sábado, 24 de agosto de 2013

Torta de limão com cobertura de chocolate

Mesmo de molho, tentando driblar uma gripe que insiste em me pegar, passei por aqui para postar a receita da torta que fiz para o Dia dos Pais.

A intenção era partir a torta só no domingo, na hora do lanche, mas quem disse que aguentamos esperar? Eu, meu marido e meu filho, a começar por mim que sou louca por bolo, não resistimos e comemos no sábado mesmo, assim que acabei de montar.

Espero que gostem!!!


Ingredientes

Bolo
400g de açúcar
400g de manteiga
6 ovos
300ml de leite
500g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
80ml de sumo de limão
Raspas de 2 limões

Recheio
1 lata de leite condensado
2 ovos
50g de coco ralado
1 colher (sopa)  de manteiga

Cobertura
3 colheres (sopa) de chocolate
1 1/2 xícara de leite
3 colheres (sopa) de leite em pó
1/2 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga

Preparo
Bata o açúcar com a manteiga até formar um creme branco. Acrescente os ovos, um a um e continue batendo até ficar uma massa lisa. Em seguida, acrescente a farinha, alternando com o leite, e envolva delicadamente. Quando acabar o leite, adicione o sumo de limão e misture. Por fim, acrescente o fermento e envolva de maneira delicada. Transfira a massa para uma forma untada e polvilhada, e asse em forno preaquecido a 180º até dourar.

Enquanto o bolo assa, prepare o recheio. Coloque todos os ingredientes em uma panela, exceto o coco ralado e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até soltar do fundo da panela. Quando estiver perto de sair do fogo, acrescente o coco e misture. Reserve.

Deixe o bolo esfriando ainda na forma, e parta para o preparo da cobertura. Dissolva o chocolate e o leite em pó no leite líquido e junte o restante dos ingredientes. Cozinhe tudo em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar bastante.

Desenforme o bolo e, quando estiver totalmente frio, divida-o ao meio, no sentido horizontal. Molhe a metade com uma calda (aqui eu usei uma xícara de açúcar, caramelizado com duas de água e sumo de meio limão) espalhe o recheio e cubra com a outra metade. Molhe com o restante da calda e derrame a cobertura, espalhando com uma espátula até que cubra toda a torta.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Moqueca de camarão com batatas assadas


Sempre gosto de dar uma caprichada no cardápio do fim de semana aqui em casa, ainda mais quando se trata de alguma comemoração, como nesse domingo, Dia dos Pais. Optei por um prato rápido, porém ao gosto do dono da festa, afinal, o dia era merecidamente dele, pelo marido e pai maravilhoso que é. Assim eu fiz: moqueca de camarão com batata assada, acompanhada de arroz branco e farofa de manteiga. Para o lanche da tarde, uma torta de limão (prometo postar a receita assim que der) com recheio de coco e cobertura de chocolate. Tudo simples, mas feito com um carinho enorme, para agradar o meu amor :)

Fiz a torta, no sábado e, para não ter que ficar o domingo todo na beira do fogão, limpei os camarões e coloquei-os em uma marinada, também na véspera.

Agora vamos à receita, anotem aí!!

Moqueca
Ingredientes
1 k de camarão
1 tomate grande e maduro cortado em rodelas
1 cebola cortada em rodelas
1 pimentão pequeno cortado em rodelas
2 dentes de alho
200 ml de leite de coco
Quanto baste de azeite de dendê
Quanto baste de coentro  picado
Quanto baste de cebolinha picada
Quanto baste de hortelã picada
Quanto baste de pimenta branca
Quanto baste de azeite de oliva

Preparo
Limpe os camarões e tempere-os com alho, sal, azeite de oliva e limão. Em uma frigideira, esquente um pouco de azeite de dendê, acrescente os camarões, e deixe refogar até começar a ficar rosado. Desligue o fogo, escorra os camarões e reserve. Em uma frigideira á parte, faça uma cama com a cebola, o tomate e o pimentão, regue azeite de dendê, leite de coco (um pouco de cada) e deixe no fogo até começar a cozinhar os temperos (se necessário, acrescente um pouco de caldo de camarão ou de peixe). Em seguida, adicione os camarões, o sumo de limão e conclua o cozimento (aproximadamente três minutos) Finalize com coentro, cebolinha e hortelã. Verifique o sal, regue azeite de oliva e desligue o fogo.

Batatas assadas
Ingredientes
3 batatas inglesas grandes cortadas em rodelas
Quanto baste de sal
Quanto baste de azeite de oliva

Preparo
Cozinhe as batatas por 2 minutos, em água fervente e sal. Escorra, transfira para uma assadeira, envolva no azeite de oliva e leve ao forno para assar até dourar.

Coloque a moqueca em uma travessa e sirva juntamente com as batatas assadas