domingo, 6 de maio de 2012

Talharim ao alho poró e molho de provolone


Esses dias estou numa euforia só!!! Começaram as atividades práticas do meu curso de cozinheiro... as encomendas no Moema Café estão surgido... ou seja, estou à mil!!! O que é muito bom, porque tudo isso faz parte da minha escolha de vida. Está tudo muito bom... na verdade estou adorando!!! Ainda assim, com tanta correria, sobrou um tempinho e preparei um talharim gostoso para o almoço aqui em casa. Meu marido e meu filho gostaram bastante!!! É um prato rápido e muito fácil.

Ingredientes

500g de talharim

1 alho poró grande (ou 2 pequenos) fatiado em rodelas finas

1 cebola bem picada

150g de peito de peru defumado

200g de queijo provolone ralado no ralo grosso

400ml de leite

4 a 5 fatias de queijo mussarela

1 colher de sopa de farinha de trigo

200g (1 caixinha) de creme de leite

Quanto baste de salsa

Quanto baste de cebolinha picada

Quanto baste de pimenta branca

Quanto baste de sal


Preparo

Refogue o alho poró em parte da manteiga, até desprender todo o líquido. Reserve. Em uma panela à parte doure a cebola levemente e adicione o peito de peru, refogue um pouco e misture ao alho poró reservado. Acrescente parte do provolone e desligue o fogo. Tempere com salsa, pimenta branca, cebolinha e, se necessário, sal. Reserve. Prepare o molho, refogando 1 colher de sopa de cebola em 2 colheres de sopa de manteiga até levantar aroma. Acrescente a farinha de trigo e misture. Adicione o leite aos pouco, sem parar de misturar (para não empelotar) e deixe cozinhar até formar um creme liso. Com o fogo baixo, acrescente o restante do queijo provolone e os outros ingredientes. Desligue o fogo e reserve. Cozinhe o talharim em água e sal e escorra. Regue azeite de oliva no fundo de um refratário e coloque metade da massa. Por cima coloque o recheio, um pouco do molho e espalhe a outra metade do talharim. Cubra com o restante do molho, distribua as fatias de mussarela, salpique parmesão e leve ao forno para gratinar. Sirva em seguida.


Dicas:

. só coloque o sal no final do processo (do recheio e do molho), pois os queijo provolone e parmesão já são salgados e o peito de peru também.

. esse prato não necessita de acompanhamento.







2 comentários:

Rafa disse...

Parabéns pela receita, Telma, parece muito saborosa, vou testa-la em casa.

Telma Moema D'El-Rey Almeida disse...

Oi Rafa!!!

Obrigada por ter passado por aqui e pelo comentário tão motivador!!! Faça mesmo a receita e depois me diga se gostou tá bom? Visite o blog sempre que possível e fique à vontade para comentar.

Bjo.