sábado, 26 de março de 2011

Diga: sim, eu evito o desperdício

Se tem uma coisa que gosto na cozinha, é de aproveitar as sobras. Fico realmente feliz quando evito o desperdicio, aproveitando a sobra do frango, do macarrão, do arroz, das cascas dos legumes, sei lá.... de tudo, ou quase tudo. Vou juntando, juntando e lá pelo fim da semana vejo o que guardei e transformo em recheios, bolinhos..., e o que minha imaginação alcançar. Aí vai uma receita que fiz com sobra de macarrão e frango.

BOLINHO DE MACARRÃO COM FRANGO

Ingredientes
2 xicaras de sobra de macarrão cozido
1 xicara de sobra de frango
2 colheres de (sopa) queijo ralado
Quanto baste de coentro, salsa, cebola
Sal, se necessário
Farinha de trigo suficiente para enrolar
Oleo para fritar

Modo de preparo
Coloque no processador o macarrão, o frango, o queijo ralado e os temperos. Transfira para uma tigela e vá acrescentando a farinha de trigo, aos poucos, até o ponto de enrolar. Forme bolinhos e frite em óleo bem quente.

Dicas:
- os ingredientes podem ser substituidos: macarrão por arroz, frango por peixe ...;
- frite os bolinhos em panela funda, em pequenas porções e com óelo suficiente para cobri-l0s
- passe um pouco de óleo na palma das mãos, na hora de enrolar os bolinhos, se não grudar, está no ponto.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Oi gente!!

Faz tempo que ando querendo fazer yakisoba aqui em casa. Aprendi um pouco a fazer quando estava com o meu Moema Café. Andei procurando a receita original na internet mas, pelo que percebi, não existe um prato feito de forma unica, com ingredientes fixos, e sim elaborado de forma diversificada e com ingredientes ao gosto de quem faz. Em algumas receitas coloca-se aji-no-moto, em outras não, na maioria coloca-se pimentões, porém existem aquelas que não tem. Sem contar, o molho para yakisoba, esse então na maioria pede-se para usar o pronto. Então, resolvi unir uma receita à outra e fiz uma do meu jeito, porém respeitando a forma de fazer e utilizando os ingredientes que dispunha em casa e ficou super gostoso. Pelo menos meus degustadores profissionais, rs.rs.rs., meu filho e meu marido, disseram que ficou uma delicia!! O legal do yakisoba é que tem tudo que é necessário para compor um prato: proteina, vegetal, carboidrato. Além disso, é rápido e muito gostoso.

Peguem a receita.

YAKISOBA
Ingredientes do prato
500gr de macarrão para yakisoba
150 gr de carne de frango
150 de carne bovina
1 maço de brocolis
1 cenoura
1 cebola
1/2 repolho

Ingredietes do Molho
1/2 cebola ralada
500 ml de agua fria
2 colheres de sopa de amido de milho
5 gramas de gengibre
1 vidro de shoyu
1 colher de sopa de óleo de gergelim
1 colher de café de aji-no-moto
4 colheres de sopa de molho inglês
Sal, se necessário

Modo de Preparo
Corte as carnes em tiras, tempere com molho ingles, shoyu, pimenta e reserve, separadamente. Corte os vegetais em tiras e reserve, também, separadamente. Afervente o brocolis, escorra e reserve. Para preparar o molho, esquente o oleo em uma frigideira e refogue a cebola. Acrescente o gengibre ralado e refogue mais um pouco. Coloque o shoyu, o molho inglês e deixe ferver. Dissolva o amido de milho nos 500ml de água e misture ao molho, mexendo sempre até engrossar. Acrescente o aji-no-moto e retire do fogo. Coe e reserve. Cozinhe o macarrão em agua fervente por 3 min, escorra e reserve. Esquente o óleo na frigideira, frite a carne bovina, depois o frango, acrescente a cebola, deixe refogar um pouco e coloque os vegetais, um de cada vez. Deixe cozinhar um pouco. Coloque o macarrão, acrescente o molho, regue um pouco do óleo de gergelim, aji-no-moto e mexa cuidadosamente. Verifique o sal e sirva quente.

Dicas:
- os vegetais podem ser substituidos ou acrescidos (acelga, couve-flor, pimentão verde, vermelho, amarelo, etc.).
- o molho deve ficar levimente cremoso
- experimente antes de colocar sal, pois o molho inglês já é salgado