domingo, 23 de novembro de 2014

Bacalhau fresco colorido


A carne de peixe não faz muito a minha cabeça, eu como mais em moqueca, mas o que me atrai mesmo é o azeite de dendê e não o peixe em si. Já meu marido, que é adepto de uma alimentação mais saudável, a cada dia está se revelando um super apreciador dessa carne. Com um incentivador desse em casa, venho tentando sensibilizar minhas papilas gustativas a valorizar um pouco mais o sabor peculiar dos peixes, o que deixa claro que estou progredindo tá gente?

Para fazer esta receita, eu optei pelo bacalhau fresco, que além de ter um preço bem mais acessível (o salgado está pela hora de morte), eu estava numa correria só e precisaria de mais tempo para dessalgar o seco. E querem saber? não me arrependi nadinha, eu fiz em dois tempos, agregou sabor sabor rapidinho e ficou bem suculento.

Espero que vocês gostem tá?

Ingredientes
1 k de bacalhau fresco
1/2 pimentão vermelho cortado em rodelas
1/2 pimentão verde cortado em rodelas
1 cebola cortada em rodelas
2 dentes de alho bem picados
2 ovos cozidos cortados em rodelas
2 batatas inglesas cortadas em rodelas
1/3 xícara (chá) de polpa de tomate
1/2 xícara (chá) de caldo de legumes ou água (aproximadamente)
1 limão grande
Quanto baste de azeitonas pretas
Quanto baste de coentro
Quanto baste de cebolinha
Quanto baste de sal

Preparo
Retire a parte baixa (guarde para outras preparações) e deixe só o lombo do bacalhau. Lave, corte em pedaços retangulares grandes, tempere com alho, pimenta branca, azeite de oliva, sumo de 1 limão e sal. Deixe descansar um pouco para tomar gosto. Enquanto isso, cozinhe as batatas em água fervente por 3 minutos, aproximadamente. Em seguida, escorra as batatas, envolva-as com óleo, espalhe em uma assadeira e asse em forno médio até dourar. Reserve. Faça o molho. Para isso, refogue a cebola no azeite de oliva, em seguida acrescente os pimentões, as azeitonas, depois a polpa e o caldo de legumes. Cozinhe em fogo baixo para que os pimentões fiquem macios e o caldo esteja reduzido um pouco. Coloque sal, se necessário, finalize com coentro e cebolinha. Reserve. Coloque os ovos para cozinhar. Enquanto isso, deite os pedaços de bacalhau em azeite de oliva quente e deixe que cozinhe no próprio caldo (se fizer uma crosta ainda melhor). A seguir, transfira o peixe para um recipiente, cubra com o molho, distribua por cima as batatas, os ovos um pouco de coentro picado, regue azeite de oliva e sirva em seguida.

Dicas:
- deixe para colocar o sal do molho no final do cozimento, pois as azeitonas já contem sal
- para reduzir um pouco o sal das azeitonas, deixe-as em um recipiente com água por, aproximadamente, uma hora, antes de usá-las.

sábado, 15 de novembro de 2014

Pão de batata doce (semi-integral)


Se tem uma coisa que eu não consigo resistir, é um pãozinho gostoso. Pode ser doce, salgado, de leite, de milho, de queijo, árabe...na verdade o tipo é o menos importante, fico mais atenta mesmo em saber como ele foi feito, porque se eu cismar com a padaria já viram né, quem me conhece sabe, eu não como o pão do lugar nem a pau!! - por isso eu fiz tanta questão de aprender a misturar a massa e fazer o meu pãozinho em casa - fora isso, ele só tem que tá gostoso e clarinho (não gosto de pão muito torrado). O que eu sei é que, enquanto muitos não resistem a uma fruta no café da manhã (e estão certissimos), eu me acabo nas calorias do abençoado pão nosso de cada dia. Mas uma coisa eu garanto, não fico sozinha nessa roda não viu? tenho um maridinho que vive passando longe dessas tentações, mas só até umas horas, afinal ninguém resiste por muito tempo um cheirinho de pão assando, ainda mais quando esse cheiro sai do forno de casa não é mesmo?

A receita original não é semi-integral (eu que optei por fazer assim) quem me passou foi Edimeia, uma colega do trabalho, que embora não ande se metendo na cozinha, também gosta de botar a mão na massa de vez em quando. Agora, eu devo confessar que, quando ela me disse que esse pão era uma delicia, eu não imaginei que faria tanto sucesso!!

Experimentem também!

Ingredientes
300g de farinha de trigo
200g de farinha de trigo integral
10g de fermento biológico seco
1/2 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga
2 ovos
200g de batata doce cozida e amassada
150 a 180ml de leite morno
6g de sal

Preparo
Unte uma assadeira com óleo e reserve. Misture os ingredientes na ordem acima, tendo o cuidado de colocar o leite aos poucos, para não umedecer demais a massa, e o sal só deve ser acrescentado quando tudo já estiver misturado, para não comprometer a fermentação. Sove bem até que fique uma massa lisa, sem grudar nas mãos. Tome pequenas porções da massa, forme bolinhas e coloque na assadeira reservada ou, se preferir, em uma forma de bolo inglês, também untada. Deixe descansar até que cresça. Passado esse tempo, pincele cada pãozinho com gema e asse em forno preaquecido a180º até dourar.

Dicas:
- os pãezinhos podem ser recheados com o ingrediente de sua preferência, como ameixa, pedaço de queijo, requeijão cremoso, etc.
- para um bom resultado, não esquente muito o leite, ele deve estar levemente morno
- se tiver uma maquina de fazer pão, coloque na opção massa, quando parar de bater, desligue a maquina, retire a massa, forme os pãezinhos e continue os procedimentos conforme a receita.
aqui com recheio de ameixa


sábado, 8 de novembro de 2014

Sardinha na pressão com um toque picante

 

Neste sábado eu fui praticamente seduzida por um pedido super carinhoso do maridinho: dá pra preparar uma sardinha na panela de pressão pra mim? Atendi ao pedido meio sem ânimo. É que eu já havia feito essa sardinha há algum tempo e o resultado não tinha sido nada interessante, pelo menos pra mim, achei que ficou tão enjoativa... não pretendia fazer novamente.

Quem é mesmo louco por sardinha aqui em casa é meu marido, por isso nem vale dizer o tanto que ele comeu né gente? mas devo reconhecer que esse peixe tem me surpreendido a cada dia. Ou será que sou eu que estou aprendendo a lidar com ele? tanto faz. O que eu posso adiantar é que dessa vez a minha sardinha na pressão tirou qualquer impressão negativa que eu tinha dessa preparação.

A pimenta calabresa deu um toque bem legal mas, aqueles que não gostarem de sabor picante, sintam-se à vontade para excluí-la dessa tá?

Ingredientes
800g de sardinha tratada (inclusive sem a espinha central)
2 limões
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
2 cebolas
2 tomates
1 pimentão

1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1 colher (chá) de pimenta calabresa
300g de polpa de tomate
Quanto baste de sal
Quanto baste de pimenta branca
Quanto baste de cebolinhas picada
Quanto baste de coentro picado

Preparo
Tempere as sardinhas com uma marinada preparada com o alho, sumo de um limão, sal, um pouco de coentro e cebolinha picados e azeite de oliva. Deixe na geladeira até a hora do cozimento. Enquanto isso, corte as cebolas em rodelas, assim como os tomates e o pimentão. Reserve. Misture a pimenta calabresa com a polpa de tomate e reserve. Tire a sardinhas da geladeira. Em seguida, pegue a panela de pressão, coloque azeite de oliva e deixe esquentar um pouco. Deite sobre ele rodelas de tomate, pimentão, cebola, a folha de louro, regue parte da polpa e espalhe por cima algumas sardinhas. Cubra com mais cebola, pimentão, tomate, azeite, polpa de tomate, Repita a operação até que termine as sardinhas. Finalize com azeite, sumo de limão, coentro e cebolinha. Cozinhe na pressão por, aproximadamente, 30min (após o apito) em fogo baixo, ou até as espinhas estejam bem cozidas.