quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Timbale Marroquino

Este ano meu Natal foi sem brilho...Opaco...Sem a magia que ele sempre representou para mim. Nada de árvores na sala, ou guirlanda na minha porta.

Uma passada rápida na casa da minha sogra, com meu marido e meu filho, depois algumas horas, acompanhada por meu filho no apartamento da minha irmã Adriana, para um encontro com meus irmãos, como forma de suavizar a tristeza que causaria o primeiro Natal sem mainha.

Combinado antecipadamente o que cada um levaria para compor o cardápio, juntamos os dotes culinários (quem tinha) e assim fizemos, deixando a mesa bonita e bem colorida. Além do tradicional peru...O tender e outras guloseimas, também faziam parte da ceia, uma torta de frango com catupiry feita por minha irmã Taninha, que era uma maravilha só!!! Uma deliciosa farofa de cuscuz com banana da terra frita e queijo coalho, cujo o preparo fez a dona da casa colocar a barriga na beira do fogão...E uma salada elaborada por mim.

Optei por fazer um timbale (nome dado a qualquer alimento moldado em forma de um tambor ou timbal), adaptado de uma salada marroquina que aprendi no meu curso de cozinheiro. Ainda que tenha, inevitavelmente dado meu toque, para não perder o costume, claro!!! Procurei ser o mais fiel possível aos itens do preparo da salada.

Saboroso e bonito, meu timbale fez sucesso!!! Até porque, o público presente era composto por uma galera bastante exigente.

Experimente!!!

Ingredientes
150g de trigo para quibe
300g de peito de frango grelhado cortado em julienne (tiras)
150g de uvas passas
1 pimentão vermelho pequeno cortado em julienne
1 pimentão amarelo pequeno cortado em julienne
½ pimentão verde cortado em julienne
½ cebola cortada em julienne
1 maçã vermelha cortada em julienne
1 maçã verde cortada em julienne
1 colher de (chá) canela em pó
Quanto baste de azeitonas verdes cortadas em julienne
Quanto baste de salsinha bem picadinha
Quanto baste de cebolinha bem picadinha
Quanto baste de pimenta branca
Quanto baste de vinagre
Quanto baste de azeite de oliva
Quanto baste de sal
Quanto baste de maionese
Maçã vermelha e alface para decorar (opcional)

Preparo
Coloque o trigo na água para hidratar, por aproximadamente 5 horas. Passado esse tempo, esprema-o bem com a mão, para retirar todo o líquido (se tiver). Para dar o formato do timbale, forre uma vasilha redonda (uma tigela), com filme ou um plástico transparente limpo, de forma que as pontas fiquem fora da vasilha, para facilitar o desenformar e reserve. À parte, misture bem todos os ingredientes. Coloque a salada dentro da vasilha reservada, apertando bem e guarde na geladeira, devidamente tampada, até próximo à hora de servir. Desenforme sobre um prato grande, um vidro transparente ou um espelho e decore como preferir. Sirva gelado.

Nenhum comentário: