quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

É tempero mineiro uai!!!

olha ele aí separadinho para o tempero do frango
frango no prato, pronto para matar minha fome...huuummm!!!

Já faz tempo que recebi da mãe de Flave, uma amiga querida, um presente especial. Um pote enorme de um tempero feito com produtos de sua terrinha, que fica lá pelos lados de Minas Gerais.

Esperta, por estar pelas bandas de cá, em Salvador, ela adaptou o tempero aos produtos encontrados aqui. Não sei quais foram esses produtos, segredinho de família!!! Eu só sei que o danado é gostoso...

Bem, a receita do tempero mineiro deixo por conta da criatividade de cada um, mas compartilho a foto, para vocês terem uma ideia de como ele é, e a receita do meu filezinho temperado com ele, regado ao molho de cebola e ervas aromáticas, que ficou uma delícia.

Ingredientes
6 filés de frango
Quanto baste de tempero mineiro
1 cebola picada
Quanto baste de azeite de oliva
Quanto baste de salsa bem picada
Quanto baste de coentro picado
Quanto baste de cebolinha picada
Quanto baste de hortelã picado
Quanto baste de alecrim

Preparo
Abra o filé e espalhe sobre cada lado o tempero mineiro, com cautela, já que ele é bastante concentrado em sal. Frite em azeite até ficar dourado. Reserve. Em uma panela à parte, coloque um pouco de azeite de oliva, coloque a cebola e doure levemente. Acrescente as ervas, deixe levantar aroma e deligue o fogo. Complete o molho com bastante azeite de oliva, uma pitada de sal e coloque sobre o frango. Sirva em seguida.

Dicas
  • substitua o tempero mineiro por uma marinada, feita com 2 dentes de alho bem picado ou moído, 1 colher de chá de pimenta branca, ½ limão pequeno, ½ laranja, sal e azeite de oliva. Misture tudo e espalhe sobre o frango.
  • sirva acompanhado de arroz integral e cenouras salteadas no azeite

Um comentário:

Flaviana disse...

Oi Telminha,
o tempero mineiro não é segredo de estado não, risos... basta misturar alho, cebola, pimentão, cheiro verde, manjericão, orégano, pimentas, alecrim, louro, um pouco de vinagre (pra conseguir bater tudo no liquidificador) e, ao final, acresentar o sal até ficar com consistência firme, como uma pasta. Geralmente a proporção é de 5kg de sal para 1kg de alho e 1/2kg de cebola. Risos...
Que bom que vc gostou, espero que seja muito útil nas suas aventuras culinárias.
Beijo grande!