Para o nosso paladar (eu, meu marido e meu filho) o pernil é a parte mais saborosa e é ótimo que esteja entre as menos calóricas!!! Sempre fiz da forma tradicional: cozida, depois assada, regada com o molho do cozimento, etc. deixando-a muito gostosa. Mas dessa vez achei que seria interessante colocar um molho diferente e a combinação ficou maravilhosa!!!
Anota aí a receita!!
Ingredientes para o pernil
1 ½ de pernil de porco
300ml de vinho branco seco
2 dentes de alho bem picados
1 cebola bem picada
3 colheres de sopa de óleo
½ pimentão pequeno
3 colheres de sopa de polpa de tomate
Quanto baste de salsa
Quanto baste de coentro
Quanto baste de hortelã
Quanto baste de pimenta do reino
Quanto baste de sal
Ingredientes para o molho de vinho
½ cebola bem picada
2 colheres de sopa de azeite de oliva
½ xícara de vinho branco seco
½ xícara de azeitonas pretas picadas
Caldo do cozimento do pernil
Quanto baste de salsa
Quanto baste de sal
Preparo
Limpe o pernil e tempere com sal, pimenta, um dente de alho, a metade da cebola, uma xícara de vinho, e deixe marinando na geladeira de um dia para o outro. Para o cozimento, refogue a outra metade da cebola e o alho em óleo quente e doure levemente. Acrescente o pimentão, a polpa de tomate e encorpore a carne marinada. Refogue mais um pouco, acrescente água e cozinhe até a carne ficar macia. Finalize com coentro, salsa e hortelã picados. Separe a carne do liquido, coloque em um refratário com um pouco de óleo e leve ao forno para assar; Reserve o caldo do cozimento para utilizar na preparação do molho.
Em uma panela à parte, refogue a cebola no azeite até dourar. Acrescente o vinho, deixe evaporar o álcool e encorpore o caldo reservado (se necessário, coloque um pouco de água) e deixe ferver até dar uma reduzida no caldo. Retire do fogo e passe na peneira. Coloque o restante dos ingredientes, exceto a salsa, volte ao fogo e deixe ferver mais um pouco até tomar gosto e finalize com a salsa. Enquanto o pernil estiver no forno, de vez em quando, regue-o com esse molho para não ressecar, deixando um pouco para colocar no final: cinco minutos antes de retirar do forno. Sirva em seguida.
Dicas:
depois de pronto deverá ficar 500ml de molho
se preferir um molho mais encorpado, depois de passar pela peneira e voltar ao fogo, coloque um pouco de farinha de trigo (aproximadamente 1 colher de sopa), mexendo sempre para não embolar.
Deixe para colocar o sal no molho no final do cozimento, pois o caldo da carne já contem sal e as azeitonas também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário