segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Mercado Orgânico




Acabei de chegar do Salvador Shopping e estava doida para contar essa novidade pra vocês!!!. Estava quase saindo, quando voltei minha visão para uma lojinha, bem ao lado das Casas Bahia, no primeiro piso. Ao ver do que se tratava, não contei conversa: é um mrcado orgânico!! puxei meu marido e entrei.

O nome é mesmo esse: Marcado Orgânico. Dispõe não só dos orgânicos em geral frutas, legumes, essas coisas, mas também oferece - ai fiquei doida com tanta variedade - ervas desidratadas e especiarias de todo tipo. Além disso, conversando com a atendente, ela disse que produtos sem glútem e sem lactose também podem ser encontrados por lá, ou seja, é uma boa opção de compra também para pessoas com restrições a esses ingredientes, não é bom?

Acabei comprando algumas coisas - pimenta calabresa e alho frito que acabei de colocar na pizza foram algumas delas - mas saí com a promessa de voltar para fazer uma farra, não que o preço seja essas maravilhas é que a variedade, a qualidade e  facilidade de acesso compensam. Sem falar que comprando em pequenas quantidades, como é o caso de lá, dá pra pagar, né não? 

Com certeza muita gente já sabe da nova filhota do Salvador Shopping, mas como ela ainda é um bebê - só tem 1 mês de inaugurada - achei interessante compartilhar aqui.

Vale a pena conferir!!!

comprei por lá: alho frito 1,62 (100g), chimichurri 1,75  (50g) e pimenta calabresa 2,08 (100g) 




domingo, 28 de setembro de 2014

Torta mil folhas de bacalhau


Eu fiz essa torta logo que minhas férias começaram, que, por sinal, já estão acabando,...melhor deixar essa conversa pra depois rsrs; aí eu viajei... vieram outros assuntos...comidinhas feitas em outras bandas... fotos na máquina precisando passar para o computador...enfim, só agora tive oportunidade de compartilhar com vocês.

Pra não perder o costume mudei algumas coisinhas no preparo dessa torta, que fez parte da grade do último curso que participei. Comecei pela massa: preferi a folhada e levei ao forno, ao invez de usar a pedida na receita original que é aquela do tipo para pastel e fritar -  vocês podem optar por ela também!!! Além disso, dei meu pitaco, (um pitaquinho só) no recheio, acrescentando alguns ingredientes.

Bem, vamos ao que interessa!!!

Ingredientes (para duas tortas pequenas)

Massa
500g de massa folhada pronta

Recheio
500g de bacalhau dessalgado e desfiado
1 cebola bem picada
1 tomate picado
70ml de azeite de oliva
100g de azeitonas pretas picadas
100g de requeijão cremoso
100g de creme de leite
Quanto baste de coentro picado

Cobertura
1k de batata inglesa cozida e amassada
3 colheres (sopa) no capricho de manteiga
200g de creme de leite
10g de requeijão cremoso
Quanto baste de sal
Quanto baste de queijo ralado

Preparo
Abra a massa em mesa enfarinhada, corte seis pedaços iguais e leve ao forno preaquecido a 180º até dourar. Enquanto isso, refogue a cebola no azeite, acrescente os tomates, as azeitonas, o bacalhau e misture. Adicione o restante dos ingredientes, deixe refogar um pouco mais e finalize com coentro picado. Reserve. Em uma panela á parte, leve ao fogo os ingredientes do purê e cozinhe até que fique uma mistura lisa. Reserve. Monte a torta.

Montagem da torta
Pegue a massa assada, espalhe o recheio, cubra com outra massa, espalhe mais uma vez o recheio e coloque outra massa por cima. Cubra com o purê de batata, inclusive as laterais, espalhe queijo ralado e leve ao forno para gratinar. Sirva quente. 

Aqui estão alguns registros, para facilitar ainda mais a vida de quem quisera se aventurar nessa preparação.


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Purê de mandioquinha com cebola

Purê de batata é um prato que sempre fez parte das refeições daqui de casa, acho que ele sempre cai bem, né não? Eu faço muito o purê de batata inglesa com cebola, mas confesso que nunca havia experimentado assim, de mandioquinha (ou batata baroa, como queiram) com cebola. Tai, a combinação não poderia ter sido melhor, ficou show!!! Talvez eu seja suspeita para falar, porque aqui tem duas coisas que eu gosto muito: cebola e batata. Ainda assim, com toda a minha tietagem com esse purê, eu não fui a única a se acabar nele. Pois é, na verdade, o meu alvo principal com essa preparação era meu filho, pra quem eu fiz questão de esquentar a barriga na beira do fogão nos últimos dias, mas todo mundo caiu matando nesse purezinho tá gente?. É sinal de que o danadinho agradou!!  =)

Espero que agrade a vocês também!!

Ingrediente
800g de mandioquinha
2 colheres (sopa) de cebola picada
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
Quanto baste de sal

Preparo
Cozinhe a mandioquinha com a casca, em água e sal até ficar bem macia. Deixe esfriar um pouco, descasque-a, passe por um espremedor ou processador, até ficar como um purê e reserve. Esquente uma panela, coloque o azeite, em seguida a manteiga e refogue a cebola até ficar levemente dourada. Adicione a mandioquinha reservada e misture bem. Acrescente o requeijão cremoso e misture mais um pouco. Retifique o sal e sirva quente, como acompanhamento de carnes brancas ou vermelhas.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Salada no pão folha


Ai gente, eu sei que estou sendo repetitiva mas não posso deixar de citar São Paulo, onde estive com os pés fincados por oito dias.

A predominância da população japonesa é notória na cidade paulistana, mas os povos do Oriente Médio também acharam espaço por lá, tanto que exitem muitas casas e restaurantes árabes e libaneses. Foi fuçando em uma dessas casas, um empório libanês, que comprei um pão dobrado como um papel, que eles chamam de pão folha. Eu já conhecia esse tipo de pão, só que em formato diferente e não tão grande!!! Essas coisas são um prato cheio para pessoas como eu, que adoram a possibilidade de elaborar uma receitinha, tô mentindo?

No caminho para casa eu fui desenhando na mente a minha façanha, até porque eu faço algo parecido, a diferença é que, ao invés desse pão folha eu uso um, conhecido aqui em salvador como pão árabe, que também fica muito bom. Vasculhei a geladeira buscando tudo que precisava para fazer uma boa salada e dei asas à imaginação. O restante ficou por conta do pão folha, que se encarregou de transformar a minha salada em um prato bem interessante para atingir o alvo principal de uma mãe cheia de saudades: o filhão!

É uma refeição e tanto, porém super leve. Vale a pena experimentar hem!

Ingredientes 

Salada
5 pães folha libanês
100g de peito de peru defumado cortado em tiras
100g de queijo mussarela cortado em tirar
200g de morangos fatiados
1/4 de xícara (chá) de alho poró fatiado bem fininho
2 tomates grandes cortados em tiras finas
1/2 pimentão vermelho cortado em tiras
1/2 pimentão amarelo cortado em tiras
1 cenoura ralada no ralo grosso
06 folhas de acelga

Molho
1/3 de xícara (chá) de mostarda
1/3 de xícara (chá) de ketchup
Quanto baste de azeite de oliva
Quanto baste de coentro, salsa, cebolinha
Quanto baste de sal

Preparo
Coloque todos os ingredientes da salada em um recipiente e reserve. Faça o molho em uma vasilha à parte, junte à salada reservada e misture bem. Em seguida, abra cada folha do pão, espalhe sobre ela uma porção caprichada da salada e enrole, como uma panqueca, tendo cuidado de dobrar as extremidades. Corte ao meio e sirva.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Eu vou, mas eu volto!!


Nos últimos dias andei respirando ares novos. Visitei lugares coloridos e bastante pitorescos em São Paulo. O tempo passou tão rápido...voltei pra casa com o coração mais apertado do que quando cheguei por lá, onde estou deixando minha alma, junto com um pedaço enooooorme de mim.

São Paulo se mostrou, para minha surpresa, cheia de encantos e bem calorosa, ainda que a cidade inteira, de tão gelada que é, pareça estar todinha com ar condicionado ligado.

Cansei muito subindo e descendo ladeiras e, confesso que, não fosse a quantidade de orientais que circulavam à minha volta - nunca vi tantos num lugar só - e a imponência das avenidas, que encantam e ao mesmo tempo assustam por serem tão grandes, alguns locais até me lembraram Salvador.

Dos lugares que visitei, por incrível que pareça, os mercadões foram os que mais me fizeram vibrar. Quando eu vi tanta variedade de legumes e frutas fresquinhas, fiquei parecendo uma criança diante de um brinquedo novo. Alvoroçada, querendo parar em cada barraca - bem, e chamo assim, mas acho que eles chamam de box - que eu passava, quase enlouqueci meu marido também, tadinho!! só sei que comprei tudo que pude carregar.

Eu também comi muito por lá. Me acabei nos doces libaneses, portugueses - que não poderiam passar batido pela formiguinha aqui né? - no pastel gigante que vende no Mercado Municipal, e nos pães árabes. Essa farra toda me renderam alguns quilinhos, mas fazer o que? Para completar, teve um sábado delicioso na casa da Elvira, mãe de Nalu - família linda viu? - que nos recebeu com um carinho enorme, regado a um almoço super gostoso, que me dá água na boca só de pensar.

Huuuuuuu!!!


Elvira mora em São Bernardo dos Campos, Filha de portugueses é uma casa cheia... ops!!! "é uma casa portuguesa com certeza"...com direito a uma vovó super super fofa. Alegre, fez questão de mostrar uma horta que vem cultivando em sua varanda. Esperta hem? tem cebolinha fresquinha a qualquer hora. Além disso, arriscou plantar frutas - eu não pude deixar de registrar um moranguinho que timidamente escorregava pela borda do vaso.

Olhem que lindo!!




Já estou com saudades...

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Mousse de tapioca (para celebrar as férias!!)


Sempre que estou para tirar férias do trabalho, minha mente é invadida por um sentimento de ansiedade quase que insuportável, acho que com todo mundo é assim né não? Adoro o que faço, mas um bom período de férias é importante para organizar as idéias e repor as energias. É poder dormir um pouco mais tarde ou ficar de preguicinha na cama em pleno dia de semana...ter a chance de falar com o filho, que tá longe, pelo skype no meio da tarde de uma segunda-feira...dar uma geral no guarda-roupa...lavar as capas das almofadas, as cortinas... enfim, são tantos planos e promessas de uma lista enorme que insisto em querer cumprir, até estar de férias e perceber que trinta dias não são suficientes para fazer tanto, ufa!! o mundo não vai se acabar em trinta dias!!! Foi pensando nisso, que dessa vez decidi me surpreender: desprogramei o alarme do celular, dei férias para os aventais (do trabalho) e pronto. No mais, vou deixar rolar sem pressa, sem stress. Quero aproveitar cada espreguiçada na cama, cada garfada de uma comida gostosa e de quebra, quero comer muito doce, mesmo sabendo que no final isso vai me custar alguns quilinhos a mais.

Tendo as férias como desculpa e, aproveitando a onda de tapioca que anda rondando a minha cozinha, eu resolvi colocar em prática o que aprendi em um curso de tortas que acabei de participar pelo senac, na semana passada. E a minha primeira semana de férias foi com essa mousse deliciosa e super prática em minha geladeira.

O Sr. e a Sra. formiga (eu e meu maridinho) adoraram, espero que vocês gostem também.

Ingredientes
400 g de leite condensado (usei uma lata)
400 g de creme de leite
100 ml de leite de coco
50 g de tapioca
30 g de coco ralado
15 g de gelatina sem sabor (usei 12 g)
100 ml de água (usei 80 ml)

Preparo

Hidrate a tapioca no creme de leite e no leite de coco, por + ou – meia hora. Enquanto isso unte uma assadeira redonda de fundo falso com óleo, forre o fundo com papel alumínio para evitar vazamento e reserve. Tome a tapioca que está hidratando, acrescente o leite condensado e o coco ralado. Hidrate a gelatina com a água e leve ao fogo em banho-maria para dissolver até ficar transparente. Em seguida, adicione a gelatina hidratada ao creme de tapioca e misture bem. Transfira esse creme para a forma reservada e leve ao refrigerador até firmar. Desenforme e cubra com a calda de sua preferência. 

Sugestão de calda

Ingredientes
10 ameixas secas
¼ de xícara de açúcar
1 xícara de (chá) de água

Preparo
Misture os ingredientes e leve ao fogo baixo até que as ameixas se desmanchem. Deixe esfriar, espalhe um pouco sobre a mousse e guarde o restante na geladeira para servir acompanhando a sobremesa.

Dica:
- uma boa opção é cobrir a mousse com uma calda pronta para sorvetes. A do curso foi servida com uma calda de morango. 
-se preferir, coloque o creme em um pirex, deixe firmar na geladeira e sirva sem precisar desenformar.