domingo, 23 de fevereiro de 2014

Cozido



Sei que andei passando pouco por aqui, mas nem de longe deixei de ficar atenta a todas as visitações e comentários. Fiz muitas coisas enquanto estive ausente, o que faltou mesmo foi tempo para postar.

Para amenizar a longa ausência, junto a um pedido de desculpas pela cara de brigadeirão durante tanto tempo parado no blog, trago uma receita da qual gostamos muito aqui em casa, dessas de se comer lambendo os lábios e, certamente será uma grande pedida de almoço para quem irá receber visitas nesses dias de carnaval, já que é um prato que rende bastante. A quantidade dos ingredientes aqui, equivale a três refeições porém, podem apostar que aquela visita inesperada também vai poder saborear esse almoço. Agora, se sobrar alguma coisa, faça uma bela sopa com os legumes e uma roupa velha com as carnes (qualquer dia eu posto as receitas aqui, são fáceis, fáceis).

Fazer cozido dá um pouquinho de trabalho, porém o resultado vale cada tempo passado na beira do fogão. É simplesmente delicioso!!! Por isso, não se assustem.

Anota ai!!



Ingredientes

400g de musculo
400g de carne de sertão
150g de bacon
200g de carne de salpresa
200g de costela defumada
200g de costela salgada
1 calabresa
1 paio
500g de abobora
4 batatas inglesas
5 maxixes
2 bananas da terra
1 batata doce grande
12 quiabos grandes
1 maço de couve
1/2 chuchu
1 cenoura
1/2 repolho pequeno
5 dentes de alho picado
1 cebola picada
1/2 pimentão verde cortado em cubos pequenos
2 colheres (sopa) bem cheias de extrato de tomate
Quanto baste de cheiro verde (coentro, cebolinha, hortelã) picado
Quanto baste de óleo
Quanto baste de vinagre
Quanto baste de pimenta do reino
Quanto baste de farinha de mandioca, torradinha e fininha, para o pirão

Preparo
Limpe o músculo e tempere com alho, pimenta do reino, cebola, pimentão, cheiro verde, azeite de oliva, vinagre e polpa de tomate (reserve um pouco do alho e da cebola picados para a hora de refogar as carnes). Deixe repousando nesse tempero por 1 hora ou, preferencialmente, de um dia para o outro. Dessalgue em 4 águas, a costela salgada, as carnes de salpresa e de sertão. Reserve. Lave a calabresa, o paio, o bacon, a costela defumada e reserve juntamente com o músculo temperado. Em quanto isso, lave todos os legumes. Em seguida, descasque a cenoura e as batatas (inglesa e doce) e, se forem grandes, divida-as em dois pedaços. Raspe o maxixe e corte as extremidades. retire a parte mais grossa do talo das folha da couve, porém deixe-as inteiras. Faça o mesmo com o repolho, Descasque o chuchu e a abobora, e corte-os em pedaços grandes, proporcionais aos outros legumes. Reserve todos os legumes em porções separadas. Esquente uma panela grande, de preferência de pressão, e refogue em óleo quente, a cebola e o alho reservados. Em seguida, adicione a carne temperada, juntamente com as carnes secas, inclusive a calabresa e o paio. Quando refogar bastante, quase formando uma crosta no fundo da panela, acrescente bastante água, de modo que forme um grande caldo, cobrindo toda a carne (mais de um palmo de mão acima das carnes). Cozinhe na pressão por mais ou menos, 6min, após fervura. Passado esse tempo, abra a panela e, sem utilizar a pressão, vá adicionando os legumes, com uma diferença de, aproximadamente, 5 minutos entre a adição de um grupo para o outro, nesta ordem: 1º cenoura, 2º batata doce e maxixe, 3º chuchu e batata inglesa, 4º quiabo e repolho. 5º abobora, couve e banana. Nesse momento, retire a calabresa e o paio, se já estiverem cozidos. Baixe o fogo e, ainda sem a pressão, conclua o cozimento, Quando os legumes e as carnes estiverem cozidos, retire-os da panela, corte-os em pedaços não muito pequenos e coloque em travessas de servir. Com o caldo que ficou na penela faça um pirão.

Pirão
Transfira uma boa quantidade do caldo para uma panela menor e vá adicionando farinha, aos poucos, sempre no centro, mexendo vigorosamente com um fouet (batedor balão), até que engrosse ou fique na consistência desejada. Estará cozido quando começar a soltar do fundo da panela. Finalize com coentro, hortelã e sal, se necessário. Sirva quente, como acompanhamento das carnes e dos legumes cozidos.

Dicas
  •  escolha legumes bem fresquinhos 
  •  o distanciamento de 5 minutos de cozimento entre um legume e outro serve apenas como parâmetro. Caso algum legume cozinhe antes desse tempo, retire-o da panela, ou ao contrário, deixe-o cozinhando um pouco mais, se necessário. 
  • para manter as carnes e os legumes aquecidos até servir, ligue o forno em temperatura baixa e coloque lá as travessas, cobertas com papel alumínio, para não ressecar. 
  • se desejar acrescente outros legumes como jiló, aipim, inhame, etc.