domingo, 29 de dezembro de 2013

Brigadeirão



Chocolate é sempre bom né? Essa é mais uma receita  que passei a fazer depois do curso de cozinheiro do senac, e é uma boa pedida para compor a ceia do fim de ano. O legal é que é fácil, rápida e prá lá de gostosa. 

Se jogue na preparação dessa sobremesa e espere a chegada de 2014 com muita energia!!!

Feliz Ano Novo!!!

Ingredientes
4 latas de leite condensado
300g de chocolate em pó dois frades
8 gemas
100g de manteiga
Quanto baste de açúcar e manteiga para untar

Preparo
Coloque todos os ingredientes em uma batedeira e bata bastante. Unte uma forma média de buraco no meio com manteiga e açúcar, cubra com papel aluminio e leve ao forno para assar em banho-maria, a 180º por, aproximadamente, 70min. Desenforme ainda morno. Deixe esfriar e decore com chocolate granulado.



Dicas:
- para deixar o doce mais alegre, substitua o chocolate granulado por confeitos coloridos
- se quiser dar um charme a mais à sobremesa, sirva acompanhado de morangos ou kiwi fatiados

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Quiche mista



Depois de tanta trabalheira e comilança na ceia do Natal, o dia seguinte merece algo mais prático e leve. Dei uma vasculhada na geladeira, aproveitei as sobras, misturei alguns ingredientes e o resultado foi essa quiche para o almoço do dia 25, aqui em casa.

Vale a pena fazer, é gostosa e rápida, a demora maior é o tempo no forno.

Ingredientes
Massa
200g de margarina 80% de lipidios
3 gemas
Quanto baste de sal
Farinha de trigo o suficiente

Recheio
3 filés de frango grelhados e cortados em tirar
100g de blanquet cortado em tirar
100g de queijo mussarela cortado em tirar
50g de peito de peru cortado em tiras
1/2 cebola em tiras
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 caixas de creme de leite
3 ovos
Quanto baste de sal
Quanto baste de salsa e cebolinha, picadas

Preparo
Misture os três primeiros ingredientes da massa e vá acrescentando a farinha de trigo, com as pontas dos dedos, até ficar homogenea, soltando das mãos. Faça uma bola da massa, envolva com filme pvc e deixe descansar na geladeira, por 1 hora, para dar firmeza. Enquanto isso, prepare o recheio. Coloque todos os ingredientes em uma vasilha, deixando por último os ovos que deverá estar levemente batidos. Misture bem. Reserve. Pegue a massa, forre o fundo e a lateral de uma forma de fundo removível, faça furinhos no fundo com um garfo e pré-asse por 10 min. em forno preaquecido a 180º . Retire do forno, espalhe o recheio, polvilhe queijo ralado e volte ao forno para assar até dourar. Espere esfriiar um pouico e sirva acompanhado de um salada bem gostosa.
os ingredientes do recheio devem ser bem misturados 
o detalhe na borda da massa, deixa a quiche ainda mais charmosa  
Adicionar legenda





terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Papai Noel existe




Leitores queridos.

Quando eu era criança esperava a chegada do Natal com uma anciedade sem fim, que começava desde a  roupa nova, passando pela ceia, até a abertura dos presentes. Em nossa casa a ceia era no dia 24 mas os presentes eram abertos na manhã do dia 25. Toda a minha vida foi assim, em tempo bom ou ruim, meus pais sempre achavam um jeito de avisar ao bom velhinho o nosso desejo. É claro que o pedido nunca ultrapassava o tamanho do bolso, porque eu e meus irmãos tinhamos noção de que não poderia ser algo muito caro. Fomos criados acreditando que Papai Noel existia porém, devido a condição financeira dele, os nossos desejos tinham limites, por isso, o que era desejado sempre chegava. Acreditar na existência de Papai Noel fazia o meu Natal parecer mágico, colorido, cheio de sonhos. Nada de tristezas, só alegrias.

Quando eu tinha 11 anos descobri, por um acaso, todos os nossos presentes de Natal guardados dentro de um velho baú no canto da sala, onde eu e meus irmãos brincávamos de esconde-esconde. Naquele momento, todo o meu encanto caiu por terra: afinal o que seria aquilo. Será que Papai Noel havia antecipado sua chegada e nem tinhamos percebido? Levei um susto danado!!! Surpresa e cheia de curiosidade, chamei minha irmã mais velha. Mais que depressa ela disfarçou e disse: certamente ele se enganou de casa. Saí do local com uma pulga atrás da orelha, mas continuei a brincadeira. Na manhã do dia 25 eu constatei o que suspeitara: Papai Noel era só um sonho encantado, disfarçado de um velhinho que presenteava, para deixar o Natal ainda mais mágico. Desse dia em diante, decidi que Papai Noel jamais deixaria de existir para mim. Assim, meu Natal seria sempre alegre e colorido. Anos depois, eu me vi contando para o meu filho as lendárias estórias de Papai Noel. Aí eu percebi que, é assim que se perpetuam as estórias, as lendas, as crenças, por existir sempre alguem que acreditam nelas, passando de geração a geração. A minha decisão de continuar acreditando na existência do Bom Velhinho certamente fez por muito tempo, o Natal do meu filho tão mágico quanto o meu quando eu era criança.

É preciso acreditar, no amor, na magia, nos sonhos do Natal. Espero que este, seja para cada um de vocês um dia mágico, onde só o amor, a união e a esperança de dias melhores façam parte dessa ceia.

Feliz Natal!!!!

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Lasanha de frango com massa de pastel




Outro dia meu marido chegou com duas novidades: uma foi a carne de ave moída (indicação da minha cunhada que eu ainda não havia experimentado) e a outra foi a massa para pastel e LASANHA!!! As duas facilitaram bastante a preparação do meu prato no último fim de semana. Principalmente a massa, que além de super prática, é gostosa e macia. Vem em embalagem de um quilo, na largura do pirex e tem um super rendimento (um rolo dá para duas lasanha grandes) e o melhor de tudo: é bem mais barata que as massas especificas para lasanha.

Esse é um dos pratos prediletos do meu filho, por isso eu faço bastante aqui em casa. Então já viu né? eu tinha mais que vibrar com as novidades trazidas por meu marido. Principalmente porque nem sempre foi assim. Fazer lasanha para mim era sinônimo de estresse, muita massa desperdiçada, passada do tempo de cozimento, grudenta... enfim, quando eu colocava a lasanha no forno, já estava acabada de tanto me aborrecer com o preparo. Até que eu desisti de fazer lasanha com massa pré cozida e passei a usar as massas para cozimento direto no forno.

Por eu já ter passado tanto sufoco na beira do fogão, no preparo de lasanha, eu fiz questão de compartilhar essas novidades aqui. Espero que sejam uteis.

Massa

1 rolo de massa para pastel

Recheio
1k de peito de frango moído
3 dentes de alho picados
1 cebola picada
250g de polpa de tomate
500g de queijo mussarela
300g queijo prato
200g de queijo provolone
Quanto baste de cheiro verde (coentro,salsa,hortelã)
Quanto baste de pimenta do reino moída
Quanto baste de sal

Molho branco
1 litro de leite
1 colher (sopa) de cebola picada
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de queijo ralado
1 colher (sopa) de requeijão cremoso
200g de creme de leite
Quanto baste de noz moscada
Quanto baste de pimenta branca
Quanto baste de sal

Molho vermelho
500g de polpa de tomate
3 dentes de alho picado
2 cebolas cortadas aleatoriamente
4 tomates maduros cortados aleatoriamente
Quanto baste de salsa cortada grosseiramente
Quanto baste de manjericão 
Quanto baste de orégano

Preparo
Inicie pelo molho vermelho, colocando para refogar a cebola no azeite de oliva até levantar aroma. Acrescente os tomates e a salsa. Coloque água até cobrir os ingredientes, deixe cozinhando em fogo baixo e siga para o preparo do recheio. Refogue a cebola no óleo, adicione o alho, quando dourar, acrescente o frango e misture. Em seguida, coloque a polpa de tomate e envolva. Acrescente as ervas, a pimenta, o sal e conclua o cozimento. Reserve. Para fazer o molho branco, refogue a cebola na manteiga até dourar levemente. Acrescente a farinha, misture e deixe cozinhar uns 2min. Adicione o leite aos poucos, misturando energicamente, para não formar grumos, até encorpar. Adicione os outros ingredientes, desligue o fogo, verifique o sal e reserve. Nesse ponto, os tomates do molho vermelho já estarão bem cozidos. Desligue o fogo e triture tudo com um mixer ou processador. Passe por uma peneira, adicione o orégano, o manjericão, retfique o sal e reserve.

Montagem
Coloque uma quantidade generosa do molho vermelho em um pirex refratário. Corte um pedaço da massa, do tamanho do pirex e estendo sobre o molho. Cubra a massa com uma boa quantidade do molho branco, espalhe sobre ele um pouco do recheio e por cima distribua queijo mussarela. Salpique queijo ralado e estenda mais um pedaço da massa. Espalhe mais uma porção generosa do molho vermelho, depois o recheio e fatias de queijo provolone. Outra porção do recheio, molho branco e fatias do queijo prato. Repita essa operação até acabar os ingredientes. Finalize com o molho branco, coberto com o queijo mussarela e o parmesão ralado. Cubra o pirex com papel alumínio e leve ao forno a 180º até a massa ficar cozida. Retire o papel e deixe gratimnar. Retire do forno, deixe descansar um pouco e sirva em seguida.