sábado, 30 de abril de 2016

Carne do sol de forno




Acho que já deu para vocês notarem, que sou uma baiana boa de garfo, super apaixonada por dendê, amante de uma boa farofa, hummm!! e inclinadíssima a saborear uma fritura. Mas, é obvio que eu não ando ingerindo essas calorias todas, nos 365 dias do ano, né gente? Quem me acompanha por aqui, sabe que eu super aprovo saladas... grelhados... assados... enfim, sou do tipo que me rendo, diante de uma comida gostosa. Por outro lado, se eu puder levar à boca alimentos mais saudáveis, sem precisar abrir mão das minhas preferências, melhor. Foi o que me levou a fazer essa carne de sol. Ela tem a cara e o sabor de uma carne frita, porém é assada!! Não é legal? Com direito a rodelas de cebola e tudo, para ficar ainda mais saborosa. Eu amei! Aliás, aqui em casa ela foi aprovadíssima!!

Anota aí!

Ingredientes
1k carne do sol
1 litro de leite
120g de manteiga aproximadamente
2 cebolas cortadas em rodelas

Preparo
Deite a carne em um recipiente fundo, cubra-a com água e deixe na geladeira de 4 a 6 horas, trocando a água por 3 a 4 vezes. Feito isso, retire a água, cubra a carne com leite e deixe assim, de um dia para o outro, na geladeira. Retire o leite, envolva a carne com manteiga, deite-a em uma assadeira, com um pouco de água em volta (apenas o suficiente para cobrir o fundo da assadeira), cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por, aproximadamente, uma hora. Depois desse tempo, retire o papel, espalhe as cebolas ao redor e volte ao forno até dourar.

Dica: 
para evitar que resseque, vá regando o liquido da assadeira, de vez em quando sobre a carne, até finalizar o tempo no forno.




sexta-feira, 22 de abril de 2016

Bolo de ameixa





Meu marido, que nem sempre se derrete por doces, me pediu para fazer um bolo de ameixa, no último sábado. E eu, que não perco uma oportunidade para me debruçar sobre um doce, aproveitei a deixa, acelerei os passos na cozinha para terminar o almoço, e tratei de juntar os ingredientes para fazer esse mimo ao maridinho. Claro, no frigir dos ovos, isso não passou de uma bela desculpa, né gente? para eu me acabar nessa delícia, Hummmm! :)

Evidentemente, é um bolo simples, mas esse detalhe das ameixas, praticamente inteiras, misturadas à massa, dão a ele um toque bem especial. Tem tudo, para deixar aqueles momentos "relax".. café da manhã, chazinho da tarde, papo com os amigos.. ainda mais gostosos!!

Experimentem!!

Ingredientes
250 a 270g de manteiga ou margarina
270g de açúcar
4 ovos
200g de ameixa em calda, sem o caroço
330g de farinha de trigo
250ml de leite
50ml de calda de ameixa
1 colher (sopa) de fermento

Preparo
Corte as ameixas grosseiramente (eu corto apenas as mais durinhas, deixo as macias inteiras, pois o movimento do fuê na hora de misturá-las à massa, irá deixá-las no tamanho adequado) e reserve. Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Acrescente os ovos, um a um, batendo sempre. Desligue a batedeira e adicione o leite, intercalando com a farinha, e misture. Em seguida, acrescente as ameixas reservadas e misture mais um pouco. Por último, adicione o fermento e envolva, delicadamente. Transfira a massa para uma forma de buraco, untada e polvilhada. Asse em forno preaquecido a 180º até dourar.


domingo, 10 de abril de 2016

Berinjela grelhada



Até pouco tempo, se um alimento não me conquistasse na primeira mordida, eu torcia o nariz e não contava duas vezes, antes de abandonar o coitado, julgando ser o suficiente para desprezá-lo completamente. Depois que virei cozinheira, eu aprendi a só dizer não, para uma comida, após experimentá-la mais de uma vez. Cheguei a essa conclusão, pelo fato de ter que provar tudo que eu cozinho, gostando ou não. É nessa hora, que meu namoro com o prato começa, e eu descubro seus encantos. Então, a minha sugestão de hoje é um legume, capaz de cair no gosto à primeira mordida, ou afastar, definitivamente, qualquer comensal dele, se não respeitarmos suas particularidades, na hora do preparo: a berinjela. É verdade!! Minha paixão por ela só começou, depois de muitas garfadas. Porém, de lá para cara, nunca mais nos separamos.

A receita dessa delicia, aqui é simples, mas não se deixem levar por esse detalhe, porque o sabor é tão envolvente, que vai arrancar suspiros, tá? Falo isso, porque aqui em casa, sempre que eu faço, não sobra uma!! 

Quem gostou anota aí!!

Ingredientes: 
2 berinjelas grandes, fatiadas no sentido do comprimento
4 a 5 dentes de alho ralados
1/3 xícara (chá) de azeite de oliva
1/3 de xícara (chá) com coentro e hortelã picados
1 colher de (café) de orégano 
Quanto baste de pimenta do reino moída na hora
Quanto baste de sal
Quanto baste de azeite de oliva, para grelhar

Preparo:
Espalhe as fatias em uma vasilha, distribua sal sobre elas e cubra com água. Deixe descansar por, mais ou menos, meia hora. Enquanto isso, misture os outros ingredientes, exceto o sal (lembre-se que já foi colocado antes, portanto, só acrescente nessa etapa, se for necessário) e reserve. Depois de descansadas, escorra a água e esprema as berinjelas. Feito isso, espalhe as fatias em vasilha baixa, de forma que fiquem uma ao lado da outra, sem montar e distribua metade da mistura reservada sobre elas, espalhando bem.Vire o lado e repita a operação. Em seguida, esquente uma frigideira antiaderente, unte com azeite e grelhe as berinjelas. Sirva em seguida, como acompanhamento de carnes e peixes. 

Dica:
- se desejar, acrescente outras ervas, como manjericão, alecrim, etc.
- não dispense a etapa do descanso na água de sal, pois isso irá eliminar o gosto amargo da berinjela
- sempre que o azeite secar, na hora de grelhar, acrescente um pouco mais, até que termine as fatias
- se preferir, substitua a berinjela, por abobrinha, usando os mesmos ingredientes para temperá-la


domingo, 3 de abril de 2016

Empanada de sardinha


Faz tempo que ando tentando resgatar algumas receitinhas da minha mãe, só para não deixar ao vento e cair no esquecimento, o sabor das delicias que saiam do seu fogão. Claro que, para isso acontecer, tenho contado com a astucia e perspicácia, sem falar na boa memória, das minhas irmãs.  Os pratos são bem básicos, do dia a dia; até porque a minha mãe não era chegada a mimos de comidinha. Todavia, embora não gostasse de cozinhar, como me confessou várias vezes, sua comida tinha um sabor tão peculiar e delicioso (pode até ser coisa de filha), que deixava qualquer pessoa, que chegasse à porta da nossa casa, doidinha para se abancar na cozinha, só para ficar mais perto do aroma que exalava das suas panelas.

Quando eu descobri essa receita em meio às minhas anotações, eu recebi como um presente, deixado por mainha. É bem verdade que eu precisava de alguns detalhes, que não constavam nas minhas anotações, mas logo foram esclarecidos por Taninha, minha irmã, que me passou tudo, tim-tim por tim-tim. Era um daqueles pratos que não faltava nos eventos da nossa casa, tanto, que perdi a conta de quantas vezes eu a vi à beira do fogão, preparando essa empanada. Uma gostosura, que eu não podia deixar de compartilhar com vocês. Além do recheio pra lá de bom, tem uma massa tão leve.. bem diferente das que eu costumo ver no meu dia a dia. É de dar água na boca, podem acreditar!!

Confesso, que não deixei de dar aqui o meu pitaco de cozinheira metida, tá? Além do mais, eu não usei sardinha em lata, como pede a receita; aproveitei a sobra da sardinha na pressão, que fiz para o almoço, e preparei o recheio. Ficou super legal :)

Agora, chega de prosa, né? Vamos à receita!!

Ingredientes
Recheio
2 latas de sardinha
1/2 cebola picada
1 tomate picado
1/3 de pimentão picado
1/3 de xícara (chá) de cheiro verde - coentro, hortelã, cebolinha
2 colheres de (sopa) de extrato de tomate
Quanto baste de sal

Massa
4 ovos
1 xícara (chá) de óleo
2 colheres (sopa) de margarina
3 xícaras (chá) de leite
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento
Quanto baste (1 colher de cafezinho rasa, aproximadamente) de sal

Preparo

Recheio
Refogue a cebola em um pouco de azeite, acrescente o tomate e o pimentão. Em seguida, adicione as sardinhas, sem o liquido, o sal e misture para que o peixe se desfaça um pouco. Acrescente água, apenas o suficiente para o cozimento dos temperos. Deixe o liquido reduzir, finalize com o cheiro verde e desligue o fogo. Reserve.

Massa
Bata as claras em neve, acrescente as gemas e bata bem. Adicione a manteiga, o óleo, o sal e bata mais um pouco. Fora da batedeira, acrescente o leite e misture, intercalando com a farinha de trigo. Por último, acrescente o fermento. Coloque parte da massa (mais da metade), em uma assadeira untada com margarina ou óleo e polvilhada com farinha de trigo, espalhe por cima o recheio reservado e cubra com o restante da massa. Asse em forno preaquecido a 180º até dourar.

Dicas:
- se desejar, aproveite sobras de (frango, carne assada, frutos do mar) e crie outros recheios para essa massa
- deixe um pouco da farinha de trigo, para misturar ao fermento, antes de adicioná-lo à massa
- para saber se a empanada está assada, espete um palito, se sair limpo, está pronta