sábado, 30 de novembro de 2013

bolo de limão com morango fatiado


Sou uma formiguinha, quando se trata de bolo; aliás, todos nós aqui em casa gostamos muito, seja no lanche, acompanhado com café, com sorvete, hummmmm!! Isso me inspira a brincar com as possibilidades de inovar, surpreender na hora de fazer um bolo. Esse surgiu a partir de alguns morangos super maduros na geladeira e uma vontade enorme de fazer um bolo simples, mas que saísse um pouco do trivial, para servir no café da manhã de domingo. Resultado: ficou uma delicia e bem interessante. Para completar minha elaboração, fiz uma calda de limão que caiu super bem, acompanhado de sorvete, um convite para o repeteco no lanche da tarde.   

Aqui em casa ele foi aprovadíssimo. Espero que vocês gostem também. 


Ingredientes
250g de açúcar
250g de manteiga
4 ovos
200ml de leite
330g de farinha de trigo
60ml de sumo de limão
Raspas de um limão
1 colher (sopa) rasa de fermento
200g de morangos

Preparo:
Higiene os morangos, corte-os em fatias e reserve. Unte e polvilhe uma forma de buraco no meio e reserve. Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Acrescente os ovos e bata bastante. Adicione a farinha de trigo e o leite, alternando entre um e outro, envolvendo delicadamente. Em seguida, adicione o sumo e as raspas de limão. Por último, acrescente o fermento e misture, sem bater. Pegue a forma reservada e coloque um pouco mais da metade da massa. Envolva os morangos reservados com farinha de trigo, espalhe várias fatias sobre a massa e cubra com a massa restante. Por fim, distribua os morangos restantes e leve ao forno pré-aquecido a 180º até dourar.







domingo, 24 de novembro de 2013

A estreia








No último sábado, 23/11, reuni a turma do prédio para uma gostosa aula de gastronomia.

O encontro foi dividido em três momentos: teórico, quando agradeci a presença de todas, contei um pouco da minha paixão pela gastronomia e fiz uma breve explanação sobre segurança alimentar; prático, quando elaborei um peixe de forno (a receita eu já postei aqui anteriormente) com a participação de todas. O momento final ficou por conta da degustação do peixe, acompanhado de uma saladinha de tomate com ervas que caiu no gosto da moçada, não só pelo sabor mas, principalmente, pela praticidade do preparo, já viu né?

A turma foi simpática, bastante participativa e alegre, tornando a tarde super divertida, o que facilitou em muito a minha dinâmica. Confesso que me surpreendi com o resultado, pois pela primeira vez estive no comando de um grupo para dar uma aula de gastronomia.

Meninas, vocês foram 1000!!!!

uma bancada improvisada, preparada com muito carinho


higienizando as ervas para fazer a marinada
picando as ervas
marinando o peixe
mãos à obra!!!
vai um pouco de azeite de oliva? 
uma aluna nota mil!!!
tudo prontinho, huuummmm :)
hora de relaxar...
hora de sorrir pelo resultado :)
prato vazio sobre a mesa é sinal de que foi bom!!!

domingo, 17 de novembro de 2013

Filé de peixe ao molho de ervas com maracujá

Quando eu comecei a preparar esse prato eu pensei: vou fazer logo o molho porque, se ficar gostoso, eu selo o peixe e sirvo com ele (com o molho). Mas, se não ficar bom, esse peixe vira moqueca na certa (seria um pretexto, já que gosto tanto de azeite de dendê?). Com o molho pronto, fui logo passando a provinha para os provadores oficiais da casa (marido e filho) que, depois de alguns ajustes, aprovaram minha elaboração. :)

Para finalizar, dei uma caprichada na apresentação do prato e o sucesso não poderia ter sido melhor.

Espero que gostem e lembrem-se: guardem as cascas dos maracujás para usar na hora de servir, fica um charme!!!




Ingredientes

para o peixe
1 kg de filé de pescada
2 dentes de alho amassados
1 limão
Quanto baste de azeite de oliva
Quanto baste de sal
Quanto baste de salsa picada


para o molho de ervas com maracujá

5 maracujás
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colher (sopa) generosa de manteiga
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de hortelã picada
1 colher de sopa de coentro picado
1 colher de sopa de cebolinha picada
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
250ml de leite
200g de creme de leite
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de cebola
1 colher (sopa) de requeijão cremoso
Quanto baste de queijo ralado
Quanto baste de pimenta branca
Quanto baste de noz moscada

Preparo
Faça uma marinada com o alho, a salsa, o sumo do limão, o sal, o azeite e Reserve. Corte os filés de peixe em dois ou três pedaços e besunte com a marinada. Deixe repousando na geladeira, enquanto prepara o molho. Retire a polpa dos maracujás e leve ao fogo baixo, juntamente com uma colher (sopa) de manteiga e o açúcar, até que solte as sementes. Coe e reserve. Refogue uma colher (sopa) de cebola no azeite de oliva e acrescente as ervas picadas, envolvendo bastante. Reserve. Faça um molho branco, refogando o restante da cebola na manteiga até dourar levemente. Acrescente a farinha de trigo e envolva com vigor. Adicione o leite, aos poucos, mexendo sempre até ficar um creme liso e homogêneo. Acrescente o creme de leite, o requeijão cremoso, o queijo parmesão e desligue o fogo. Tempere com a pimenta, a noz moscada e sal. Em seguida, misture as ervas salteadas e o sumo dos maracujás ao creme e reserve. Aqueça uma frigideira e sele o peixe (selar é uma forma de cozimento usada para manter os sucos naturais da carne deixando-a macia e suculenta. Consiste em dourar rapidamente em pouca gordura, numa temperatura bem quente, até criar uma crosta em todos os lados). Em seguida, distribua os filés em uma travessa e cubra com o molho reservado. Sirva em seguida

Dicas:
- se desejar acrescente outras ervas no molho, como alecrim, manjericão, tomilho
- o molho é uma ótima opção para servir sobre filé de frango
- para um bom resultado, na hora de selar a carne mantenha a chama do fogo alta,  para que a temperatura da gordura esteja sempre quente.




domingo, 3 de novembro de 2013

Antepasto de tomate concassé


Muitos termos gastronômicos eu vi pela primeira vez na faculdade. O tomate concassé foi um deles: é tomate sem pele, sem sementes, cortado em cubos. Exitem muitas maneiras de utilizar o tomate concassé.  Na versão apresentada pela minha professora na época da faculdade, continha apenas alho, orégano e azeite de oliva, além do tomate, é claro, que ela passou para ser utilizado como molho de pizza. Desde então, nunca mais ele saiu da minha cozinha. Além de molho, é um antepasto maravilhoso, vai muito bem como recheio, no sanduíche, na torrada...enfim, é um curinga pronto para nos tirar de muitos apuros. Além disso, colocado em potes de vidro devidamente esterilizados, é uma boa maneira de conservar o fruto na época da safra, quando eles estão mais baratos.   

Quando eu apresentei a minha versão do concassé aqui em casa, acrescentando outras ervas, meu filho levou para a casa de uma amiga que é vegetariana, e ela se apaixonou pelo tomate. É assim sempre: quem coloca esse tomatinho na boca, pede a receita. Isso me deixa feliz...eu fico motivada a compartilhar as peripécias que ando fazendo na minha cozinha.  

Aproveite e inove ao servir: na versão comida em copo, aqui apresentado em xícara, tão bonitinho!!!

Se joguem, porque a receita é boa!!!

(
Ingredientes
10 tomates
06 dentes de alho picados
1 colher de (sobremesa) orégano
1 colher de (sobremesa) manjericão desidratado
1 colher de sobremesa de salsa picada
Quanto baste de sal
Quanto baste de açúcar (se necessário)
Quanto baste de azeite de oliva

Preparo
Descasque os tomates, retire as sementes e corte-os em cubos pequenos. Reserve. Doure, levemente,  o alho no azeite e adicione os tomates reservados. Refogue rapidamente, sem deixar que os tomates se desmanchem. Tempere com as ervas, acrescente sal e cubra com azeite de oliva. Se necessário, acrescente açúcar para quebrar a acidez. Coloque em potes bem fechados, devidamente esterilizados e conserve sob refrigeração.

Dica
- ideal para comer com torradas, complementar molho para massas ou carnes,
- a quantidade das ervas poderá ser aumentada ou diminuída, a depender do gosto de cada um
- os tomates devem estar maduros, porém firmes, para que não se desmanchem tanto com o cozimento.
- para servir como antepasto, tire da geladeira alguns minutos anteres