domingo, 27 de dezembro de 2015

Rosca de Natal




De uns dias para cá, eu me deixei levar pela emoção, pelas lembranças... deu saudade dos que estão distantes, daqueles que já de foram... Enfim: me joguei, de cabeça, no sentimento de amor, que é o Natal. Às vezes, é bom deixar o coração falar por nós, né não? Talvez por isso, eu tenha mergulhado nas panelas, de tal forma, que, quando dei por mim, já era final de tarde da véspera de Natal. E, devo dizer, que toda essa emoção aflorada, me inspirou a caprichar!! 

A nossa ceia este ano, foi na casa da minha cunhada,Telma. Diferentemente do ano passado, que a reunião da noite de Natal, aconteceu na casa da minha sogra. Fora isso, nada mudou: a família toda reunida, a alegria de sempre, as conversas gostosas e, claro, muita comilança. Afinal. são nesses momentos que a mulherada coloca em prática seus dotes culinários e se joga na cozinha, esquentando a barriga na beira do fogão, preparando gostosuras. Então, já viram, né? Cada um leva seus quitutes e, no final, é uma mesa enorme, com pratos deliciosos, para todos os gostos. :)  

Como eu disse: este ano, eu me espalhei. Além do peru, que já é de praxe, também fiz a farofa com os miúdos; uma torta salgada, de frango com calabresa; uma torta doce, de chocolate com café e essa rosca doce, que na verdade, é parecida com a do ano passado, que eu acabei não postando. Mas, dessa vez, eu não podia deixar passar batido: trouxe a receita para vocês. 

Aqueles que estiverem a fim de suar um pouquinho, que venham!! Aproveitem a ceia da virada do ano, e preparem essa tentação. Ou então, façam em qualquer dia, quando sentirem vontade!! Pois, quem disse, que precisa ser Natal ou Ano Novo, para comer uma delicia dessa, hem? 

Se joguem!!

Ingredientes

Massa
500g de farinha de trigo
10g de fermento biológico seco
1/2 xícara (chá) de açúcar
200g de batata doce 
2 ovos
3 colheres (sopa) de manteiga
150ml de leite morno
7g de sal

Recheio
1 1/2 xícara (chá) de frutas cristalizadas
1/2 xícara chá de uvas passas
50g de ameixas secas sem caroços
50g de coco ralado
Quanto baste de açúcar para polvilhar

Decoração
Quanto baste de ameixas secas sem caroços
Quanto baste de cereja (opcional)
Quanto baste de frutas frescas (opcional)

Preparo
Cozinhe a batata, sem a casca e amasse como um purê. Reserve. Em uma vasilha, junte a farinha de trigo, o açúcar, o fermento e misture. Adicione a batata reservada, os ovos e a manteiga. Nesse momento comesse a sovar. Transfira a massa para uma bancada, acrescente o leite, aos poucos, e o sal. Sove bem até a massa ficar macia. Se ainda ficar um pouco grudenta, não tem problema, use uma espátula para ajudar a soltar da mesa e, unte também as mãos, com óleo para facilitar o manuseio (se tiver uma maquina de fazer pão, coloque na função massa, bata até a primeira parada. Desligue a maquina, transfira o conteúdo para uma bancada enfarinhada e continue o processo, manualmente). Abra a massa com as mãos, formando um retângulo e espalhe os ingredientes do recheio. Enrole como um rocambole e feche, formando um circulo. Deixe descansar até crescer. Pincele com gema, faca cortes na superfície, decore com ameixa, cereja, polvilhe açúcar e asse em forma untada com óleo e forno preaquecido a 180º , até dourar. Desenforme, após uns 15min, pincele manteiga e polvilhe açúcar. Se desejar, coloque frutas frescas, no centro, para decorar. 




quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Comidinha na caneca



Tem coisa mais fofa, que ganhar um presente original? Então, que tal surpreender alguém super querido, com um presentinho de Natal feito por você? Pois é, hoje eu trouxe uma ideia que, além de fofa, é de dar água na boca: comidinha na caneca! 

Para rechear meu presentinho, optei por um bolo de limão, recheado com doce de leite. Mas, pode ser bolo de limão com morango fatiado,  esse aqui, ou o que a sua imaginação alcançar. Ou Se jogue nessa ideia, e faça um mimo a alguém especial, neste Natal!!

Tenho certeza que, fazer essa delícia, vai ser tão divertido, que você não ficar em uma só. Mas, aqui, as quantidades são relativas a uma unidade,  ok?

Vai precisar: 
1 caneca
1 porção de bolo recheado
Quanto beste de confeitos coloridos
1 saco transparente decorado que comporte a caneca
1/2 metro de fita colorida para fechar
1 garfo descartável para acompanhar

Como fazer:
Prepare o bolo, e o recheio de sua preferência. Depois do bolo pronto e, devidamente recheado, corte uma porção, com a ajuda de um aro, no diâmetro da caneca. Encha-a com o bolo, cubra com um doce (pode ser o mesmo recheio), ou brigadeiro, e decore com confetes coloridos. Coloque a caneca dentro de um saquinho transparente, e feche com uma fita colorida. Prenda um garfinho descartável, dando um nó com a fita e finalize com um laço.






sábado, 5 de dezembro de 2015

Bolo de canela recheado com banana




Quem de vocês gosta de banana com canela? Eu adoro!! Acho a combinação perfeita!! Então, comecem a imaginar a delícia que é esse bolo, ta? Na verdade, eu resgatei essa receita, do cardápio do meu Moema Café. Com uma diferença: lá, eu fazia em porções individuais, como um bolinho, quase um cupcake. O legal, é que ele tinha tanta saída, que já contava, até, com clientes cativos, que era fãs do meu bolinho. Mas, dessa vez, eu me joguei nessa deliciosa e perfeita combinação, só para fazer um mimo aos meus queridos, Túlio e Nalu, e ao meu maridinho lindo, que anda se entregando aos doces de uns tempos para cá. E eu confesso: fazer mimos de comidinhas, é comigo mesma!! Imagina, se eu vou perder a oportunidade de receber uns aplausos depois!! Afinal, a cozinheira aqui, também gosta de um glamour, tá?  

Anota aí a receita!!

Ingredientes
250 g de manteiga ou margarina
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
200 ml de leite
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
3 bananas da prata cortadas em rodelas
1 colher (sobremesa) de canela em pó
Quanto baste de canela para polvilhar
Quanto baste de açúcar para polvilhar

Preparo
Unte uma forma com manteiga ou margarina e polvilhe com farinha de trigo. Reserve. Bata a manteiga com o açúcar, até ficar um creme bem homogêneo e claro. Acrescente os ovos e bata bem (quanto mais bater, melhor). Fora da batedeira, acrescente o leite, intercalando com a farinha (separe um pouco, para juntar ao fermento), sempre misturando delicadamente. Acrescente a canela e por fim, adicione o fermento, juntamente com a farinha separada e envolva delicadamente. Pegue a forma reservada e coloque uma parte da massa (pouco mais da metade). Espalhe por cima as rodelas de banana (guarde algumas, para colocar no final). Polvilhe canela e cubra com a outra parte da massa. Distribua rodelas de banana  e, com a ajuda de uma peneira, polvilhe sobre elas, canela e açúcar. Asse em forno preaquecido a 180º, até o teste do palito