segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Oficinas: uma boa pedida



Na última semana participei de duas oficinas na feira do Empreendedor, evento que aconteceu aqui em Salvador entre os dias 22 e 26 de outubro: Fotografia Digital para Iniciantes, na sexta-feira e Preparação de Cupcaks, no sábado, ambas foram bem bacanas.

Na oficina de fotografia, eu adquiri, através do instrutor Paulo, do Senac, alguns conhecimentos de fotografia, tais como: melhores equipamentos fotográficos, formas de armazenamentos, necessidade de backup, etc. além do melhor resolução, tamanho de imagem, sensibilidade adequada, dentre outras. Foi uma oficina super proveitosa para mim que comprei recentemente uma câmera e ando me metendo a fotografar as façanhas que apronto na cozinha para postar aqui.

Já na segunda oficina, eu recebi da instrutora Heloina, também do senac, várias dicas fofas e deliciosas de preparação e decoração de cupcaks. Foram preparados bolinhos na presença de todos e cada participante recebeu um, recheado com chocolate, para decorar a seu gosto, utilizando pasta americana e glacê. No final, os participantes levaram para casa o seu cupcake decorado, embalado em caixinha transparente, amarrado com laço de fita e tudo. Que fofo!!!

Assim que cheguei em casa, antes que algum aventureiro me roubasse a cena (o cupcake), fiz questão de registrar minha "obra", já utilizando algumas técnicas de fotografia passadas na oficina.

Em breve a cena aqui será o cupcake, com receita e tudo, porque é claro que eu vou colocar em prática o que aprendi nas oficinas!!!

Fica então a dica para quem gosta desse tipo de evento: fiquem atentos às oficinas ministradas pelo senac, não só na Feira do Empreendedor, como em tantos outros eventos que acontecem ao longo do ano aqui em Salvador. Acreditem, elas são muito boas.



domingo, 27 de outubro de 2013

Moqueca de bacalhau com banana da terra


  

Bacalhau nunca foi o meu peixe preferido porém, em se tratando de moqueca, já que eu sou louca por azeite de dendê, eu abri uma exceção: fiz a vontade do meu maridinho que, ao contrário de mim gosta muito do bacalhau, e preparei esse prato que aprendi no meu curso de cozinheiro no senac. 

O preparo desse peixe, tão apreciado no mundo inteiro, tem alguns passos bem peculiares que eu fiz questão de registrar, para não deixar dúvidas em quem for se aventurar na beira do fogão. No mais, é super simples e não foge à regra do preparo das nossas moquecas.

Vamos lá?

Ingredientes
1,500kg de bacalhau salgado
2 cebolas cortadas em rodelas
3 tomates cortados em rodelas
1 pimentão verde cortado em rodelas
200ml de leite de coco
1 limão
2 bananas da terra cozidas  
Quanto baste de coentro picado
Quanto baste de hortelã picada
Quanto baste de azeite de dendê

Preparo
Comece retirando a pele do bacalhau, antes mesmo de dessalgá-lo: com a ajuda de uma faca, faça uma ponta e puxe a pele com firmeza. Para retirar o sal, corte a carne em pedaços e leve ao fogo em panela com água até levantar fervura. Escorra a água e repita essa operação por cinco ou seis vezes. Reserve. Enquanto isso, corte as bananas ao maio, sem retirar as cascas,  e coloque para cozinhar em uma panela com água. Pegue o bacalhau reservado, separe a carne sem desfiar muito e retire todas as espinhas. Em uma frigideira espalhe parte dos temperos, formando uma cama e distribua o bacalhau desfiado sobre ela. Cubra com o restante dos temperos, regue azeite de dendê, leite de coco, sumo de limão e cozinhe em fogo baixo, até que fique um caldo encorpado. Se necessário, acrescente um pouco de caldo de peixe ou água (no meu foi água mesmo).Finalize com azeite de oliva, um pouco mais de coentro, hortelã e reserve. Descasque as banana, corte em diagonal´e envolva-as com a moqueca. 

retirando a pele
o segredo no dessalgue é não deixar ferver
 bananas maduras, porém firmes 

retirando as espinhas
carne desfiada


sábado, 19 de outubro de 2013

Torta de tapioca

Na semana passada foi aniversário do meu filho. E, ainda que ele não seja chegado a comemorar o seu aniversário, sempre faço um bolinho... um lanchinho... qualquer coisa, para não deixar passar em "brancas nuvens". Além disso, gosto de "rasgar seda" pra ele. É nosso (meu e do meu marido) orgulho.

Este ano optei por dois doces: um brigadeirão (a receita eu posto em breve), e essa torta de tapioca que é uma receita antiga da minha sogra, fazedora de bolo de mão cheia, cujo posto hoje, é assumido à altura por minha cuinhada Monica, que também faz um bolo de se comer só pelo cheiro que vem do forno. Minha sogra ainda dá os seus pitacos mas, hoje, quem pega mesmo na massa é Monica.

Mesmo que não tenha sido novidade, até porque ele viu todo o meu reboliço para as preparações, o lanche foi uma boa surpresa quando ele chegou do trabalho, principalmente por causa da torta que é das suas preferidas. Ele adorou!!!

Anota aí a receita, porque é dos Deuses!!!

Ingredientes

Massa
2 ½ xícaras de (chá) de açúcar
250g de manteiga
4 ovos
1 coco
200ml de leite de coco
3 xícaras de (chá) tapioca
1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de (sopa) fermento

Cobertura 
1 pote de doce de leite

Preparo
Descasque o coco, corte em tiras bem fininha e liquidifique juntamente com o leite de coco. Reserve. Bata o açúcar com a manteiga até formar um creme branco. Acrescente os ovos, a tapioca,  o coco reservado e bata até ficar uma massa homogênea. Adicione a farinha de trigo, juntamente com o fermento e misture. Coloque em forma untada e polvilhada e asse em forno pre-aquecido a 180º até dourar. Espere esfriar um pouco e desenforme. Espalhe doce de leite sobre a torta e decore como preferir.









domingo, 13 de outubro de 2013

Batata em conserva


Batata é mesmo de uma versatilidade...pensando nisso, eu conto até cem, buscando todas as possibilidades de aproveitá-la, antes de descartar. Foi assim que surgiu essa conserva. Tinha acabado de fazer um pão, quando verifiquei que haviam sobrado algumas batatas cozidas. Precisava fazer alguma coisa com ela; estão caras demais para serem descartadas assim, de graça!!!

Coloquei as batatas em uma vasilha, peguei alguns condimentos, ervas...tudo que eu achei possível de combinar, e transformei as minhas batatas nessa deliciosa conserva, fácil de fazer e bem saudável. É um curinga para ter na geladeira. Vai bem como acompanhamento, recheio ou complemento. Abuse da criatividade!!!

Espero que gostem!!


Ingredientes
3 batatas inglesas descascadas e cozidas
1/4 de xícara (chá) de vinagre
2 colheres de (chá) orégano
1 colher de (chá) pimenta calabresa
2 colheres de (chá) de manjericão desidratado
2 colher (chá) de salsa bem picada
Quanto baste de azeite de oliva extra virgem
Quanto baste de sal

Preparo
Corte as batatas de modo aleatório e reserve. Faça uma marinada com os condimentos, as ervas o vinagre e um pouco de azeite de oliva. Regue as batatas com esse molho e misture delicadamente. Adicione sal e envolva mais um pouco. Transfira para um frasco esterilizado e complete com azeite. Guarde em geladeira e use quando necessário.

Dicas:
. ideal para petisco
. substitua as ervas, se desejar
. quando quente serve para acompanhar carnes brancas e vermelhas e quando fria é excelente para complementar saladas.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Strudel




A palavra é Alemã, a sobremesa é tradicional da Austria, e a Turquia entra na disputa por sua origem. Assim é conhecido o strudel. Confusão nada incomum levando em consideração a semelhança dos fatos, quando se trata de disputar a origem de muitos pratos pelo mundo a fora. A discussão requer algumas horas de pesquisa.

No momento, tudo que sei é que o strudel é um pastelão enrolado como um rocambole, recheado com maçã, nozes e uva passas, cuja elaboração requer um cuidado super especial, devido à espessura da massa, que deve ser bem fininha e crocante (preparem os braços na hora de abrir) e o equilíbrio na mistura dos ingredientes do recheio, principalmente na adição da canela. Porém, todo trabalho vale o resultado, pelo sabor, beleza e requinte desse doce.

A receita é do livro Técnicas de Confeitaria Profissional, de Mariana Sebess, porém, apesar de constar a gramatura de itens como sal, canela, etc. eu coloquei ao meu gosto, sem muita preocupação com as quantidades constantes da receita.

Aqui em casa ele foi saboreado puro e também com sorvete, principalmente por meu marido, que aproveitou a combinação e tratou logo de comprar um pote para degustar o strudel com sua sobremesa preferida: sorvete.

Vamos à receita!!!

Ingredientes

Massa
250g de farinha de trigo
30g de manteiga sem sal derretida
1 ovo
02g de sal
Quanto baste de água morna

Recheio
1kg de maçã
120g de açúcar
100g de nozes picadas
50g de uva passas sem sementes
Quanto baste de suco de limão
100g de manteiga sem sal derretida
02g de canela em pó
30g de farinha de rosca ou biscoitos secos
Quanto baste de açúcar de confeiteiro

Preparo
Peneire a farinha, adicione o sal, o ovo levemente batido, a manteiga derretida e misture.  Acrescente a água aos poucos, até ficar uma massa grudenta. Transfira para uma bancada enfarinhada e sove bem a massa até ficar lisa e homogênea, sem grudar nas mãos. Envolvida em filme pvc, coloque para descansar por 1 a 2 horas em um lugar quentinho, que pode ser o micro-ondas (desligado). Enquanto isso, prepare o recheio. Descasque as maçãs, corte em fatias finas, coloque em uma tigela e polvilhe com açúcar. Acrescente a canela, o suco do limão, as passas e misture. Adicione as nozes e por último a manteiga derretida. Misture bem e reserve. Volte a massa para a bancada e abra-a com um rolo até ficar bem fininha (no livro diz que é para colocar sobre um pano e abrir com as mãos, esticando do centro para fora até obter a espessura desejada, porém eu abri com o rolo mesmo). Em seguida, polvilhe a farinha de rosca, espalhe o recheio e enrole como um rocambole, tendo o cuidado de dobrar as extremidades para que o recheio não vaze durante o cozimento. Espalhe açúcar de confeiteiro e leve ao forno sobre uma assadeira untada e forrada com papel manteiga, a 180º até dourar. Retire do forno e polvilhe novamente com açúcar de confeiteiro.