terça-feira, 30 de agosto de 2011

Sal temperado


Quem me passou a receita desse sal foi um instrutor de cozinha do senac, onde fiz meu estágio de gastronomia. Desde então, nunca mais fiquei sem ele em minha dispensa. Dei apenas uma pequena modificada na forma de fazê-lo porque, em minha opinião, ficou mais prático.

Uso-o para temperar praticamente tudo: frango, peixes, feijão, etc., substituindo o sal simples por ele, realçando ainda mais o sabor das minhas receitas. Já estou tão acostumada com esse sal, que antes de terminar um pote, trato logo de preparar outro.

Quando eu faço filé de frango grelhado, por exemplo, salpico esse salzinho nos dois lados, rego um pouco de azeite de oliva e está pronto para grelhar, facilitando bastante minha vida na cozinha. O restante fica por conta do molho, caso eu queira colocar algum por cima.

Ah! Eu uso o sal marinho mas tanto faz, pode ser feito com iodado mesmo.

Anotem aí!

Ingredientes
½ kg de sal (marinho ou iodado)
1 cabeça de alho
50 gramas de pimenta do reino em grão
Quanto baste de salsa
Quanto baste de folhas de hortelã

Preparo
Misture bem todos os ingredientes e coloque no forno, em temperatura alta, até começar a levantar aroma (mexa de vez em quando). Retire do forno, espere esfriar um pouco e passe no processador. Coloque em potes bem fechados e conserve fora da geladeira.


Dicas:

  • ótimo para marinar carnes com vinho: passe o sal temperado por toda a carne (na quantidade necessária de um sal comum), regue azeite de oliva, cubra com o vinho, coloque em vasilha ou saco plástico bem fechado, e deixe na geladeira até o dia seguinte;
  • assim como todo sal, o sal temperado deve ser usado moderadamente. Além disso, seus ingredientes realçam o sabor, porém não substituem quaisquer outros que compõem a receita.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Será que todo mundo passa por isso?

O detergente que eu uso é ótimo, mas o rótulo...

Ele chega do mercado todo certinho, mas depois de algumas lavadas fica assim (ainda no início do uso):

E por fim fica assim, para acabar com meu estresse – Sinceramente, como já disseram por aí: se não fosse comigo eu ria...

Talvez, para muitas pessoas, os questionamentos que faço aqui possam parecer patéticos; Para mim, no entanto, estão longe disso. Quando estou lavando os meus pratos e panelas, fico sempre questionando por que os rótulos dos detergentes para lavar louças se desfazem com tanta facilidade...

O processo é o seguinte: chego em casa e coloco o produto todo bonitinho na pia. No primeiro dia lavo copos, pratos, talheres.... tudo ótimo. No segundo dia, a rotina se repete, claro! Novamente os copos, os pratos, etc. Aí, em um determinado momento, inicia-se o processo da mudança do rótulo: aqueles de plástico começam a folgar, dando início a um sobe e desce do rótulo no tubo da embalagem, escorregando nas mãos e tornando desconfortável o uso do produto, dificultando bastante o meu trabalho. Até que, por fim, se descolam por completo da embalagem. Já os confeccionados com papel, na minha opinião os piores, se desmancham muito rapidamente, deixando a embalagem com uma aparência horrível!! Os pedaços começam a grudar nas mãos, utensílios,bancada... Isso quando não caem no ralo da pia: situação que necessita de cuidados dobrados, pois os papeis podem se acumular no ralo, acabando por entupi-lo. Em ambos os casos, as embalagens do meus detergentes acabam sempre da mesma forma: sem o rótulo, pois, a essa altura, já estressada com a falta de entendimento entre nós dois, decido dar um fim ao que sobrou dele, arrancando-o por completo. Procuro não deixar qualquer resíduo de cola, por que aí vem um outro risco: o de acidente, pois já danifiquei um prato porque a cola do rótulo grudou em minha mão e, para tentar desgrudar, sacudi a mão e o detergente caiu dentro da pia, quebrando a borda do meu prato.

Como eu passo por isso constantemente, porque o que não me falta é prato na pia para lavar... rs Me pergunto sempre: será que só pode ser assim!? Por que não colocar as informações na própria embalagem, abolindo de uma vez por todas esses rótulos horríveis? Afinal, os detergentes para lavar louças estão em contato com água o tempo todo. Pouco entendo de marketing, mas será que é interessante para esses fabricantes que seu produto termine sem o rótulo, parte fundamental aos olhos do consumidor, onde estão especificados seus componentes, slogan... suas qualidades!!? Na minha opinião, o rótulo deve começar e terminar com a embalagem de um produto, assim como é ele quem leva um consumidor a começar, deixar ou nunca usá-lo. Pois quem já não se interessou por um produto, simplesmente porque o viu na bancada da pia, lavabo da casa de uma amiga, de um hotel...? Será que esse produto, visto sem o rótulo, na casa da amiga, despertará a curiosidade em relação às suas características, da mesma forma que despertaria se estiver com o rótulo? É bom pensar sobre isso.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Omelete com aveia

Hoje acordei com a cabeça voltada para a sobra de um ensopado de frango que tinha na geladeira: minha intenção era reutilizá-lo. Porém não tinha a mínima ideia do que fazer. Aí lembrei de uma receita de omelete com aveia que a nutricionista de meu filho havia colocado em sua lista de dieta. Não deu outra: substitui o atum, como consta em sua receita, por meu frango, e tratei de colocar a mão na massa.... o tempo urge rs.rs.!!!!

É bem fácil de fazer, rápida e nutritiva. Sem falar na delícia!!!

Ah!! na receita indica dividir a massa em duas porções grandes e fritar na frigideira, porém optei por dividir em três e fazer em uma omeleteira redondinha ótima que eu tenho (qualquer dia apresento aqui) e deu tudo certo rs.rs.

Anota aí!!

Ingredientes

3 ovos

1 xícara de sobra de frango desfiado

2 colheres de (sopa) de aveia flocos finos

2 colheres de sopa de leite

Quanto baste de cebola picada

Quanto baste de salsa

Quanto baste de cebolinha

Quanto baste de tomate picado

Quanto baste de pimentão picado

Quanto baste de sal

Quanto baste de orégano

Queijo ralado

Quanto baste de sal

Preparo

Bata os ovos no liquidificador (primeiro as claras e depois acrescente as gemas) até ficar homogêneo e depois transfira-os para uma tigela. Acrescente a aveia, o leite, o frango, a cebola, a salsa, a cebolinha, o tomate, o pimentão e o sal, se necessário - nesse caso aqui o frango já contem sal - e misture sem bater. Unte a omeleteira e coloque uma porção da massa e frite dos dois lados. Finalize com queijo ralado e orégano. Repita o processo até terminar os ingredientes.

Dicas:

  • como opção, sirva acompanhado de arroz com lentilha e salada de folhosos com tomate e lascas de provolone.


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ensopado de peixe com quiabo





Quando eu penso em quiabo, o primeiro prato que me vem à cabeça é o nosso famoso caruru, que eu adoro!!! Depois, penso em um cortadinho de quiabo com abobora que minha mãe fazia e que eu passei a fazer desde que casei. Mas há dias que venho pensando em colocá-lo no peixe. Aí veio a dúvida: será que ficaria bom? Será que meus degustadores - marido e filho – aprovariam? rs.rs. O meu prazer em cozinhar é tanto, que a minha felicidade em agradar a quem come supera e compensa qualquer trabalho que dá o preparo de um prato, embora eu saiba que não se pode agradar sempre. Por isso fui adiando.... resistindo.... até que não deu mais: a vontade e a coragem em arriscar se gostariam ou não falaram mais alto, e fiz. Sem pensar em nada, simplesmente fiz: do meu jeito. Quando a panela estava no fogo meu marido passou, olhou.... e eu pensei: será que está aprovando? Mas logo depois veio a resposta ao meu pensamento: – “esse peixe está cheirando!!! A cara está ótima!!!”, ele disse. Restava agora a aprovação de meu filho.

Precisei sair. Quando voltei meu filho já havia saído.... eu e meu marido almoçamos, tendo aprovado o sabor do peixe: estava mesmo muito gostoso. Só à noite, quando meu filho chegou, fiquei sabendo se ele tinha gostado ou não. Mal entrou em casa e foi logo dizendo: “mãe, vou tomar um banho, dá para você ir colocando minha janta? Ia comer alguma coisa na rua mas preferi comer seu peixe, porque está uma delicia!!!” Mas, para sua frustração, o peixe já havia acabado. Detalhe: fui eu que comi o restante do peixe rs.rs.

Ingredientes
600gr de filé de peixe (pode ser em posta)
01 dz de quiabos cortados em três ou quatro partes
1 cebola cortada em rodelas
1 tomate cortado em rodelas
2 dentes de alho bem picados
1 limão
½ de xícara de (chá) de polpa de tomate
Quanto baste de azeite de oliva
Quanto baste de coentro
Quanto baste de salsa
Quanto baste de pimenta do reino branca

Preparo

Preparo

Leve ao fogo uma panela com água e sal (coloque pouca água e se for preciso colocar mais, faça-o aos poucos), coloque os quiabos para cozinhar sem no entanto deixá-los cozidos totalmente, e reserve juntamente com a água do cozimento. Enquanto isso, tempere o peixe com alho, sal e pimenta. Logo após, forre o fundo de uma frigideira com parte do tomate e da cebola, regando com um pouco da polpa de tomate, e espalhe o peixe por cima. Cubra com o restante da cebola e do tomate, espalhe mais um pouco da polpa, coloque o sumo do limão, salpique um pouco das ervas e leve para cozinhar em fogo baixo, regando de vez em quando com o caldo do cozimento dos quiabos. Quando estiver quase cozido acrescente os quiabos reservados, juntamente com o restante do liquido. Acerte o sal e a pimenta, e conclua o cozimento. Finalize com coentro e salsa. Desligue o fogo, regue azeite de oliva e sirva em seguida.


Dicas:
  • como sugestão, sirva acompanhado de feijão preto ou fradinho, arroz e um mix de folhas (alface, rúcula, acelga.....)
  • se preferir um molho ainda mais encorpado, acrescente mais polpa de tomate

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pernil de porco ao molho de vinho e azeitonas

Na semana passada, fiz questão de acompanhar meu filho à consulta com sua nutricionista, Dra. Aline Assmar; Eu precisava esclarecer algumas dúvidas. A inclusão da carne de porco em seu cardápio era uma delas: eu poderia incluí-la em sua dieta? Atribuindo o fato de ser uma carne, além de saborosa, saudável e de baixa caloria, quis saber por que algumas pessoas resistem tanto em consumi-la. Quem está fazendo dieta então, normalmente passa longe da carne suína. Ela ouviu todos os meus questionamentos, que não foram poucos rs.., e, com muita simpatia, gentilmente esclareceu atribuindo o fato de talvez haver a associação do porco, um animal robusto, à gordura propriamente dita. No andamento da conversa ela passou vários esclarecimentos, como valores nutricionais, as partes ou cortes menos calóricos – o lombo, o pernil e a paleta que, segundo Aline, sem a gordura externa tem em torno de 3 a 5% de gordura por 100g – bem como as mudanças ocorridas na forma de criação dessa carne; informações que contribuíram ainda mais para que ela continue fazendo parte do nosso cardápio diário. Agradeci a Aline pelos esclarecimentos e saí feliz do consultório!!! Seria o almoço do meu marido no dia dos pais!!!.

Para o nosso paladar (eu, meu marido e meu filho) o pernil é a parte mais saborosa e é ótimo que esteja entre as menos calóricas!!! Sempre fiz da forma tradicional: cozida, depois assada, regada com o molho do cozimento, etc. deixando-a muito gostosa. Mas dessa vez achei que seria interessante colocar um molho diferente e a combinação ficou maravilhosa!!!


Anota aí a receita!!

Ingredientes para o pernil

1 ½ de pernil de porco

300ml de vinho branco seco

2 dentes de alho bem picados

1 cebola bem picada

3 colheres de sopa de óleo

½ pimentão pequeno

3 colheres de sopa de polpa de tomate

Quanto baste de salsa

Quanto baste de coentro

Quanto baste de hortelã

Quanto baste de pimenta do reino

Quanto baste de sal

Ingredientes para o molho de vinho

½ cebola bem picada

2 colheres de sopa de azeite de oliva

½ xícara de vinho branco seco

½ xícara de azeitonas pretas picadas

Caldo do cozimento do pernil

Quanto baste de salsa

Quanto baste de sal

Preparo

Limpe o pernil e tempere com sal, pimenta, um dente de alho, a metade da cebola, uma xícara de vinho, e deixe marinando na geladeira de um dia para o outro. Para o cozimento, refogue a outra metade da cebola e o alho em óleo quente e doure levemente. Acrescente o pimentão, a polpa de tomate e encorpore a carne marinada. Refogue mais um pouco, acrescente água e cozinhe até a carne ficar macia. Finalize com coentro, salsa e hortelã picados. Separe a carne do liquido, coloque em um refratário com um pouco de óleo e leve ao forno para assar; Reserve o caldo do cozimento para utilizar na preparação do molho.

Em uma panela à parte, refogue a cebola no azeite até dourar. Acrescente o vinho, deixe evaporar o álcool e encorpore o caldo reservado (se necessário, coloque um pouco de água) e deixe ferver até dar uma reduzida no caldo. Retire do fogo e passe na peneira. Coloque o restante dos ingredientes, exceto a salsa, volte ao fogo e deixe ferver mais um pouco até tomar gosto e finalize com a salsa. Enquanto o pernil estiver no forno, de vez em quando, regue-o com esse molho para não ressecar, deixando um pouco para colocar no final: cinco minutos antes de retirar do forno. Sirva em seguida.

Dicas:

  • depois de pronto deverá ficar 500ml de molho

  • se preferir um molho mais encorpado, depois de passar pela peneira e voltar ao fogo, coloque um pouco de farinha de trigo (aproximadamente 1 colher de sopa), mexendo sempre para não embolar.

  • Deixe para colocar o sal no molho no final do cozimento, pois o caldo da carne já contem sal e as azeitonas também.


domingo, 14 de agosto de 2011

Bolo surpresa com maçã e passas


Eu criei esse receita de bolo para colocar no cardápio do meu café – o Moema – quando estava funcionando. Já fiz com vários sabores de fruta mas ainda não tinha testado com maçã.
Sem a menor ideia de como fazer para dar mais sabor à fruta que, para o meu paladar é um pouco leve de gosto, e deixar o doce com uma tonalidade que harmonizasse com a minha massa, fui acrescentando os ingredientes que, na minha opinião, fizeram a diferença. E finalmente meu marido teve um bolinho simples, mas com um toque especial, para o seu café da manhã do Dia dos Pais.
Meus degustadores oficiais – marido e filho - aprovaram mas fizeram algumas críticas: o bolo foi pequeno e deveria ter mais recheio!! rsrs.
-->
Anotem a receita!!!
Ingredientes do bolo
270gr de manteiga
250gr de açúcar
4 ovos
330gr de farinha de trigo
1/3 de xícara (chá) de sumo de limão
200ml de leite
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 maçã cortada em fatias não muito finas
Canela para polvilhar as fatias de maçã

Ingredientes do doce de maçã
1 xícara de (chá) de açúcar
1 xícara de (chá) água
3 maçãs vermelhas descascadas e cortadas em cubos
4 cravos da índia (opcional)
½ xícara de (chá) de passas
1/3 de xícara (chá) de sumo de limão
Quanto baste de canela em pó
Preparo
Faça primeiro o doce, colocando em uma panela o açúcar, a água, os cubos de maçã e os cravos para cozinhar em fogo baixo. Quando começar a formar uma calda leve retire os cravos, acrescente a canela e continue o cozimento, mexendo de vez em quando para não queimar. Quando estiver quase pronto, incorpore o sumo do limão, as passas e misture. O doce estará pronto quando formar uma calda caramelizada. Deixe esfriando e inicie o preparo do bolo.
Bata o açúcar com a manteiga até formar um creme branco. Acrescente os ovos um a um, e bata por aproximadamente 5 minutos (quanto mais bater, melhor ficará a massa). Desligue a batedeira e, misturando manualmente, acrescente a farinha de trigo, o sumo do limão, o leite e por último o fermento. Unte uma forma com manteiga, polvilhe açúcar, cubra com farinha de trigo, espalhe a maçã e polvilhe canela em pó. Espalhe sobre as maçãs a maior parte da massa (90%) e distribua, cuidadosamente, o doce reservado. Cubra com o restante da massa e asse em forno pré aquecido a 180º, por aproximadamente 35min ou até o teste do palito.
Dicas
  • se preferir um doce com o sabor mais azedo, acrescente mais limão
  • não utilize o doce quente, pois poderá solar o bolo
  • ótimo para servir acompanhado com sorvete e calda de caramelo




sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Lasanha de berinjela com peito de peru e ricota

Quando se trata de lasanha de berinjela, a impressão que as pessoas que nunca experimentaram esse prato têm, é de que seja sem graça ou pouco saboroso. Mero engano!! Digo isso por experiência própria, pois quando experimentei pela primeira vez, muito timidamente coloquei um pedacinho, dei a primeira garfada e fiz: hum... até que não é ruim, e dei a segunda garfada, já com outro gosto. A partir da terceira, já tinha me rendido ao sabor dessa lasanha que surpreende até aqueles não muito chegados aos vegetais....legumes....folhosos. Meu filho que o diga!!! Sempre que eu faço essa lasanha, é só elogios. Fico feliz!!!

Rapidinha de fazer, light(embora nessa eu tenha colocado um pouquinho de mussarela, apenas na cobertura, para deixar o gratinado com uma aparência mais bonita), a lasanha de berinjela, como qualquer lasanha, é um prato cheio para aguçar a criatividade.

Segue aí a minha receita. Espero que gostem!!

Ingredientes

2 berinjelas

½ cebola picada

50ml de azeite de oliva

2 tomates maduros sem pele e picados

200gr de polpa de tomate

150gr de ricota picada

150gr de peito de peru defumado picado

100gr de queijo mussarela

Quanto baste de salsa picada

Quanto baste de manjericão

Quanto baste de orégano

Quanto baste de sal

Preparo

Para fazer o molho, esquente duas colheres de sopa de azeite de oliva na panela e refogue a cebola até dourar. Acrescente os tomates, refogue mais um pouco e incorpore a polpa de tomate. Coloque sal, um pouco de água e cozinhe em fogo médio, até que forme um molho encorpado. Finalize com salsa picada, manjericão e reserve. Fatie as berinjelas bem fininhas, no sentido do comprimento e deixe descansando em água e sal por quinze minutos. Retire da água e esprema as fatias, tendo o cuidado de não deixar quebrar demais, e reserve. Espalhe um pouco do molho no fundo de um refratário, regue o restante do azeite de oliva e monte a lasanha: fatias de berinjela, molho, ricota, peito de peru e orégano. Repita esse procedimento, até que terminem os ingredientes. Finalize com uma mistura de ricota e queijo mussarela, polvilhado com queijo ralado, orégano e leve ao forno por 30 minutos, ou até que as berinjelas estejam macias.

Dicas:

  • embora eu tenha utilizado as berinjelas com a casca, se preferir, descasque-as

  • outra opção, para que a berinjela fique ainda mais macia, principalmente se utilizá-la com a casca, é cozinhar as fatias em água fervente por 5 minutos




quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O simples que faz a diferença

Sem querer fazer qualquer tipo de propaganda, achei que seria legal postar essa dica e compartilhar com outras pessoas a diferença que faz usar um bom prendedor de roupas, que muitas vezes achamos tão insignificante...

Pois bem: já uso esses prendedores há algum tempo, mas na época que eu os adquiri, não tinha a mínima ideia da sua qualidade. Quando passei a usá-los, logo percebi que tinha dado a maior bobeira, pois só havia comprado apenas uma dúzia. Resultado: levei um tempão procurando por eles e nada de achar. Finalmente, ontem os encontrei em uma lojinha na Avenida Sete, dessas que vendem utilidades para o lar – as famosas R$1,99!! rs. rs.

Na minha opinião, várias coisas fazem a diferença nesse tipo de prendedor: é todo em plástico; sem arames ou metais, materiais que normalmente enferrujam e se quebram facilmente; ou madeira que, além de deixá-lo com uma aparência horrível com o tempo, muitas vezes acabam manchando as roupas. Sem contar que é todo de encaixar, o que faz com que tenha uma maior durabilidade. Além disso, é bem baratinho!!! Custa R$2,50

As fotos não ficaram muito boas, mas acho que dá para ter uma ideia de como é o prendedor.






domingo, 7 de agosto de 2011

Torta de peixe com creme de aveia

Essa torta criou polêmica aqui em casa. Pois, embora meus degustadores – marido e filho – tenham gostado bastante, acharam que ficou um prato leve demais e reclamaram de fome o tempo todo rs.rs.. Eu hem!! Um fazendo dieta, o outro gosta de tudo leve....light.... alimento saudável.... nutritivo.... então porque reclamar? Três horas depois faz um lanchinho não é?

Achando que não iam me dar ponto, arrisquei na pergunta: - gostaram? Responderam que sim: - é levinha, mas é gostosa. Então vale a pena postar, conclui. Afinal, o resultado foi positivo... atingi meu objetivo, e isso é o mais importante para mim.

Espero que vocês gostem também.

Ingredientes

1kg de filé de peixe (aqui usei merluza)

1 cebola picada

1 tomate picado

1 dente de alho

1 limão

½ lata de milho verde

½ xícara de aveia em flocos

3 batatas grandes cozidas

2 colheres de sopa de manteiga

½ xícara de leite

Qb de queijo parmesão ralado

Qb de salsa

Qb de hortelã

Qb de pimenta branca

Qb de sal

Qb de azeite de oliva

Preparo

Tempere o filé com sal, pimenta, alho, um pouco de salsa, hortelã e reserve. Esquente a frigideira, coloque um pouco de azeite de oliva e refogue a cebola até dourar. Acrescente o tomate e refogue mais um pouco. Coloque o peixe, regue suco de limão, acrescente um pouco de líquido – aqui utilizei um caldo de camarão que eu mesma fiz - e deixe cozinhar, finalizando com salsa e hortelã, tendo o cuidado de deixar uma boa quantidade de caldo, para fazer o creme. Com o auxilio de uma escumadeira, separe o peixe do molho, desfie-o, coloque em um refratário e reserve.

Com o molho do cozimento do peixe - se necessário acrescente mais caldo - faça o creme. Coloque a aveia aos poucos, mexendo sempre até concluir o cozimento, que deve ficar levemente espesso. Acrescente o milho verde, finalize com salsa e espalhe sobre o peixe reservado.

Passe as batatas pelo espremedor e faça um purê, juntamente com a manteiga, o leite e o sal. Espalhe sobre o creme, salpique queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

Dicas:

.sirva acompanhado com feijão fradinho, salada verde ou mista

.se preferir substitua o peixe, por frango ou carne.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Panqueca de frango com passas e requeijão cremoso

A massa dessa panqueca me acompanha desde que casei, quando iniciei minha vida na beira do fogão, rs. rs. Claro que no inicio perdi muita massa: não acertava virar os discos na frigideira.... embolava tudo... um horror!!! rs.rs. Mas, depois que peguei a manha... aí ficou fácil e gostoso de fazer.

Uma boa massa de panqueca é importante, mas o recheio e o molho são complementos fundamentais para deixá-la irresistível. Nessa aqui, coloquei frango e passas no recheio. E o molho, bem... esse surgiu porque um amigo do meu filho trouxe de presente para mim, do Canadá, uma garrafa de xarope de maple. Para retribuir a gentileza, achei interessante convidá-lo para almoçar e preparei uma receita utilizando o xarope. Depois que o maple acabou, passei a fazer o molho com glicose de milho ou calda de caramelo e o efeito também ficou ótimo.

Experimentem!!

Ingredientes da massa

3 ovos

1 ½ xícara de (chá) leite

1 xícara de (chá) farinha de trigo

Qb de sal

Preparo

Bata tudo no liquidificador, por aproximadamente 3 minutos ou até que a massa fique homogênea. Aqueça uma frigideira untada com óleo e, usando uma concha, coloque porções da massa espalhando uniformemente, até cobrir todo o fundo da frigideira. Frite um lado, até que as bordas comecem a se soltar da frigideira. Nessa hora, com o auxilio de uma espátula, vire para fritar o outro lado. Repita a operação até terminar toda a massa.

Ingredientes do recheio

1 peito de frango pequeno

1/3 de xícara de chá de passas

2 dentes de alho picados

1 cebola picada

½ pimentão pequeno picado

½ copo de requeijão cremoso

3 colheres de (sopa) de polpa de tomate

Qb de salsa picada

Qb de hortelã picada

Qb de pimenta branca

Qb de sal

Qb de vinagre para marinar

Óleo para refogar

Preparo

Tempere o frango com o pimentão, parte do alho, da cebola, a pimenta, o sal e um pouco de vinagre. Em uma panela esquente o óleo e doure o restante da cebola, juntamente com o outro dente de alho. Acrescente o frango e deixe cozinhar até ficar macio e com o mínimo de caldo possível. Em seguida, retire os ossos e desfie o frango o mais fino possível. conservando-o dentro do próprio tempero do cozimento. Acrescente a polpa de tomate, a salsa e o hortelã e, se necessário, acerte o sal e a pimenta. Desligue o fogo, coloque o requeijão e misture. Espalhe porções do recheio em cada panqueca, enrole como um charuto, ou como preferir, e coloque em um refratário coberto com o molho, salpique queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

Ingredientes do molho

1 cebola picada

2 colheres de sopa de manteiga

1/3 de xícara de chá de glicose de milho ou calda de caramelo

2 tomates sem pele, sem sementes e bem picados

500gr de polpa de tomate

200gr de creme de leite

Qb de queijo ralado

Qb de salsa picada

Qb de sal

Preparo

Refogue a cebola na manteiga, até ficar dourada. Acrescente os tomates, depois a glicose e a polpa de tomate. Coloque água e deixe cozinhar até os tomates se desfazerem. Desligue o fogo, salpique a salsa, acrescente o creme de leite e misture. O molho ficará com uma tonalidade rosada e levemente adocicado.

Dicas:

. se desejar um recheio ainda mais cremoso, acrescente uma colher de sobremesa de farinha de trigo dissolvida em um pouco de água, antes de colocar o queijo

. coloque porção da massa em uma colher, se cair lentamente estará pronta, para uma panqueca perfeita.

. asse os discos sempre em fogo baixo,





segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Salada Light

Um prato leve, na segunda-feira, é tudo de bom para compensar os excessos do final de semana não é não? Estou falando por mim, rs.rs. que usei e abusei nesse domingo no casamento da minha sobrinha, que por sinal estava linda!!! E comi de tudo que me apareceu pela frente, muitos doces, salgados, queijos e outras coisitas mais, rs.rs..

Nem lembrei do meu estômago, tadinho.... anda precisando de cuidados ultimamente, mas vamos lá: nada como o dia seguinte, para compensar a extravagância do dia anterior rs.rs..... E essa saladinha é uma dessas compensações: leve, saudável e muito gostosa.

Saí misturando tudo que tinha na geladeira, só coisa leve, claro!! E deu essa maravilha de salada. E pode apostar: é um prato completo.


Ingredientes

2 rabanetes

½ cenoura crua

½ pimentão verde

½ pimentão amarelo

2 tomates

½ cebola

200gr de queijo mussarela

2 bifes de frango grelhados

½ lata de milho verde

02 ovos cozidos

Quanto baste de azeite de oliva

Quanto baste de vinagre

Quanto baste de salsa bem picadinha

Quanto baste de sal

Quanto baste de pimenta branca

½ xícara de iogurte natural semidesnatado


Preparo

Corte ao meio, no sentido do comprimento, o rabanete, a cenoura, os pimentões, os tomates, a cebola e fatie tudo o mais fino possível. Corte em tiras, o queijo, os bifes de frango e os ovos. Coloque tudo em um recipiente, acrescente o milho verde e a salsa. À parte, faça o molho, misturando o iogurte, o azeite, o vinagre, o sal e uma pitada de pimenta branca. Derrame sobre a salada e misture bem, até incorporar todo o molho. Conserve na geladeira até a hora de servir.

Dicas:

.outra opção é incorporar ao molho um pouco de manjericão picado

.utilize sobras de frango grelhado