sábado, 31 de janeiro de 2015

Salada de batata com atum


Se não tomarmos cuidado, comidas viram clichés. Alguns certamente irão lembrar da fase da cuba libre invadindo festas e barzinhos, do strogonoff nos almoços e jantares, dos temakis e crepes que infestaram a cidade... e tantas outras que nos fizeram despertar paladares maravilhosos. Mas, como tudo tem seu tempo, passaram, até porque chega uma hora que cansa né? Estou falando isso, porque outro dia, fuçando minha caixa mágica (onde guardo minhas receitas) a procura de uma ideia para o Natal, me deparei com uma revista de receitas de saladas e minha imaginação voou longe...lembrei de um tempo em que eu encasquetei com uma salada de camarão  - pra falar a verdade, sou apaixonada por camarão, e essa é uma salada super gostosa, com isso, não dava outra, quando tinha algum evento, lá estava eu carregando à tiracolo a tal saladinha - eu fiz tantas vezes nas reuniões de família, que cansou. Não posso negar que é uma salada que cai super bem nos eventos, agrada tanto, que fica até difícil exclui-la totalmente do cardápio, mas resolvi dar um tempo, alias, um longo tempo. De lá pra cá dei uma evoluída no cardápio... busquei novos pratos... coloquei na mesa novas ideias....e a minha saladinha caiu no esquecimento, tadinha! Isso já faz tanto tempo, que nem lembro a última vez que eu fiz uma salada de camarão!

Embora deliciosa, minha antiga salada estava fora do script para a ceia de Natal na casa da minha sogra, até porque eu não queria nada que me desse muito trabalho. Fora o fato de que meu filho gosta demais de atum, e ele era peça chave nesse Natal, sem dúvida esse foi o principal motivo que me levou a fazer essa salada de batata com atum, pois além de gostosa, é super rápida de preparar. Só precisei dar um upgrade na apresentação, para deixá-la mais charmosa, afinal, era ceia de Natal, né gente? e a ideia de colocar a salada dentro de uma grande caixa de empadão, foi uma combinação que deu super certo e deixou o prato com um visual incrível!!

Salada de batata com atum quase não tem receita, mas não se preocupem que eu vou passar tudo direitinho ok?

Ingredientes

Caixa de empadão
200 g de manteiga
3 gemas
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de vinagre de álcool
Farinha de trigo até soltar das mãos (400g aproximadamente)

Salada
1 1/2 kg de batata inglesa cortada em cubos
3 latas de atum 
3 maçãs cortadas em cubos
1 pote pequeno de maionese
500g de ervilhas frescas
1 cebola bem picadinha
2 colheres (sopa) de vinagre de maçã (opcional)
Quanto baste de coentro picado
Quanto baste de salsa picada
Quanto baste de cebolinhas picada
Quanto baste de pimenta branca 
Quanto baste de azeite de oliva
Quanto baste de sal


Preparo

Caixa de empadão (para a base) 
Junte todos os ingredientes e amasse com as pontas dos dedos até soltar das mãos. Faça uma bola, envolva-a em um plastico e leve à geladeira por, no mínimo, trinta minutos para firmar (pode fazer isso no dia anterior ao preparo da salada). Passado esse tempo, forre o fundo e a lateral de uma assadeira de fundo falso com a massa, faça vários furos com um garfo e asse em forno preaquecido a 180º até dourar. Depois de fria, desenforme, passe para uma travessa e reserve.

Salada
Cozinhe as batatas em água fervente e sal, mas não deixe cozinhar demais. Escorra e reserve. Enquanto esfria um pouco, cozinhe as ervilhas em água fervente por 3 minutos (após o cozimento, escorra a água). Feito isso, junte todos os ingredientes e misture. Em seguida coloque a salada dentro da caixa de empadão reservada, espalhe delicadamente e decore como preferir.

Dicas
- para desenformar a caixa, basta colocar a forma sobre um pote de vidro e, com bastante cuidado, puxe para baixo, até que a parte do aro solte completamente. Depois, com as duas mãos, transfira a caixa para a travessa em que será servida. 
- se preferir uma salada bem geladinha, coloque na geladeira (só a salada) e, quando estiver  próximo à hora de servir, monte conforme a receita.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Torta de frutas com strogonoff doce



A torta que eu fiz no meu trabalho, para o lanche da tarde do pessoal, causou furor. Foi uma trabalheira só, mas valeu o resultado.

Quem me conhece sabe que eu sou uma formiguinha, mas também não me apeteço por qualquer coisa, além do que, se é para dar vez à balança, que seja por algo que valha a pena né gente? e essa torta é a tal, daquelas que dá água na boca só de olhar.

Fazer essa torta dá mesmo um pouco de trabalho, é verdade,  mas, se as formiguinhas de plantão fizerem vista grossa para a canseira, podem colocar a mão na massa que não irão se arrepender viu?

Anota aí!!!

Ingredientes da massa
400g de manteiga
400g de açúcar refinado
6 ovos
300 ml de leite
500g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico

Preparo
Bata o açúcar e a manteiga até ficar um creme. Adicione as gemas, uma a uma, batendo bem. Fora da batedeira, acrescente a farinha, intercalando com o leite. Adicione o fermento, em seguida as claras em neve e envolva delicadamente. Transfira a massa para uma assadeira untada e polvilhada e asse em forno preaquecido a 180º até o teste do palito.

Strogonoff
2 latas de leite condensado
2 latas creme de leite (sem o soro)
2 gemas
50g de manteiga

Preparo
Em uma panela coloque a manteiga, o leite condensado, as gemas e cozinhe em banho Maria, mexendo sempre até encorpar, porem sem deixar ferver. Acrescente o creme de leite e misture vigorosamente. Reserve.

Recheio de frutas
1 manga
3 ameixas frescas
3 pêssegos em calda
3 goiabas em calda
3 rodelas de abacaxi em calda
1 cacho (pequeno) de uva verde
3 colheres (sopa) de açúcar (aproximadamente)
50 ml de cointreau - licor à base de laranjas - para flambar (não usei)

Preparo
Em uma panela coloque o açúcar e leve ao fogo. Quando começar a dissolver, adicione as frutas cortadas em cubos pequenos, e deixe ferver. Acrescente o cointreau (se for o caso) e flambe. Acrescente um pouco de água, para formar calda e mantenha em fogo baixo até que as frutas fiquem bem cozidas. Em seguida, coe, mas não descarte o caldo, utilize-o para  molhar a torta, Reserve.

Cobertura
Strogonoff doce
Frutas variadas
Gel de brilho

Montagem da torta
Espere o bolo esfriar, desenforme e divida em dois ou três discos (dependendo da altura do bolo). Transfira o primeiro disco para a base onde será montada a torta e molhe com a calda das frutas que foi reservada. Espalhe uma quantidade generosa do strogonoff sobre o disco, coloque por cima uma porção do recheio de frutas, cubra com o outro disco e assim, sucessivamente ate o último disco. Por último, regue com a calda e cubra a torta com o restante do strogonoff. Decore com as frutas restantes, laminadas e finalize com o gel de brilho.

Dicas
. faça o bolo de um dia para o outro e guarde-o na geladeira, para que fique firme e facilite os trabalhos de corte e manuseio.
. se desejar uma torta mais uniforme e molhadinha, recorte as laterais para retirar as partes ressecadas do bolo
. para um acabamento ainda mais bonito, cubra as bordas e as laterais da torta com nozes picadas
. para evitar que se desmoronem, por conta do peso, dê um espaço de + ou - um dedo, da extremidade até o centro do bolo, para iniciar a decoração com as frutas

domingo, 4 de janeiro de 2015

Salada de lentilha com kiwi


Duas coisas eu não abro mão no último dia do ano: fazer uma carta para Deus - aprendi essa prática com minha querida amiga Graça há alguns anos e, desde então, nunca deixei de praticar - agradecendo por tudo de bom que aconteceu no ano que está acabando, renovando os pedidos que eu desejo ver realizado no ano que está chegando e, na hora da virada, comer algo que, segundo a lenda, traz saúde... paz... harmonia... prosperidade... fartura... pra deixar a vida mais leve, né não? Pode ser só superstição, mas eu procuro não dar colher de chá ao mau agouro, eu hem?

Ao contrário do Natal, que foi uma comilança só, a virada do ano aqui em casa foi super minimalista. Com meu público restrito ao maridão, nossa ceia foi regada a uma saladinha de lentilha para garantir fartura, um pernil assado, mesmo que bem pequenininho, para atrair sorte, e um brinde com suco de uva, já que não somos chegados a bebida alcoólica.

Essa salada é uma opção bem legal e gostosa para aqueles que, como eu, gostam de atrair boas vibrações e fazer valer a lenda.

Boa sorte e degustem essa salada com o pensamento voltado para tudo que desejam alcançar no ano novo, tá bom?

Ingredientes

Salada
250g de lentilha
150g de queijo mussarela cortado em cubos
150g de presunto defumado em cubos
3 kiwis cortados em cubos
1/2 cebola cortada em cubos pequenos
1/2 pimentão vermelho cortado em cubos
1/2 pimentão verde cortado em cubos
1 maçã cortada em cubos pequenos
10 azeitonas

Molho
4 colheres de sopa de mostarda
3 colheres de sopa de ketchup
Quanto baste de salsa picada
Quanto baste de coentro picado
Quanto baste de azeite de oliva
Quanto baste de sal

Preparo
Cozinhe a lentilha em água e sal. Escorra-a, coloque em um recipiente, junte as frutas, os legumes e reserve. Misture os ingredientes do molho e envolva a salada com ele. Leve à geladeira até a hora de servir.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Peru assado com espumante e pessego


Por mais que a gente exercite o equilíbrio, a compreensão, a paciência, algumas situações parecem vir de encomenda, só para mostrar que ninguém é de ferro, não é não? Primeiro, tive um problema com a operadora da internet e fiquei dias sem poder acessar o blog. Depois o meu computador, do nada, resolveu descansar, simplesmente dormiu sem me dar tempo, sequer de passar por aqui, para desejar um Feliz Natal (eu sei que abuso dele, mas justo no Natal!!!). Só hoje, sem mais nem menos, acordou. É, ou não é, pra ficar chateada?

Fazendo um apanhado de como foi meu final de ano, eu posso dizer que sobrevivi, até porque, esses contratempos talvez tenham sido apenas desculpas para voltar minha atenção para o fato mais importante dos últimos dias: a chegada de meu filho (lindo!!!) para passar o Natal com a gente. Isso sim foi maravilhoso!!! Pena que passou como um cometa... mas valeu, pra matar a saudade que já estava além da conta.

Para comemorar o Natal com o filhão por perto, eu não poupei esforços. No dia 24, encostei a barriga na beira do fogão pela manhã, e só saí no final da tarde. Fiz uma rosca linda, uma salada de atum (ele adora) numa montagem bem diferente, e um peru que, eu tenho que admitir, foi o centro das atenções e caiu no gosto da família inteira, bom né? Precisava mesmo me redimir, já que o último peru que eu fiz (isso faz alguns anos) não deixou boas lembranças, foi um fiasco!! Graças a Deus que o tempo passa, né gente? dessa vez eu contei com um pouco mais de experiência, lancei mão de alguns artifícios e dei ouvidos a uma dica pra lá de interessante, do meu chef - Pedro - que deixou meu peru de Natal bem macio e saboroso.

Espero poder postar as três receitas aqui, se meu computador não dormir novamente claro!!! mas hoje é a vez do peru. Fiquem atentos, vou passar tudo direitinho pra vocês tá bom?

2015 já chegou!!! Feliz Ano Novo minha gente!!

Ingredientes
1 peru temperado de 4 a 5 quilos

500 ml de espumante de boa qualidade
1 lata de pêssego em calda
2 colheres (sopa) de manteiga

4 dentes de alho picado
1 colher (sobremesa) de alecrim desidratado

1 colher (sopa) de coentro picado
1 colher (sopa) de salsa picada
2 folhas de louro
Quanto baste de sal
1 xícara (chá) de azeite de oliva
2 cebolas médias cortadas em quatro

Preparo
Descongele a ave na geladeira (isso dura uns três dias). Lave o peru por dentro e por fora, sem retirar a pele. Com a ponta dos dedos, desprenda a pele da carne, sem rasgar e passe manteiga entre uma e outra, espalhando por todo o corpo da ave, inclusive internamente. Reserve. Junte o espumante com as ervas, o azeite de oliva e metade da calda de pêssego. Envolva o peru com essa marinada, por dentro e por fora (entre a pele e a carne também) e deixe descansar por umas duas horas na geladeira. Depois, transfira-o para uma assadeira, coloque as cebolas no interior da ave, cubra com papel alumínio e cozinhe em forno médio até ficar macio, lembrando levantar o papel de vez em quando e regar o peru com o caldo. Após o cozimento, retire o papel (
se necessário, com o auxilio de uma concha, tire o excesso de caldo que se formou com o cozimento, mas não descarte), espalhe as cebolas em volta do peru e deixe dourar, sempre regando com caldo. Uns vinte minutos antes de sair do forno espalhe os pêssegos na assadeira e conclua o cozimento. Quando dourar, retire o peru do forno, coloque-o em uma travessa, regue-o com uma boa quantidade de calda de pêssego (dica do chef) e decore como preferir. 

Dicas:
·
durante o tempo em que estiver dourando, regue o peru a cada dez minutos com o liquido do cozimento (pode usar o caldo reservado, se for preciso), até finalizar, para evitar que resseque.
· para um cozimento mais rápido, coloque o papel alumínio com o lado brilhante voltado para dentro
· retire o peru do forno assim que dourar, para evitar que a carne fique ressecada com o calor do forno.  
. para um melhor resultado, feche bem o papel alumínio na hora do cozimento. Se durante o processo,  por algum motivo o papel rasgar, troque-o.