quarta-feira, 8 de abril de 2015

Vatapá




De repente me bateu uma saudade desse cantinho... é verdade que andei sumida, mas vocês não têm ideia de como escrever aqui me faz bem. Esse blog foi a maneira que encontrei de dividir o que sei, ainda que seja muito pouco,  e, muitas vezes, de colocar para fora os meus sentimentos mais fugazes...minhas lembranças, saudades, frustrações, conquistas, gostos...sei lá, coisas de uma cabeça cheia de controvérsias.  

Querem saber? Esse bla bla bla todo é só prá dizer que ultimamente ando meio sem ânimo. Eu não sei se atribuo isso a um momento deprê (coisas de mulher), ou à saudade do meu filho que está longe. O interessante em relação a meu filho, é que eu e meu marido passamos o carnaval inteirinho com ele, mas parece que a saudade triplicou depois que voltamos. É... só mesmo o coração de uma mãe para entender. O que eu sei é que não é nada fácil ficar longe dos filhos, ainda mais no meu caso que só tenho um hem?

Ainda bem que meu maridinho é super generoso, principalmente porque me tolera nos momentos mais "fracativos" kkkkkkkk, como ele costuma dizar. É quem me incentiva e prá quem, nos últimos tempos tenho preparado a minha comidinha, já que o crítico gastronômico da casa, de paladar tão apurado (o filhão), está longe.

É claro que não foi nenhum sacrifício fazer esse prato a pedido do meu marido, afinal sou apaixonada por comida baiana litorânea e o vatapá integra essa maravilha, que por sinal, já devia ter postado aqui há mais tempo minha gente!!!

Ao contrário do que se pensa, fazer vatapá não é nada difícil, mas tem que ter braço forte tá? que é prá aguentar mexer o danado, até dar o ponto, ainda assim, não é nada que não se possa suportar.


Vamos lá!

Ingredientes
200g de pão dormido
500ml de leite de coco
150ml de azeite de dendê
01 cebola ralada ou processada
40g de amendoim torrado e moido
40g de castanha de caju torrada e moida
50g de camarão seco moido
50g de camarão seco inteiro sem cabeça
1 colher (chá) de gengibre ralada
Quanto baste de sal
Quanto baste de coentro picado

Preparo
Esfarele o pão e deixe-o de molho em parte do leite de coco para umedecer. Enquanto isso, à parte, junte a castanha, o amendoim e o camarão moido, formando uma farofa mista e reserve. Em seguida, passe o pão umedecido no processador ou liquidificador, juntamente com o restante do leite de coco. Após isso, aqueça uma panela funda e refogue a cebola no azeite de dendê. Acrescente os camarões inteiros, a farofa mista e deixe levantar aroma. Adicione o pão processado e cozinhe, mexendo sempre, até soltar da panela. Acrescente sal, se necessário e finalize com coentro picado. Sirva quente, como acompanhamento de moquecas e xinxim de frango.

Dica:
- para evitar que o vatapá fique salgado, por conta do camarão seco, que já é salgado, só coloque o sal no final do cozimento.