quarta-feira, 6 de julho de 2016

frango inteiro recheado (sem osso)


Devo ter desossado um frango inteiro, uma... duas vezes, no máximo!! E, certamente, sob o olhar atento do meu professor de aula prática, na época da faculdade... ou, no curso de cozinheiro do senac... Não lembro muito bem. O que sei, é que fazia um bom tempo que eu não repetia essa façanha. Porém, de uns dias para cá, eu encasquetei que deveria preparar um frango inteiro e sem osso. E, quando eu coloco uma coisa na cabeça... ai,ai.ai, enquanto eu não faço, não sossego. Meu lado cozinheira fala tão alto, que eu nem penso no trabalho que vai dar. O certo é: quando me dei conta, já estava com um frango em minha cozinha, prontinho para ser deixado em pura carne. E, depois de receber um recheio, bem especial, o resultado foi tão delicioso, que já rolou até um repeteco por aqui. O que quer dizer, que foi super aprovado por meus amores, principalmente, pelo paladar apurado do meu filho, que adorou a novidade deste frango, totalmente desossado. :)

Querem saber como eu fiz? Anota ai!

Ingredientes: 

1 frango inteiro (aproximadamente, 3 1/2 Kg)

Marinada
4 dentes de alho bem picados
30ml de vinagre
50ml de azeite de oliva
Quanto baste de sal
Quanto baste de ervas variadas (coentro, salsa, hortelã, alecrim, orégano)

Recheio
50ml de azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga
2 cebolas cortadas em cubos
4 batatas inglesas cortadas em cubos pequenos e previamente cozidas
4 ameixas frescas cortadas em cubos pequenos (opcional)
250g de pêssego em calda cortado em cubos
100g de uva passas (1 xícara, aproximadamente)
250g de ricota
50g de gorgonzola
10 a 12 ovos de codorna
1/2 copo de requeijão cremoso
Quanto baste coentro e salsa
Sal, se necessário

Preparo
Junte os ingredientes da marinada e reserve. Desosse o frango, de uma forma que ele fique ainda inteiro, assim: faça um corte pelas costas, passe a faca bem rente à carcaça, indo do pescoço para baixo, até removê-la totalmente. Em seguida, quebre as juntas das coxas e vá soltando a carne do osso, sempre com a ajuda da faca, até a retirada do osso. Faça o mesmo com as asinhas da coxa, retirando assim todo tipo de osso e cartilagem. Feito isso, lave o frango e tempere-o com a marinada reservada. Deixe--o descansando na geladeira, preferencialmente, de um dia para o outro, ou, até preparar o recheio. Para isso, refogue a cebola no azeite e na manteiga até dourar levemente. Abaixe o fogo e acrescente os cubos de batata e as passas. Em seguida, adicione os queijos ricota e gorgonzola, grosseiramente picados, e os demais ingredientes. Misture rapidamente e desligue o fogo. Finalize com coentro e salsa. Reserve.

Como rechear
Pegue o frango e costure as extremidades do pescoço, das coxas e das coxinhas da asa, deixando apenas uma cavidade aberta, para introduzir o recheio reservado. Quando o frango estiver todo recheado, costure essa extremidade também. Transfira o frango para uma assadeira untada com azeite de oliva, com o peito virado para cima e regue com um pouco da calda de pêssego. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido em temperatura média para alta até que cozinhe. Depois de cozido, retire o papel, regue o restante da calda de pêssego e deixe no forno até dourar.




Dica:
- molhe o frango com o próprio liquido, durante todo o cozimento, para não ressecar



Nenhum comentário: