chá) de queijo mussarela cortado em palito
½ xícara (chá) de azeite de oliva
Quanto baste de salsa
Quanto baste de sal

Ingredientes do Molho Branco
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de cebola picada
1 colher de sopa de farinha de trigo
3 xícaras de leite
200gr de creme de leite
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Quanto baste de pimenta branca
Quanto baste de sal
Quanto baste de noz moscada

Preparo do molho
Doure a cebola na manteiga, acrescente a farinha e continue mexendo. Acrescente o leite aos poucos – nesse momento parece que vai embolar tudo, mas continue mexendo sem parar - até acabar todo o leite. Coloque o queijo ralado, o creme de leite, misture e desligue o fogo. Acrescente a pimenta, a noz moscada, verifique o sal, misture mais uma vez e reserve.

Preparo da base e montagem
Cozinhe o arroz em água e sal, escorra e reserve. Tempere o frango com sal e pimenta. Doure, levemente a cebola em 2 colheres ( sopa) de azeite de oliva, acrescente o frango e refogue até ficar macio. Coloque a escarola, a cenoura, a ervilha e deixe tomar gosto. Experimente o sal e finalize com a salsa. Desligue o fogo e reserve. Coloque o azeite de oliva no fundo de um refratário médio e cubra com as rodelas de cebola. Espalhe metade do arroz, metade do recheio, pedaços de ovos, de queijo e um pouco do molho branco. Repita o processo com a outra parte do arroz, do recheio e finalize com o molho branco. Coloque queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

Nenhum comentário: