domingo, 28 de agosto de 2016

filezinho de frango com crosta de ervas e cebolas caramelizadas no mel


Neste sábado eu acordei meio murcha para fazer alguma coisa que valesse a pena, pelo menos eu não tinha muitas ideias... Queria mesmo era descansar da lida da semana tão intensa. Mas, quando eu entro na cozinha a coisa muda. O cansaço vai para um lado, a cozinheira encosta num assanhamento danado e não dá outra: os planos de fazer uma coisa rapida, vão para os ares.

Com alguns filezinhos de frango na minha frente, em ponto de serem grelhados, como eu pretendia, eu tive um estalo: lembrei de um empanamento de berinjelas que eu fiz há algum tempo, usando farelos de biscoitos. Na ocasião, os farelos entraram em cena por falta de farinha de rosca. Mas, desta vez, a intenção era dar uma cara nova ao meu frango sem, contudo, gastar muito tempo esquentando a barriga na beira do fogão. E consegui!!A grande diferença é que, ao invés de fritar, eu preferi assar E o maridinho, que adora uma comidinha light, super aprovou!! :)

Experimentem!! É rapidinho! 

Ingredientes

Para o filé
8 a 10 filezinhos de frango
1 xícara  (chá) de biscoito cream creackers esfarelado
1 colher (sobremesa) rasa de alecrim desidratado
1 colher (sobremesa) de orégano desidratado
1 colher (sobremesa) de manjericão desidratado
Quanto baste de sal
Quanto baste de pimenta branca
Azeite de oliva para untar a forma

Para as cebolas caramelizadas
1 cebola media fatiada finamente
4 colheres(sopa) de azeite exttra virgem
3 colheres (sopa) de mel
1 colher (chá) de canela em pó

Preparo do filé
Tempere cada filezinho com sal e pimenta branca. Reserve. Misture os farelos de biscoito e passe em cada filé, de um lado e do outro, apertando com a palma da mão para aderir bem à carne. Unte, generosamente, uma assadeira e espalhe os filés empanados. Leve ao forno preaquecido a 200º até dourar. Como sugestão, sirva acompanhado de purê de banana

Preparo das cebolas
Esquente o azeite e refogue as cebolas. Quando dourarem, acrescente o mel, a canela e misture. Desligue o fogo e sirva sobre os filés assados.

sábado, 13 de agosto de 2016

Bolo surpresa de maçã, cenoura e gengibre


Eu, toda animada para cobrir o marido de mimo, preparando muitas delicias para o dia dos pais, ele me vem com um pedido que é a cara de todo dia: frango de ensopado e um bolinho simples, para o café. Pois bem: o frango já está marinando na geladeira e, se tudo correr como eu espero, este já está garantido, para o maridinho se deliciar no almoço. Quanto ao bolinho...bem, digamos que eu tratei de deixá-lo com uma carinha mias animada, para dar um ar mais festivo e colorido.

Dando uma fuçada aqui no blog, eu encontrei uma postagem super legal de um bolo surpresa de maçãs com passas que eu não faço há tempos. Porém, quem gosta de mexer com as penelas, como eu, sabe como é difícil repetir uma receita, sem colocar uma pitaco a mais, né? Neste aqui, além de mudar a forma de preparar o recheio, eu resolvi brincar um pouco com os sabores e agreguei cenoura ralada, e gengibre, para dar um toque mais exótico ao bolo. Meu marido ficou tão curioso com a mistura, que resolveu experimentar, antes mesmo do bolo esfriar. Segundo ele, o resultado é surpreendente... maravilhoso!! E é mesmo!!

Experimentem!

Ingredientes
4 ovos
200ml de leite
270g de manteiga
270g de açúcar
330g de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de canela em pó
1 colher de sopa (rasa) de fermento

Recheio
4 maçãs descascadas e fatiadas
1/3 de xícara (chá) de ameixa sem caroço
1/2 xícara (chá) de cenoura ralada
1 colher (sobremesa) de canela em pó
1/3 de xícara (chá) de passas
1 colher (sobremesa) de gengibre ralada

Preparo

Recheio
Misture tudo, exceto a canela e reserve.


Massa
Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme claro. Adicione os ovos, um a um e bata mais. Fora da batedeira, acrescente a farinha, alternando com o leite, sempre misturando delicadamente. Adicione a canela e por último o fermento. Coloque parte da massa (mais da metade) em uma forma, e espalhe por cima, o recheio reservado. salpique canela e cubra com a outra parte da massa. Asse em forno preaquecido a 180º até dourar.