domingo, 16 de outubro de 2016

Bolo de claras com frutas cristalizadas


Antes de descartar as claras, pensem duas vezes. Delas, também saem delicias de dar água na boca, como suspiros, pudins e bolos. Por isso, sempre que faço receitas que só levam gemas, como empadões, queijadinhas, etc, eu dou logo uma utilidade para as claras. Se eu perceber que não vou usá-las em uma semana, tempo em que podem permanecer na geladeira, eu as coloco num saquinho plástico e congelo (claras podem ser congeladas por, até, 30 dias). Quando tenho uma oportunidade, eu as utilizo. Como eu fiz ontem, com algumas que estavam congeladas, já há quase um mês. 

De todas as receitas que eu faço para aproveitar as claras, este bolo é o meu xodó. Uma delicia, com gostinho de limão e recheado de frutas cristalizadas. Bem legal para saborear com um cafezinho quentinho, hummmm! 

Querem experimentar? 

Ingredientes
2 colheres (sopa) caprichada de manteiga
2 xícaras (chá) não muito cheias, de açúcar
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento 
2 limões grandes - raspas da casca
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas
6 a 7 claras batidas em neve

Preparo
Unte e polvilhe uma forma de buraco no meio e forre o fundo com papel manteiga. Unte também o papel com manteiga e reserve. Bata o açúcar com a manteiga, até ficar uma pasta úmida. Junte a farinha, o leite e misture, sem bater. Acrescente as raspas de limão e misture mais um pouco. Adicione o fermento e, por ultimo, as claras em neve. Coloque parte da massa (mais da metade) na forma reservada e espalhe as frutas cristalizadas. Cubra com a outra parte da massa (não tem problema se a massa não cobrir tudo, pois as frutas irão descer). Asse em forno preaquecido a 180º até dourar.

Dica:
- se desejar um sabor mais acentuado de limão, coloque um pouco do sumo da fruta 
- ao congelar as claras especifique a data do congelamento, a validade e a quantidade de claras.  
- as claras devem estar totalmente descongeladas, em temperatura ambiente, antes de serem utilizadas

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Naked cake com cocada cremosa





Eu sempre tive muita curiosidade de fazer um naked cake, mas confesso que, na minha cabeça, era mais beleza que sabor. Talvez, porque sempre que alguém fala dele, logo vem aquela conversa de que esse bolo não pode ser muito fofo... úmido, ou seja: esqueça aquela massa molhadinha das tortas. E eu que, como já disse aqui algumas vezes, quando encasqueto com uma coisa não sossego enquanto não faço, fiquei catando uma oportunidade só para matar a curiosidade (ou o encanto), ou me apaixonar de vez por essa lindeza de encher os olhos que é o naked cake. Por isso, no último sábado eu botei a mão na massa e fiz este bolo pelado, para fazer um mimo a uma sobrinha querida que estava aniversariando.

Nem preciso dizer o quanto a aniversariante ficou feliz com este naked cake mas, obviamente, que eu também me apaixonei por ele, né gente? até porque, não há quem não se apaixone por esse charme. Só que, antes de me encantar tanto, os dias que antecederam eu passei atormentada pelos possíveis desastres que poderiam ocorrer. Verdade! Primeiro, por medo da massa ficar ressecada, coisa que eu não me perdoaria, já que eu não suporto um bolo seco. Depois, o medo de desmoronar por deixá-lo muito úmido... fofo demais... Essas coisas! Que bom que tudo deu certo! Claro, para na textura ideal eu reduzi um pouco o fermento e a manteiga da minha receita original. Também contei com um santo remédio, ou melhor: uma caldinha super milagrosa com pau de canela para deixá-lo mais molhadinho.

Depois da receita, não esqueçam de olhar as dicas, elas são super importantes para vocês arrasarem neste bolo lindo e saboroso!

Espero que gostem!

Ingredientes

Bolo (receita para cada disco de bolo)
250g de manteiga
270g de açúcar refinado
4 ovos
200ml de leite
330g de farinha de trigo
1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)
5g de fermento

Calda
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de água
1/2 pau de canela

Recheio
3 latas de leite condensado
300g de creme de leite de caixinha
750ml de leite
900g de coco ralado
60g de manteiga sem sal

decoração
2 a 3 ameixas frescas
900g de morangos frescos
500g de uvas
Quanto baste de açúcar de confeiteiro

Preparo

Bolo
Unte uma forma de 30cm de diâmetro (fundo e lateral). Polvilhe apenas o fundo e forre-o  (o fundo) com papel manteiga e unte com manteiga. Reserve. Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro. Adicione os ovos e bata mais. Fora da batedeira, acrescente a farinha de trigo, intercalando com o leite, e vá misturando delicadamente com a ajuda de um fuê. Adicione a baunilha e por fim o fermento. Passe a massa para a forma reservada e leve ao forno preaquecido a 180º até o teste do palito.

Calda
Junte tudo e leve ao fogo para ferver até formar uma caldinha leve. Reserve para molhar o bolo.

Recheio
Misture todos os ingredientes e cozinhe até que solte do fundo da panela. Quando a cocada cair da colher aos pedaços e formar pequenos montes, estará pronta. Deixe mornar e leve à geladeira de um dia para o outro, preferencialmente. Use para rechear o bolo.

Montagem
Para começar a montagem, pegue um bolo, desenforme sobre uma bandeja ou o fundo de uma forma, forrada com saco plástico, retire o papal manteiga do fundo e desvire-o sobre a superfície onde irá fixar o bolo. Molhe com a calda e espalhe uma porção generosa do recheio. Faça o mesmo com o outro bolo. No último bolo, espalhe um pouco da cocada (aqui não precisa ser muito) e decore com as frutas. Por fim, utilizando uma peneira pequena, polvilhe açúcar de confeiteiro sobre as frutas e o bolo

Dicas
- para um melhor resultado, utilize ingredientes em temperatura ambiente para fazer o bolo
- este tipo de bolo, além de não ter cobertura, o que irá deixá-lo menos protegido, leva um recheio mais consistente e numa quantidade maior que outras tortas, por isso não pode ser muito fofo e úmido, para não correr o risco de desmoronar. Sendo assim, não molhe muito.
- para facilitar virar o bolo na hora de montar, deixe-o antes na geladeira por, aproximadamente, quatro horas.
- para deixar o trabalho mais perfeito e facilitar um eventual transporte do bolo, monte a torta sobre um disco de isopor, no diâmetro um pouco menor que o bolo, e depois transfira para a superfície onde ele ficará definitivamente.
- depois de serem higienizadas adequadamente, seque bem as frutas com papel toalha antes de colocar no bolo

sábado, 8 de outubro de 2016

Mini torta de carne de sertão com banana da terra



A pessoa espera o ano inteiro por umas férias e, quando elas chegam, logo na segunda semana é surpreendida por uma virose daquelas, a ponto de fazer ir por terra todos os planos... Projetos... Fazer o que né? Ainda bem que, antes de ser pega de jeito, eu pude atender um pedido da minha sobrinha Mônica (ela tem o mesmo nome da tia, minha cunhada), de elaborar e preparar o cardápio, para receber um casal de amigos seu, que vieram de fora do Brasil e visitavam a Bahia pela primeira vez. Imaginem a responsabilidade!

O encontro foi de noite, por isso eu tive que optar por um cardápio mais leve. Mesmo assim, eu dei um jeitinho de mostrar aos nossos visitantes, um pouco do que tem no tabuleiro da baiana. Para isso, eu fiz abará, acompanhado de vatapá. Ainda teve beiju com carne de fumeiro e cebola caramelizada, tortinha de carne de sertão com banana, empadinha de frango com calabresa e arrumadinho de carne do sol. Já os doces, foram bem representados por bolo de milho com cobertura de brigadeiro de milho, queijadinha e tortinha de limão. 

Para fazer nossos queridos convidados voltarem, ainda que fosse só por causa das delicias baianas, eu precisava encantá-los. Espero que tenha conseguido, né gente? Simpáticos e super interessados em saber tudo sobre os pratos que estavam à mesa - ingredientes, forma de fazer e tudo mais - eles degustavam um a um, buscando identificar no paladar os ingredientes de cada um deles, como se tentasse guardar na memória o gosto das coisas da Bahia. 


Ah... Mas nada disso tem sentido, se eu não vier aqui compartilhar com vocês, acreditem!

Quero trazer tudo, mas vamos por partes. Hoje é a vez da mini torta de carne de sertão com banana. Uma delicia que não há quem resista.

A receita rende, aproximadamente, 35 a 40 finger food. 

Massa 
200g de manteiga ou margarina
1 gema e 1 ovo
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de vinagre de álcool
400g de farinha de trigo, aproximadamente
Quanto baste de sal

Recheio
250g de carne de sertão
1 banana da terra grande
100g de queijo mussarela
1 copo de requeijão cremoso
2 colheres (sopa) de cebola bem picada
Quanto baste de queijo ralado
Quanto baste de coentro picado

Preparo

Massa
Junte a manteiga, a gema e o ovo, o azeite e o vinagre. Vá acrescentando a farinha de trigo, aos poucos, até formar uma massa que solte das mãos. Guarde na geladeira enrolada em filme pvc, por aproximadamente 30 min. Passado esse tempo, retire a massa da geladeira, forre o fundo e a lateral de forminhas para finger food e leve ao forno preaquecido a 180º até dourar. Enquanto assa prepare o recheio.

Recheio
Fatie  a banana e frite-a no óleo. Depois de frita, corte em pequenos pedaços e reserve. Rale o queijo mussarela e reserve. Corte a carne em cubos, dessalgue-a em 5 a 6 águas e cozinhe na panela de pressão, por aproximadamente 30 min. ou até que fique bem macia. Escorra a água e desfie a carne retirando o excesso de gordura. Em seguida, refogue a cebola até levantar o aroma. Adicione a carne e deixe refogar um pouco para agregar sabor. Acrescente coentro picado ou outras ervas de sua preferência. Retire do fogo e reserve.

Montagem da torta
Retire as caixinhas de massa do forno, que já deverão estar assadas, e preencha com os ingredientes do recheio, formando camadinhas - um pouco de carne desfiada, depois banana, queijo, requeijão cremoso e queijo ralado - e volte ao forno apenas para derreter o queijo.

Dicas:
- se optar em fazer uma única torta, em tamanho grande, não precisa cortar a banana em pequenos pedaços. Coloque as fatias inteiras nas camadas
- não deixe as tortas muito tempo no forno, para não ressecar o recheio