![]() |
Que coisa mais linda!!!! |
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
O jardim encantado de João
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
Torta de maçã com peito de peru defumado
![]() |
flor da própria massa e tomates fatiados decoram a torta |
![]() |
sugestão de como servir |
- deixe esfriar para desenformar, para que o líquido formado com o cozimento da maçã, seja absorvido pela massa.
- Sirva como entrada ou acompanhada de uma saladinha gostosa e arroz
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
Bife de frango com molho agridoce e batata assada
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
Salada de couve com manga
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Valeu gente!!!
terça-feira, 14 de agosto de 2012
Panqueca de atum
domingo, 29 de julho de 2012
Um brunch para Natália
Ainda ontem...
Compartilho aqui alguns dos eventos realizados pelo Moema Café nesses quase três meses de ausência no blog.
No início de julho teve um encontro do grupo de pesquisa, junto aos mais novos mestres em literatura, cujo o cardápio foi: frios, sanduiche (queijos, salpicão francês e peito de peru) de pão sírio, amendoim cozido, seguido de um caldo verde delicioso e um escondidinho de carne de sertão de dar água na boca!!!
domingo, 6 de maio de 2012
Talharim ao alho poró e molho de provolone

Ingredientes
500g de talharim
1 alho poró grande (ou 2 pequenos) fatiado em rodelas finas
1 cebola bem picada
150g de peito de peru defumado
200g de queijo provolone ralado no ralo grosso
400ml de leite
4 a 5 fatias de queijo mussarela
1 colher de sopa de farinha de trigo
200g (1 caixinha) de creme de leite
Quanto baste de salsa
Quanto baste de cebolinha picada
Quanto baste de pimenta branca
Quanto baste de sal
Preparo
Refogue o alho poró em parte da manteiga, até desprender todo o líquido. Reserve. Em uma panela à parte doure a cebola levemente e adicione o peito de peru, refogue um pouco e misture ao alho poró reservado. Acrescente parte do provolone e desligue o fogo. Tempere com salsa, pimenta branca, cebolinha e, se necessário, sal. Reserve. Prepare o molho, refogando 1 colher de sopa de cebola em 2 colheres de sopa de manteiga até levantar aroma. Acrescente a farinha de trigo e misture. Adicione o leite aos pouco, sem parar de misturar (para não empelotar) e deixe cozinhar até formar um creme liso. Com o fogo baixo, acrescente o restante do queijo provolone e os outros ingredientes. Desligue o fogo e reserve. Cozinhe o talharim em água e sal e escorra. Regue azeite de oliva no fundo de um refratário e coloque metade da massa. Por cima coloque o recheio, um pouco do molho e espalhe a outra metade do talharim. Cubra com o restante do molho, distribua as fatias de mussarela, salpique parmesão e leve ao forno para gratinar. Sirva em seguida.
Dicas:
. só coloque o sal no final do processo (do recheio e do molho), pois os queijo provolone e parmesão já são salgados e o peito de peru também.
. esse prato não necessita de acompanhamento.
sexta-feira, 6 de abril de 2012
Coffee break temático



Para acompanhar o tema do curso, o cardápio foi à base de quiche de espinafre, chocolate amargo, castanha de caju e suco de laranja, produtos que contêm nutrientes essenciais para a saúde do sistema nervoso, como o ácido fólico, zinco, selênio, vitaminas A. B e C. Nutrientes esses, que estimula o raciocínio e mantém o cérebro ativo. Funcionando assim, como uma espécie de desenferrujadores do cérebro.
O cardápio foi sugestão da coordenadora do curso e eu...bem, quem me conhece sabe: coloco muito carinho em tudo que faço...procuro caprichar, não só na qualidade, como também na apresentação dos meus produtos.
Para dar um ar alegre e gracioso, usei lacinhos de fita na cor vermelha, contrastando com os saquinhos transparentes, cestas de vime, além da minha logomarca.
sábado, 17 de março de 2012
A escolha certa!!!

Acabei de organizar a casa, porque estava uma loucura!!! E agora estou aqui, relaxando e paparicando o resultado do meu trabalho. Isso porque hoje realizei, através do Moema Café, um coffee break no SENAC – Unidade da Pituba. E nada melhor do que fazer o que gosta e no final ainda ter a sensação de que o resultado foi positivo!!! São momentos como esses que, apesar do cansaço, me enchem de prazer e me dão a certeza de que escolhi a profissão certa.
Os lanches, compostos de mini-tortas de frango, mini-bolos de chocolate e de laranja, foram feitos por mim. Já a decoração das mesas, ficaram por conta da minha cunhada Mônica que, diga-se de passagem, me deu a maior força e contribuiu bastante para a realização desse trabalho, deixando o ambiente bonito e elegante.
Tirei algumas fotos para registrar o trabalho do Moema Café, e aproveito para compartilhar com os amigos e visitantes deste blog!!!

cantinho do café
água e suco geladinhos
terça-feira, 6 de março de 2012
Saudosita mas nem tanto!!!
Para mim, que sou chata em matéria de limpeza, higiene e tudo que envolve segurança alimentar, não poderia aparecer coisa melhor que os utensílio de silicone. Usou, sujou, lavou e lá se foi toda a sujeira. Pelo menos na aparência, já que não posso falar das bactérias que ficam escondidinhas, onde a nossa visão não é capaz de alcançar. Isso, claro quando lavados e enxugados direitinhos, depois de horas e horas de uso. Sou sim saudosista, mas, quando se trata de coisas que são substituídas por outras para aliviar, alegrar e facilitar mais a minha vida, xô saudade!!! Os utensílios de madeira, como as tábuas de carne, machucador de tempero, colher de pau, são muito bonitinhos, mas quando novos; depois de um certo tempo de uso é melhor guardar como recordação, caso você seja apegada demais às coisas, do contrário: o lixo é o lugar certo. Os pegadores de panelas de tecidos são de encantar os olhos de quem vê (eu sou apaixonada por coisinhas de tecidos para enfeitar a cozinha), mas só da hora da compra até o primeiro dia de uso, depois disso, quando a gordura gruda no tecido, não tem lavagem que dê jeito. O sabão tenta, mas não tira toda a sujeira; e a água sanitária, além de não tirar, transforma seu lindo utensílio em uma coisa desbotada que tira completamente o gosto de usa-lo, ou seja: de uma forma ou de outra acabam ficando horríveis. Me dá uma dó... sem falar na agonia de ver aquela sujeira que não sai de forma alguma, não me restando outra alternativa, senão a última gaveta do armário, caso tenha sido presente de alguém, ou a lixeira, caso tenha sido comprado por mim. O certo é que estou achando o máximo o número de utensílios de silicone que tem surgido a cada dia. É tudo que eu gosto, informal e alegre, pelo seu colorido, higiênico pela facilidade de higienizar, leve pelo tipo de matéria-prima e sobretudo durável. Se colocar na ponta do lápis (como dizia meu pai) o barato sai caro e o caro acaba saindo bem mais barato, porque os produtos feitos de silicone tem vida longa sem perder a qualidade e a beleza.
Tenho uma lista enorme de utensílios de silicone que ainda quero comprar. Já tenho alguns, e deles não abro mão quando estou na cozinha. Os que mais utilizo são as espátulas e os pegadores de panelas. Esses últimos fazem o papel de muitas outras coisas: pegador de panela, suporte para prato, apoio para não arranhar a pia na hora de lavar algo que necessita de uma boa força na mão...enfim, é uma espécie de multiuso!!! Por isso, foi ele que escolhi para apresentar aqui. A foto, como sempre, não está lá essas coisas todas (os velhos problemas técnicos!!!), mas o importante é compartilhar... eles são tão lindinhos!!!
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Filé de pescada ao molho
Quem provou repetiu, então...!!!
Anotem aí!!!
Ingredientes
1 kg de filé de pescada
100ml de azeite de oliva extra virgem
½ xícara de polpa de tomate
1 limão
1 cebola em rodelas
2 tomates em rodelas
3 batatas inglesas cortada em quatro partes
Quanto baste de sal
Quanto baste de coentro
Quanto baste de hortelã
Quanto baste de pimenta branca
Preparo
Tempere o peixe com sal, pimenta, azeite de oliva, algumas gotas de limão e reserve. Cozinhe as batas e reserve. Forre o fundo de uma frigideira com parte da cebola, do tomate, da polpa, um pouco do sumo de limão e distribua o peixe reservado. Cubra com o restante da cebola, tomate, regue azeite de oliva e leve ao fogo. Quando começar a ferver, baixe o fogo e deixe assim, até que desprenda todo o líquido e o peixe esteja cozido (se necessário coloque um pouco de liquido, que pode ser caldo de peixe ou água). Acrescente o restante da polpa de tomate, ferva mais um pouco, coloque o restante do limão e retifique o sal, se for preciso. Distribua as batatas reservadas, salpique coentro e hortelã picados, regue mais azeite de oliva e desligue o fogo. Sirva em seguida.
Dicas:
. sirva acompanhado de arroz e salada de acelga com rabanete e manga
. se desejar um molho mais vermelho, acrescente mais polpa de tomate
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Ensopado de lentilha
Espero que gostem também!!!
Ingredientes
2 xícaras (chá) de lentilha
350g de filé de frango em cubos
2 dentes de alho bem picados
½ cebola bem picada
1 limão
2 colheres de sopa de molho de tomate do Moema Café
Quanto baste de tempero verde (coentro,salsa, hortelã)
Quanto baste de pimenta do reino
Quanto baste de sal
Quanto baste de azeite de oliva extra virgem
Preparo
Dicas:
. coloque o liquido aos poucos, para que o caldo fique encorpado, sem que a lentilha ultrapasse o ponto do cozimento
. sirva com arroz branco ou integral, batata assada e salada verde com molho de cenoura
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Espaguete de forno com frango e mussarela
Vamos lá!!!
Ingredientes
400gr de espaguete integral
100gr de manteiga
200gr de mussarela em fatias finas
1 xícara (chá) de leite
300gr de peito de frango cozido e desfiado (pode ser sobra)
1 tomate cereja para decorar o prato
Quanto baste de sal
Quanto baste de queijo parmesão ralado
Quanto baste de sal
Preparo