quinta-feira, 12 de maio de 2011

Escondidinho de carne de sertão



O escondidinho é um prato bem interessante. Quando sai do forno, parece uma lasanha, mas quando a gente passa a colher, logo percebemos que ambos são bem diferentes. Tipicamente nordestino, o escondidinho tem como base o aipim, carne seca e queijo coalho. Mas, assim como a lasanha, podemos brincar um pouco com os seus ingredientes. Nesse caso aqui, o queijo coalho eu substitui por pedaços de mussarela e queijo parmesão ralado no ralo grosso, acrescentei creme de leite no purê e.... bem, a receita está logo abaixo. Meus amores – marido e filho – adoraram! Sem falar em uma visita inesperada, amigo do meu filho, que também elogiou muito.

Ingredientes do purê

1 kg de aipim

200 gr de creme de leite

3 colheres de sopa de manteiga

1 xícara de leite

Ingredientes do Recheio

600 gr de carne de sertão

½ cebola grande cortada em tiras

½ xícara de cebolinha picada

½ xícara de salsinha picada

Quanto baste de queijo parmesão ralado

Quanto baste de queijo mussarela em cubos

Azeite de oliva para untar o pirex

Quanto baste de requeijão cremoso

MODO DE PREPARO

Purê: Cozinhe o aipim em água e pouco sal. Passe pelo processador, leve ao fogo, acrescente o leite, a manteiga e faça um purê. Finalize com o creme de leite e reserve.

Recheio: Retire bastante o sal da carne e cozinhe em panela de pressão até ficar macia, uns 35min. Desfie, retirando toda a gordura. Aqueça uma panela, coloque óleo, e quando esquentar coloque a cebola e refogue até um dourado leve. Acrescente a carne desfiada e refogue até pegar o gosto da cebola – vá soltando a crosta do fundo da panela com uma espátula – e ficar crocante. Desligue o fogo e nessa hora coloque a cebolinha e a salsa.

Montagem: Unte um refratário com azeite de oliva e coloque parte do purê. Espalhe o recheio de carne, e por cima, um pouco de requeijão cremoso e cobrindo com o restante do purê. Espalhe cubinhos de mussarela – pressione um pouco misturando ao purê - por cima o parmesão. Leve ao forno até gratinar.

Com que servir:

Sozinho, pois o escondidinho é um prato completo, não necessita de acompanhamento, ou para aqueles que não disensam uma saladinha, um mix de folhas com rúcula, alface, agrião.... azeite de oliva e huuuuummmm, difícil vai ser parar de comer!! rs. rs.


Nenhum comentário: