domingo, 15 de maio de 2016

Tortinha de limão


A pessoa pensa, que vai passar o fim de semana bem light, sem uma sobremesa na geladeira tentando o juízo, de repente, se depara com uma promoção de limão siciliano no mercado, daquelas que só dá uma vez na vida, já que o danadinho está os olhos da cara. Para completar, lembra que tem uma sobra de massa (um coringa que não falta, por aqui) no congelador, pedindo para ser usada, faz tempo. Juntando lé com cré, estava ali, uma boa oportunidade para deixar a simples torta de limão, ainda mais saborosa. Assim, aconteceu comigo outro dia. O jeito, foi partir para a realidade da coisa e preparar essa gostosua de derreter na boca. Fim de semana light? Ah, esse ficou para outra hora, né gente? porque ninguém é de ferro!!

Como eu disse, me dei ao luxo de fazer essas tortinhas, com limões sicilianos, porque  estavam na promoção. Mas, a quantidade pedida na receita, corresponde ao velho e conhecido limão tahiti, tá?. Porém, aqueles abusados como eu, que quiserem usar os sicilianos, eu sugiro diminuir um pouquinho a quantidade do limão (bem, eu coloquei 90 ao invés de 100ml, porque eu os considero um tantinho mais ácido, fica a dica).

Normalmente, essas tortas doces, são feitas com a massa também doce, mas hoje eu usei uma salgada, para dar um contraste ainda mais espetacular. E o resultado foi perfeito.

Aqui está a receita. Rende, aproximadamente, 45 tortinhas.

Ingredientes

Massa
200g de manteiga ou margarina
1 ovo e 1 gema
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (cafezinho rasa) de sal
Quanto baste de farinha de trigo

Recheio
2 latas de leite condensado
4 gemas levemente batidas
100ml de sumo de limão
Quanto baste de raspas de limão para decorar

Preparo

Massa
Junte os quatro primeiros ingredientes, acrescente farinha de trigo e misture até soltar das mãos. Envolva a massa em filme pvc, ou num saco plástico e reserve na geladeira, por meia hora, para deixá-la mais firme.

Recheio
Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem, com um fuê, até ficar homogêneo.

Montagem
Pegue porcões da massa e forre o fundo e as laterais de forminhas para mini torta. Adicione o recheio e leve ao forno preaquecido a 180º até dourar. Deixe esfriar, desenforme, decore com raspas de limão e sirva.

Dica:
- para deixar a massa adocicada, coloque de 100 a 150g de açúcar na hora da mistura.
- se usar margarina, prefira aquelas com lipídios de 80% para cima