sábado, 10 de maio de 2014

Salmão de forno com molho de maracujá




Esse peixe estava programado para ser feito na Sexta-Feira Santa, quando iríamos todos nos reunir na casa da minha sogra, porém a greve dos policiais, aqui em Salvador, nos impossibilitou de sair...fazer o que né? . Por outro lado, acho que tudo tem sua hora, e podem ter certeza, a desse peixe não era aquela.

Como a turma é grande, tive que prepará-lo em dose dupla, por isso, foi um pouco mais trabalhoso, embora tenha valido cada hora passada em pé limpando e temperando, fora isso, ele é super fácil de fazer. Sem contar que, da primeira à última garfada, é de se comer rezando.

Sempre ouço dizer que a carne de peixe já tem sabor por si só. Em parte eu concordo, poirém também entendo que um tempero bem equilibrado, acentua e ao mesmo tempo agrega novos sabores ao peixe, tornando-o bem mais apetitoso e suculento. Por isso, uma boa marinada é fundamental. Nada de muito sal, nesse caso, substitua-o por ervas e liquido ácido, que disfarçam super bem.

Com uma boa dose de paciência para enfrentar o supermercado, quem sabe ainda dá tempo para o almoço do Dia das Mães?

Aí está a receita para um peixe grande.

Ingredientes

Para o peixe
1 salmão inteiro (aproximadamente 2k)
1 xícara de vinho branco
1 xícara de azeite de oliva
Sumo de 2 limões
1 colher de sobremesa de orégano
1 colher de sobremesa de alecrim
1 colher de sopa de açafrão
Quanto baste de cheiro verde (coentro, salsa, hortelã)
Quanto baste de sal

Para o molho
4 maracujás grandes
1 xícara (chá) de água
1\2 xícara (chá) de açúcar

Preparo do peixe
Pique o coentro, as folhas de hortelã, a salsa. Misture o restante dos ingrediente fazendo uma marinada. Reserve. Limpe o peixe e cubra-o com a marinada. Espalhe um pouco de azeite de oliva em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido a 200º . Cozinhe assim, por 15 minutos. Em seguida, retire o papel alumínio e continue o cozimento por mais 20 minutos, aproximadamente. Retire do forno, tire a pele e sirva regado ao molho de maracujá.

Preparo do molho
Retire a polpa dos maracujás e coloque em uma panela. Adicione a água e o açúcar. Leve ao fogo médio para cozinhar até reduzir o líquido, de forma que fique uma calda leve.


acabado de sair do forno (esse caldo é puro azeite. Com ele fiz uma farofa bem gostosa)
despelados e com uma decoração caprichada

sábado, 3 de maio de 2014

Polpetone de frango recheado com doce de abacaxi



A única certeza que eu tinha quando pensei em fazer esse polpetone, era que teria uma fruta compondo o recheio, porque eu queria dar um sabor agridoce a ele. A primeira fruta que me veio à mente foi a ameixa, que também deve ficar uma delícia, só depois pensei no abacaxi, mas não em forma de doce, e sim in natura. Por fim, conversando com um colega, ele comentou sobre uma pizza com cobertura de doce de abacaxi, nada a ver né? Porém, uma ideia puxa outra e eu não tive dúvida: comprei um abacaxi, fiz um doce e coloquei no recheio.

O resultado não poderia ter sido melhor e, segundo meu marido e o paladar apurado do meu filho, ficou divino!!!!

Voilá!

Ingredientes

Polpetone
500g de carne de frango moída
1 cebola bem picada
2 dentes de alho bem picados
3 gemas levemente misturas
3 pães franceses
150ml de leite
1 colher (chá) de pimenta branca
Quanto baste de salsa picada
Quanto baste de hortelã picada
Quanto baste de sal

Recheio
1 abacaxi cortado em cubos pequenos
2 xícaras  de água
1 xícara (chá) de açúcar
150g de bacon cortado em cubos pequenos

Preparo
Coloque os pães no leite e deixe descansando. Enquanto isso, prepare o doce de abacaxi. Coloque o açúcar e a água em uma panela, misture e leve ao fogo. Quando o açúcar dissolver por completo, já formando uma calda leve, adicione os cubos de abacaxi. Deixe cozinhar em fogo baixo até que fique cozido e com a calda bem reduzida. Reserve. Frite o bacon até ficar sequinho e reserve, antes porém, descarte a gordura que se formou com a fritura. Para fazer os polpetones, misture o frango, juntamente com a cebola, o alho e o cheiro verde. Acrescente as gemas, sal e os pães reservados, que já devem estar em forma de pasta. Misture bem. Em seguida, unte uma assadeira e reserve. Pegue uma porção da massa e abra-a na palma da mão. Coloque um pouco do doce no centro, mais ou menos uma colher de sobremesa, outra do bacon e cubra com outra porção da massa, aberta da mesma forma. Modele, como se fosse um hamburger e distribua os polpetones sobre a assadeira reservada. Repita esse processo até acabar os ingredientes. e asse em forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 30 minutos. Rende, aproximadamente, 7 polpetones grandes.

Uma outra opção é substituir o bacon pelo queijo. Coloque um pedaço pequeno no centro da massa, junte o doce de abacaxi e continue o procedimento, conforme as explicações anteriores.

Dicas:
- se a massa ficar ainda mole, acrescente um pouco de farinha de trigo
- para facilitar, bezunte as mãos com óleo,  na hora de formar os polpetones
nessa outra versão, o  doce de abacaxi tem o queijo como companhia