segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Cuscuz de tapioca

 

 O coco e a farinha de tapioca são quase alma gêmea, um do outro, vocês não acham? Claro que o coco é um artista né? pq se sai bem com tudo que aparece pela frente. Mas vamos combinar: a mistura dos dois dá tão certo, que é capaz de resultados surpreendentes. Querem ver? dessa união, sai, desde uma simples tapioca torrada com coco, até uma torta super elegante, de dar água na boca. Tudo por conta de versatilidade da farinha de tapioca.

Dos pratos regionais feitos com esse farinha, o cuscuz, é um dos, que evidencia bem essa versatilidade. Ele pode ser servido, tanto na forma tradicional; pela manhã, no lanche, à noite, sempre acompanhado de um bom café; ou como uma sobremesa super envolvente, coberto com leite condensado... Hummmm, capaz de conquistar o paladar apurado, de um nordestino, e as papilas gustativas, de uma paulista, que ama os sabores da nossa Bahia: são dois amores que eu tenho em casa.


A receita? mais simples, não poderia ser.

Ingredientes
3 xícaras (chá) de farinha de tapioca em flocos
300 ml de água
1 coco seco
2 xícaras (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (cafezinho) rasa de sal
Quanto baste de bagaço de coco
1 lata de leite condensado (opcional)

Preparo
Descasque o coco, corte em tiras finas e liquidifique, juntamente com a água. Depois de bem triturado, passe a mistura por uma peneira fina, ou por um pano limpo (eu gosto de usar duas toucas descartáveis, limpas, claro!!) espremendo bem o coco, para retirar o leite. Reserve. Coloque em um bowl a farinha de tapioca, o açúcar e o sal. Adicione o leite, o leite de coco, um pouco do bagaço de coco e misture com uma espátula, para deixar a massa bem homogênea. Passe essa mistura para uma vasilha e leva ao refrigerador, para descansar, por aproximadamente, duas horas. Sirva decorado com bagaço de coco.

Se preferir dar uma cara de sobremesa charmosa, ao doce, coloque a mistura em pequenas taças, ou potinhos individuais e, só então, leve ao refrigerador. Sirva regado com leite condensado.





sábado, 7 de novembro de 2015

Bolo de laranja com cenoura e avelã


Outro dia, meio por acaso, dei de cara com avelãs em promoção, no supermercado. Coisa rara, né gente? O preço estava tão bom, que não deu para resistir. E, parece brincadeira: tinha um único pacotinho, meio que jogado em uma seção qualquer!! Com jeito de que, só estava mesmo, esperando por mim!!! Não sei, mas o certo é que eu trouxe as avelãs para casa, com a receita de um bolo, quase completa, na cabeça.

Se tem uma coisa que eu gosto de fazer, é bolo. De comer também, claro!! Mas fazer, me dá um prazer... Adoro brincar com as possibilidades de sabores, cores e texturas que cada ingrediente irá despertar, principalmente, na hora de comer. Isso mexe com a minha imaginação, é super legal. Mas, quando eu comprei as avelãs, eu queria, sobretudo, satisfazer o desejo do meu filhão, maravilhoso, que, por andar com saudades dos meus quitutes e guloseimas, me pediu, com tanto carinho, que eu fizesse um bolo, para ele. A hora era essa :)

Sabem aquele bolo de vó? Fofinho e molhadinho? Pois, esse é assim mesmo!! Como se não bastasse, dei a ele uma leve crocância, acrescentando as avelãs picadas. Agora, para a situação ficar ainda melhor, eu sugiro um cafezinho e... Hummmm!!! Resistam a isso? O filhão, não resistiu.

Então, preaqueçam o forno, untem a forma, separem os ingredientes e façam esse bolo, delicioso!

Ingredientes
250 g de manteiga
270 g de açúcar
4 ovos
330g de farinha de trigo
150ml de leite
100 ml de suco de laranja
Quanto baste de raspas da casca de laranja (aproximadamente, 2 laranjas)
1 xícara de cenoura ralada
1/2 xícara de avelã picada
1 colher (sopa), rasa, de fermento

Preparo
Bata o açúcar com a manteiga até ficar um creme claro. Acrescente os ovos e bata ainda mais, por uns 3 minutos. Desligue a batedeira e adicione a farinha, aos poucos (guarde um pouquinho, mais ou menos umas 3 colheres de sopa, para juntar ao fermento no final), intercalando com o leite, e misturando delicadamente, com a ajuda de um batedor balão. Quando acabar o leite, acrescente o suco de laranja, depois a cenoura e as avelãs picadas, sempre misturando. Por fim, junte o fermento, misturado ao pouquinho da farinha de trigo, que ficou reservada e envolva, delicadamente. Passe a massa para uma forma untada e polvilhada, e asse em forno preaquecido a 180º, até dourar.