sexta-feira, 15 de maio de 2015

Pudim de iogurte frutas vermelhas


Eu fiz esse pudim no último domingo, queria comemorar o meu dia das mães com uma dose beeeem generosa de gordice. Por outro lado, juro que eu não queria embarcar nessa sozinha, pois minha intenção era levar o doce para um lanchinho na casa da minha sogra, já que tínhamos combinado (eu e as cunhadas) uma sessão de gulosices por lá, nesse dia. Porém, choveu tanto aqui em Salvador no último fim de semana, que resolvemos adiar a sessão. Com isso, acho que o universo conspirou a meu favor, porque o meu único concorrente acabou sendo o meu maridinho, que super aprovou essa versão do pudim com frutas vermelhas, uma adaptação do que foi apresentado por Ana Maria Braga, já que o dela é de iogurte grego tradicional, que eu também já fiz aqui em casa e é tão gostoso quanto esse.  

Bem, como eu usei um iogurte de frutas, achei melhor apenas misturar com um fuê, ou batedor balão (misturei bastante) e não liquidificar, como pede a receita, para manter intactos os pedacinhos das frutas que vem dentro do iogurte. 

No frigir dos ovos, é fácil, fácil!!

Ingredientes
Pudim
2  latas de leite condensado
1 caixa de creme de leite
4 potes de iogurte grego frutas vermelhas
Óleo para untar

Calda
3 xícaras de morangos cortados em 4 
½  xícara (chá) de açúcar
Suco de ½ limão
½ colher (sopa) de amido de milho

Preparo

Pudim
Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bastante com um fue, até que fique um creme homogêneo. Feito isso, transfira a mistura para uma forma de pudim untada com óleo, e asse em banho maria, em forno preaquecido a 180º até dourar. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e desenforme com delicadeza. Em seguida, leve ao refrigerador, por aproximadamente, duas horas. Cubra com a calda de morango e sirva bem gelado.

Calda
Leve ao fogo os morangos, juntamente com o açúcar e cozinhe por, aproximadamente, 5 minutos. Acrescente o suco de limão, o amido de milho e cozinhe até encorpar. Deixe esfriar e derrame sobre o pudim. 

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Bacalhau no pote

 

Confesso que, ao assistir a preparação dessa receita da Neka, no programa Fome de que? – no Discovery home&health - eu me encantei muito mais pela novidade, já que era uma maneira diferente de cozinhar bacalhau, que pelo prato em si. Por isso, não demorei muito em querer fazer, fiquei curiosa para ver qual seria o resultado ao vivo, na minha cozinha, e me surpreendi de tal forma que achei legal compartilhar aqui com vocês.

Bem, para não dizer que não segui à risca a receita original, eu substitui a pimenta dedo de moça pela de cheiro, porque eu queria deixar o prato um pouco mais picante. Já a forma de preparo e de cozimento eu procurei seguir cada passo, tudo para não dar margem a resultados negativos e deu certo. Tirando o fato da borracha, que veda a tampa do pote, ter grudado na hora de abrir, me tirando um pouco a paciência - vocês sabem que essas coisas normalmente não acontecem na TV, pelo menos para que a gente veja, porém, gostam de aparecer de surpresa na cozinha de casa, só para nos deixar em maus lençóis - no mais, foi tudo maravilhoso. O bacalhau, que já tem sabor bem marcante, ficou ainda mais especial. Agora, atentem para um detalhe super importante: não abram mão de um bom azeite tá gente? tem que ser extravirgem, com acidez máxima de 0,5 para ter um resultado bem legal e a felicidade ser completa.

Para acompanhar, eu fiz uma saladinha de grão de bico e umas batatas assadas que caíram super bem, porém, são apenas dicas ok?

Ai vai a receita

Ingredientes
800g de lombo de bacalhau dessalgado
2 folhas de louro
1 pimenta dedo de moça (eu usei de cheiro) 
4 dentes de alho
Quanto baste de azeite de oliva extra virgem

Preparo
Coloque o lombo de bacalhau em um pote de vidro com tampa e borracha vedante, em seguida acrescente a pimenta, o alho e a folha de louro. Adicione azeite de oliva até cobrir o peixe e tampe o pote. Proteja o vidro enrolando-o em um pano de prato e coloque-o em uma panela de pressão, com, aproximadamente quatro xícaras de água para cozinhar por 30 minutos, após a panela apitar. Deixe esfriar um pouco, retire o pote da água e, com muito cuidado, abra-o. Sirva em seguida com um acompanhamento de sua preferência.  

Dica

- se, no final do cozimento a borracha do pote grudar, deixe descansar de 10 a 15 minutos e, com a ajuda de uma espátula pequena, vá desgrudando cuidadosamente a borracha do vidro, até que libere o vácuo que se formou e a tampa abra.   




]