Eu costumo dizer que pizza é um prato para ser compartilhado. Ela cheira a companhia... Família... Amigos... Conversas ao vento... Alegria! Talvez por isso, faça tanto sucesso entre as pessoas, não importa a idade. Sem contar que uma boa pizza, cai bem em qualquer ocasião, né não?
Quando eu aprendi a fazer pizza, toda semana tinha uma aqui em casa. Nooossa, era uma farra! Mas, como tudo passa, a fase da euforia passou. Não deixamos de comer pizza, de jeito algum! Apenas diminuímos a frequência. Também estamos numa fase, em que o menos é mais, por isso, achei melhor fazer algumas substituições na massa que eu usava anteriormente. Retirei os ovos, o leite, a manteiga, e no lugar deles coloquei azeite de oliva e água. Além disso, agreguei ingredientes mais saudáveis na cobertura como, abobrinha (ideia do filhão que foi aprovadissima!), tomate, rúcula, manjericão... Porque o importante é não deixar de ser feliz!
A última rodada que eu fiz aqui em casa, contou com uma galera super apaixonada por pizza, que sabe apreciar uma boa massa: Tulio,meu filhão, Déa minha irmã, e seus amores Liza e João. A noite rendeu uma conversa gostosa e divertida A galera super aprovou!
Espero que gostem também!
Massa
500g farinha de trigo
10g de fermento biológico seco
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
7g de sal
300ml de água, ou o suficiente para deixar a massa elástica e grudenta
Preparo
Misture os ingredientes na ordem acima, tendo o cuidado de não deixar o sal encostar no fermento, ou a massa não cresce.Vá colocando a água aos poucos, até sentir que a massa ficou grudenta. Sove até que fique uma massa lisa, começando a soltar das mãos (faça isso em uma bancada enfarinhada e com ajuda de uma espatula para ir soltando a massa). Divida a massa em duas ou três bolas (vai depender do tamanho da pizza) e deixe descansar coberta com um plastico, até dobrar de volume (aproximadamente 1 hora a 1 e meia). Polvilhe farinha na bancada e abra a massa em forno de discos. Transfira o disco para uma assadeira de pizza, espalhe molho de tomate sobre ele, cubra com o queijo e depois espalhe o recheio desejado. Vale tomate, ervilha, milho verde, abobrinha... Calabresa... Frango desfiado... O que sua imaginação desejar. Finalize com orégano e leve ao forno preaquecido a 180º até gratinar o queijo. Sirva em seguida e se delicie com ela.
Sugestões de recheio
Pizza de abobrinha
1 xícara de molho de tomate
3 00g de queijo mussarela ralado
1 abobrinha fatiada
3 a 4 dentes de alho em laminas não muito finas
Pizza de tomate cereja e manjericão
1 xícara de molho de tomate
300g de queijo mussarela ralado
8 a 10 tomates cereja cortados ao meio no sentido do comprimento
Folhas de manjericão, que devem ser colocadas ao sair do forno, para não escurecerem
Pizza de gorgonzola
1 xícara de molho de tomate
300g de queijo mussarela ralado
70g de queijo gorgonzola cortado grosseiramente
Romeu e Julieta
300g de queijo mussarela
150g de goiabada derretida no microondas
Dicas
- sobrando massa, congele e utilize quando desejar. Para usar, descongele em temperatura ambiente, quando estiver totalmente descongelada, abra o disco e prepare como de costume.
- use as sobras da massa para fazer calzones, enroladinhos ou pãezinhos recheados
Nenhum comentário:
Postar um comentário