Aprendi a fazer esse prato com a minha mãe, que era mestra em reaproveitar alimentos. Tive bem a quem puxar!!! Acredito que ela achava, assim como eu acho, uma delícia ariscar na beira do fogão com as sobras, é possível abusar dos poderes gastronômicos sem muita culpa, porque verdade seja dita: nem sempre as misturas dos ingredientes da nossa imaginação, dão certo na prática.
Certamente, para aqueles que não estão acostumados a comer uma moqueca feita com sobra de carne de feijão, esse prato pode parecer estranho, mas credite, é delicioso!! Sobretudo, se for acompanhado de molho de pimenta lambão bem gostoso... uma farofinha...é de dar água na boca!! Além disso, é uma excelente dica para utilizar as carnes que sobram da feijoada de domingo.
Espero que gostem!!
Ingredientes
Sobras de carne de feijoada desfiada (inclusive bacon e calabresa)
1 tomate grande cortado em julienne (tiras)
1 cebola media cortada em julienne (tiras)
1/2 pimentão cortado em julienne (tiras)
200ml de leite de coco
1 limão
Quanto baste de azeite de dende
Quanto baste de coentro
Quanto baste de hortelã
Quanto baste salsa
Quanto baste de azeite de oliva
Quanto baste de sal
Preparo
Faça uma cama com parte do tomate, da cebola e do pimentão. Distribua a carne sobre essa cama. Espalhe por cima o restante do tomate, da cebola e do pimentão. Adicione o leite de coco (reserve um pouco para finalizar), o azeite de dendê, sumo do limão e parte do coentro, hortelã e salsa. Deixe ferver e, se necessário, acrescente um pouco de água. Quando os temperos estiverem cozidos, verifique o sal e finalize com coentro, hortelã, o restante do leite de coco e azeite de oliva.
Dicas
- sirva acompanhado de arroz branco e farofa
Nenhum comentário:
Postar um comentário