segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Que tal congelar?



O tempo está cada vez mais curto e o dinheiro...bem, esse nem se fala! por essas e outras mas, sobretudo, no intuito de dar uma mãozinha (ainda que à distância) para facilitar a vida de quem anda se aventurando na cozinha por aí, eu resolvi compartilhar aqui algumas dicas de congelamento.

A técnica de congelar alimentos, não só facilita muito a minha vida mas, principalmente, evita que produtos adquiridos com tanto sacrificio se percam rapidamente, o que faz com que minha consciência fique super pesada, afinal tá tudo tão caro né não? Por isso, eu procuro não vacilar e recorro ao congelamento cada vez mais. Aqui em casa vai para o freezer a fruta, a massa de bolo (prefiro congelar a massa ao bolo pronto, porque rouba menos espaço no freezer), feijão semipronto (gosto de congelar sem tempero, ele fica bem mais fresquinho se temperado no dia que for consumido), o aipim cru já descascado, o molho de tomate (esse não falta) e por ai vai.

Claro que não sou uma expert em congelamento, é testando aqui, ali, conforme minha necessidade, que eu descubro se tal produto fica bom ou não, mas existem alguns itens que são fundamentais para que o resultado fique bem legal ok?

Aqui estão:
1- usem embalagens adequadas (eu prefiro os sacos plásticos, ocupam menos espaço e o descongelamento é bem mais rápido)
2- coloquem etiqueta com o nome do produto, data e a validade (isso é super importante)
3 - respeitem a forma de descongelamento de cada produto (alguns só ficam legais se partirem do freezer direto para a utilização)
4- procurem congelar em porções menores, para que não ocorra sobra.
5- uma vez descongelado, o produto  não deve ser congelado novamente

Nem tudo que pode ser congelado andou visitando o meu freezer então, eu só relacionei aqui apenas as coisas que eu costumo congelar ou que eu já tenha recorrido a essa técnica alguma vez. Por isso vocês irão sentir a falta de muitos itens tá bom?

Vamos a minha lista?

Aipim cru
Procedimentos: lavar, descascar, cortar em pedaços e congelar cru, em saquinho bem fechado
Validade: 3 meses
Descongelamento: direto do freezer para a panela do cozimento

Espinafre, brocolis  (para consumo em recheios e refogados)
Procedimentos - destacar as folhas  e/ou flores, higienizar, ferver em água por 2 a 3 minutos, passar em água fria, escorrer e congelar em saquinhos bem fechados.
Validade: 3 meses
Descongelamento: imergir em água quente, escorrer e preparar,conforme necessário, imediatamente

Abacaxi  ou manga (para consumo em sucos, doces e tortas)
Procedimentos -higienizar, descascar, cortar em pedaços médios e congelar em saquinhos bem fechados
Validade: 2 meses
Descongelamento: do freezer, direto para a utilização

Banana da prata (para consumo em vitaminas, doces e tortas)
Procedimentos - lavar, descascar, cortar em rodelas, misturar um pouco de açúcar e colocar as porções em saquinhos bem fechados.
Validade: 1 mês
Descongelamento: direto para o consumo

Molho de tomate
Procedimentos - dividir em porções, conforme a utilização e congelar em sacos plásticos bem fechados
Validade - 6 meses
Descongelamento: pode sair do freezer direto para a fervura ou então, colocar na geladeira (algumas horas antes da utilização) e depois levar ao fogo ou ao micro-ondas até ferver

Sobra de frango ou carne cozida
Procedimentos - dividir em porções, conforme a utilização e congelar em sacos plásticos bem fechado
Validade - 3 meses

Feijão cozidos sem tempero 
Procedimentos - após o cozimento dividir em porções, de acordo com o consumo, e congelar em potes ou sacos plásticos bem fechados
Validade - 3 meses
Descongelamento: deve iniciar na geladeira ou micro-ondas e concluir na panela, já envolvido com o tempero refogado

Tapioca hidratada (para fazer tapioquinha)
Procedimentos - retirar da embalagem, dividir em porções menores e congelar em potes bem fechados
Validade - manter a validade constante da embalagem
Descongelamento: na geladeira, depois em temperatura ambiente

Maracujá
Procedimentos: higienizar, retirar a polpa e congelar em saquinhos bem fechados
Validade: 3 meses
Descongelamento: retirar do freezer e levar direto para o consumo (liquidificador, se for suco ou para a panela, se for molho)

Massa crua para bolo
Procedimentos: bater o bolo normalmente, colocar a massa em um saco de congelamento, fechar bem e levar ao freezer devidamente identificado.
Validade: 1 mês
Descongelamento: levar à geladeira por algumas horas, depois deixar em temperatura ambiente. Se estiver congelada em saco, cortar uma das extremidades e espremer bem, até que a massa caia completamente em um bowl. Misturar com delicadeza para ter certeza se está completamente descongelada.Transferir para uma forma untada e polvilhada. Assar normalmente.

Massa crua para pizza ou pão
Procedimentos: fazer a massa e deixar fermentar. Dividir em porções, conforme  o tamanho desejado, amassar para abaixar a massa e levar ao freezer em sacos próprio para congelamento.
Validade: 3 meses
Descongelamento: em temperatura ambiente e depois proceder como o habitual, modelar... abrir com rolo...ou seja, realizar todos os procedimentos de antes do congelamento e deixar fermentar novamente.

bife de carne vermelha, de frango ou filé ou posta de peixe crus
Procedimentos: abrir os bifes como de costume. fazer camadas intercalando com filme pvc (isso evita que as carnes fiquem grudadas, facilitando o descongelamento)
Validade: 6 meses
Descongelamento: retirar do freezer e deixar na geladeira até descongelar.

Bom minha gente, por enquanto é só. espero que tenham gostado das dicas!!!

Au revoir!!



sábado, 18 de outubro de 2014

Tapioquinha com atum (um sanduiche diferente)


Esta semana eu e meu marido demos uma camuflada na saudade - nessas horas tudo é válido para amenizar um pouco a carência com o filhão longe. Primeiro ao comermos uma pizza tagarelando em torno de um único assunto: ele - o filhão - claro!! Depois, quando eu fiz esta tapioquinha e viajei quilômetro sem sair da beira do fogão de casa. Isso porque enquanto preparava eu pensava: êta, quando eu fizer isso aqui pra T, ele vai amar!!!

Comida de mãe normalmente agrada o filho, por isso é quase certo que eu fique bem na fita, hehehe, mas comida de mulher pode desagradar o marido, né verdade? Assim eu tenho uma leve impressão de que essa tapioquinha fez mesmo sucesso, porque meu maridinho comeu duas!!!

O preparo é simples, rápido e ainda por cima, excluindo o gorgonzola e o provolone que são os queijos mais calórico, fica super light, por isso boquinhas nervosas: podem comer sem culpa tá?

Ingredientes (para uma  tapioquinha)
4 colheres de sopa de tapioca hidratada (aproximadamente)
2 colheres de sopa de atum em lata
2 colheres de sopa de queijo mussarela ralado
1 colher de sopa de queijo provolone ralado (opcional)
1 colher de sobremesa de queijo gorgonzola (opcional)
2 tomates cerejas
1 folha de alface

Preparo
Corte os tomates no sentido do comprimento e reserve. Esquente uma média e espalhe a tapioca do centro para a extremidade, formando um disco. Quando soltar do fundo da panela, vire o lado e proceda do mesmo jeito (até ficar soltinha). Nesse momento espalhe o queijo mussarela em uma extremidade do disco e deixe derreter um pouco. Coloque sobre ele os outros queijo e o atum. Logo em seguida transfira a tapioquinha para um prato e distribua sobre o recheio, o tomate e por último a folha de alface rasgada grosseiramente. Feche o disco como um sanduíche e sirva em seguida.


sábado, 11 de outubro de 2014

Cortadinho de abóbora com quiabo


Desde que me entendo por gente esse prato faz parte da minha alimentação. Na casa da minha mãe ele era tão frequente que, se demorasse muito a aparecer á mesa, todo mundo estranhava. Alias, era assim: sempre que tinha bife de fígado, isso era praticamente toda semana, lá estava ele de coadjuvante, complementando o trio de acompanhamentos junto ao feijão e ao arroz, numa combinação perfeita, podem acreditar!!

Um namoro assim, tão fiel, tinha mesmo que perdurar. Quando casei passei a fazer o cortadinho de abóbora com quiabo na minha casa, meu filho cresceu comendo esse cortadinho e até hoje, vira e mexe, eu preparo.

Já não sigo mais à risca a combinação da minha mãe, até porque faz um tempinho que não faço fígado. Hoje por exemplo, eu e meu marido comemos o cortadinho acompanhando um lombo paulista. Pra mim, cai super bem também.

Experimentem fazer! é super prático e gostoso.

Ingredientes
450g de quiabo
450g de abóbora
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1/2 pimentão picado (opcional)
80ml de azeite de oliva (aproximadamente)
Quanto baste de coentro picado
Quanto baste de hortelã picada
Quanto baste de sal

Preparo
Corte o quiabo em rodelas, mais ou menos da largura do dedo mindinho (uns 3,5cm). Corte a abóbora no tamanho proporcional ao do quiabo. Junte os dois e reserve. Refogue o alho e a cebola e o pimentão (se for usar) no azeite, adicione caldo de legumes caseiro, ou água e coloque os legumes reservados. Cozinhe até que fiquem macios. Finalize com coentro e hortelã picados.

Dica:
- se desejar dar ao prato uma versão não vegetariana, acrescente pedaços bem pequenos de carne de sertão (aferventada em três águas), para cozinhar junto aos legumes - nesse caso deixe o sal para o fial -

só esse colorido já dá agua na bola
,