quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Bolo de banana com canela

Banana é uma fruta simples, acho até que muita gente a considera pouco saborosa. Porém, não se pode duvidar do seu valor nutricional, pela presença do potássio, das fibras e das vitamina A e C. Não é à toa que logo cedo, ainda bebê, é uma das primeiras frutas a ser incluída em nosso cardápio; quem não se lembra da da famosa papinha de banana!!.

A minha fase de bebê passou... sem comentários!!! Hoje não tem quem me faça comer uma papinha de banana e também não sou chegada a vitaminas, mas gosto de quase tudo que é feito com essa fruta, dos doces então... sejam em rodelas ou em pasta... huuuuummmm, já fiquei com água na boca!! Além disso me fez lembrar minha infância e adolescência, quando minha mãe fazia um desses doces... saudades...!!

Gosto também do sabor que a banana agrega aos pratos salgados...aos quiches e tortas...purê de banana...por vai. Assim, com os bolos não poderia ser diferente, gosto demais!!! Para completar, banana lembra canela, a quem eu me rendo pelo seu sabor e aroma e, para o meu paladar, é uma combinação perfeita!!

Essa receita é só uma adaptação das que eu já tenho. Acrescentei apenas as bananas com açúcar e canela no fundo da forma. Pode ser adaptado a qualquer receita de bolo.

A foto não ficou muito boa (problemas técnicos!!!), mas dá para ter uma ideia de como ficou.

está a receita para quem quiser fazer e saborear.


Ingredientes

4 ovos

250gr de manteiga

200ml de leite

3 xícaras de farinha de trigo

2 ½ xícaras de açúcar

6 bananas da prata

1 colher de sobremesa de canela em pó

1 colher de sobremesa de fermento

Quanto baste de canela e açúcar para envolver as bananas


Preparo

Corte a banana no sentido do comprimento, passe no açúcar com canela e reserve. Unte a forma com manteiga, polvilhe com farinha de trigo e espalhe a banana reservada, cobrindo todo o fundo da forma e inicie o preparo do bolo.

Bata o açúcar com a manteiga até formar um creme branco. Adicione os ovos, um a um, sem parar de bater. Desligue a batedeira e acrescente a canela, a farinha de trigo, alternando com o leite, e misture até ficar uma massa bem lisinha, porém consistente. Derrame a massa sobre as bananas e leve ao forno pré-aquecido a 180º até dourar.


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Lombo de porco com abacaxi


Essa receita eu aprendi no curso de culinária de forno que tomei no SENAC. Achei o prato interessante e saí indicando a quem me pedia sugestão para o cardápio da ceia de Natal. Conclusão: acabou fazendo parte também da mesa de Natal da casa de minha mãe e da minha sogra. E, como a sugestão foi minha...sabia cada passo do preparo....arrumação do prato...acabei preparando eu mesma para as duas.

Por mais que a receita seja impecável (quem gosta de cozinhar entende o que digo), eu sempre gosto de dar meu toque, aproveito essa alquimia que as panelas nos permitem e busco fazer meus experimentos também. Na casa de minha mãe não deixei o bacon cru, preferi frita-lo (descartei o excesso de óleo que se desprendeu dele) e não triturei os temperos, como sugere a receita, apenas piquei. Já na casa da minha sogra, como sugestão da minha cunhada Mônica, coloquei pedaços de abacaxi no lugar do bacon e também não triturei os temperos. Outra coisa legal, é que em ambas as receitas utilizei abacaxi in natura, cozido em uma calda de açúcar e água. No final as duas receitas ficaram ótimas.

A foto é o da casa da minha sogra, cuja arrumação do prato ficou a cargo da minha cunhada, outra alquimista!!! Não perdeu a oportunidade e deu seu toque: acrescentando algumas ameixas ao molho que desprendeu do cozimento, o que rendeu uma farofa deliciosa!!!

Quem está em dúvida do que fazer para a ceia de ano novo...!!

Aproveitem, comer carne de porco na virada do ano traz sorte para o ano que se inicia!!



Ingredientes

2 kg (aproximadamente) de lombo de porco

150gr de bacon

1 lata de abacaxi em fatias

1 cebola grande cortada em quatro

2 colheres (sopa) de salsa picada

2 colheres (sopa) de de cebolinha picada

1 dente de alho amassado

Quanto baste de talos de alecrim

Quanto baste de sal

Quanto baste de pimenta branca

Quanto baste de vinho do porto seco

Quanto baste de azeite de oliva

Preparo

Abra o lombo como se fosse um grande bife e tempere com sal, pimenta branca, molho inglês, vinho do porto seco, azeite de oliva e reserve. Prepare uma pasta, moendo o bacon, juntamente com pontas (se tiver) do lombo, salsa, cebola, alho, cebolinha e espalhe sobre a manta da carne. Enrole como um rocambole (prenda as pontas com palitos para churrasco), regue azeite de oliva, metade da calda do abacaxi, espalhe por cima alguns talos de alecrim e leve ao forno (180ºC) para assar em forma untada até ficar macia e dourada.