Como já falei, fico feliz quando consigo transformar as sobras dos alimentos em novos pratos, e aproveitar está sendo meu desafio, ultimamente. Quando faço uma receita nova, depois de pronta, nem eu mesmo acredito, que tudo aquilo seria jogado no lixo. Ando juntando até os talos da salsa, da acelga, as cascas dos legumes, e acreditem, muitas vezes são transformados em pratos, não só gostosos como, muitas vezes, bastante nutritivos.
Acho um absurdo ter que jogar fora todas as cascas dos legumes, os talos das ervas, ou sobras que poderiam estar sendo aproveitados para consumo. Por mais que faça caldo com as cascas, não utilizo o suficiente, tenho pouca gente em casa, sabe como é, acaba ficando muito caldo congelado. Tinha que achar um jeito de aproveitar mais esses produtos, que para todos os efeitos, seriam jogados fora. Não vou entrar em paranóia e ficar fazendo tudo com casca ou, com os talos, claro. Mas gente, acreditem, dá uma sensação de desperdícios sabe? Fico imaginando quanto desses produtos são jogados em lixos de restaurantes, lanchonetes.... E em nossas lixeiras, já pararam prá pensar? Pois é, baixei um decreto para mim mesma: vou aproveitar o máximo que puder de tudo e, um dia na semana, o meu cardápio será complementado com sobras ou aproveitamento.
Hoje eu fiz frigideira de cascas de legumes e talos de ervas e não é que ficou boa!. Segue a receita da minha frigideira nutritiva.
Fiz assim: juntei todas as cascas das verduras que utilizei; batata, cenoura, chuchu, fui juntando também os talos das ervas, como coentro e salsa e também os talos de acelga, rúcula, as sobras de frango e de arroz. No dia de fazer, ou seja hoje, iniciei o processo, colocando as cascas e os talos da acelga para ferver por uns 15min. (para tirar aquele gosto de casca crua e amolecer um pouco o talo da acelga, que é bem durinho). Depois escorri e passei no processador, juntamente com os talos das ervas, a sobra de arroz e reservei. Piquei meia cebola, pimentão verde, amarelo e vermelho, isso pq eu tinha dos três, mais ou menos um 1/4 de cada um e reservei.
Esquentei a frigideira, coloquei um pouco de óleo, para não queimar a manteiga, e depois acrescentei uma colher de sopa, generosa, de manteiga. Refoguei a cebola, acrescentei os pimentões e incorporei o recheio reservado. Quando ficou bem incorporado, coloquei meia xícara de chá da sobra de frango desfiado, (pode colocar maior quantidade se quiser), pedaços de queijo prato, salpiquei manjericão, pimenta do reino, retifiquei o sal e quando desliguei o fogo acrescentei um quarto de xícara de chá de rúcula em tiras e finalizei com uma caixinha (200gr) de creme de leite. Estava pronto o meu recheio. Coloquei em um refratário e cobri com ovos batidos, preparados com duas claras em neve, acrescido de duas gemas, duas colheres de sopa de farinha de trigo, como para fazer omelete e coloquei no forno até dourar. Façam e me digam o que acharam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário